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Papai Noel dos correios

Maioria das cartinhas foi adotada

publicado: 09/12/2024 09h12, última modificação: 09/12/2024 09h12
Nesta reta final para o Natal, dos oito mil pedidos enviados à empresa, 75% já foram atendidos no estado
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Interessados em atender às solicitações das crianças têm até o próximo dia 13 para se mobilizar | Fotos: Carlos Rodrigo

por Anderson Lima*

Esperando encontrar corações dispostos a transformar desejos em realidade neste Natal, milhares de crianças expressam seus sonhos em papel na tradicional campanha Papai Noel dos Correios, que, há 35 anos, realiza sonhos desses pequenos. Cada carta é um pedido carregado de emoção e, em sua maioria, de simplicidade.

Das oito mil cartinhas entregues na Paraíba, neste ano, 75% já foram adotadas. Para quem ainda pretende adotar um desses pedidos, o prazo termina na sexta-feira (13). O presente poderá ser entregue até o dia 18 e precisa ser enviado aos Correios com o código da carta afixado, para ser distribuído.

Realizar o sonho de uma criança é mais do que presentear. É nutrir a esperança e contribuir para um futuro melhor
- Jackson Silva Henrique

Segundo o superintendente estadual dos Correios, Jackson Silva Henrique, não há um tempo certo para que os presentes sejam entregues, mas o objetivo é que seja breve. Jackson destaca, ainda, que, por lidar com crianças, os pedidos passam dos mais inusitados aos mais comuns.

Bonecas, bicicletas, carrinhos de controle remoto, camisas de time de futebol, material escolar, roupas para o Natal e para o Ano Novo, ventiladores, cestas básicas são os itens que chegam com mais frequência. “Eu já me deparei com pedido de emprego para o pai, isso mexe muito com quem está lendo”, frisa o superintendente.

Neste ano, Jackson relata que o pedido que mais comoveu os funcionários dos Correios foi de uma criança que pediu uma prótese ocular para o seu pai que, por algum motivo, perdeu o seu olho. O superintendente declarou que o pedido foi atendido. Para ele, esse é um momento de aprendizado com as crianças, e os presentes acabam se tornando detalhes.

Como funcionária que atua nos bastidores da campanha, lidando com a organização e doação das cartinhas, Anne Raquel Folgaça, analista da empresa, conta que é difícil não se sensibilizar e querer participar ativamente. Por isso, além de ajudar na operacionalização da campanha, ela adota algumas cartinhas e faz questão de envolver outras pessoas nessa corrente de solidariedade.

Anne se mobiliza com a sua família e amigos, divulga nos grupos das redes sociais e tenta engajar o máximo de pessoas possível. “É uma oportunidade incrível de exercermos a solidariedade e de levarmos um pouco de carinho a essas crianças”.

Funcionária dos Correios desde 2011, ao longo do tempo, ela já se deparou com desejos que a tocaram profundamente. Em determinada ocasião, ela já viu pedidos de uma criança que queria apenas um bolo de chocolate, que é algo simples, mas que carrega um significado enorme. “São momentos que transcendem o escopo da campanha e reforçam o impacto que ela tem na vida de todos, inclusive na nossa”.

Para Jackson, cada edição da campanha traz uma experiência nova, tanto para as crianças quanto para todos os funcionários dos Correios. “É um momento em que nos deparamos de forma mais profunda com a realidade do outro, especialmente a de uma criança”.

A imaginação infantil, os sonhos e até mesmo vislumbres do futuro são traduzidos em palavras simples dentro de uma cartinha. Isso, para ele, é emocionante. “Realizar o sonho de uma criança é mais do que presentear. É nutrir a esperança e contribuir para um futuro melhor, pois nosso futuro está nas mãos dessas crianças”.

Saiba Mais
Para quem tem vontade de adotar uma cartinha, basta solicitar o pedido em uma unidade dos Correios ou por meio do site blog.noel.correios.com.br. As empresas têm a oportunidade de participar da campanha Papai Noel dos Correios de forma coletiva, promovendo a solidariedade entre seus colaboradores. Para isso, é possível adotar várias cartas de uma só vez. O processo é simples: basta entrar em contato com a empresa, presencialmente ou por meio do site blog.noel.correios.com.br.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de dezembro de 2024.