O Complexo Rodoviário Ponte do Futuro prevê a construção de duas pontes que ligarão as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. As obras tiveram início no km 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo, e a previsão é de que a ponte seja totalmente concluída no final de 2026. O projeto está orçado em R$ 465,5 milhões, e é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB).
Segundo um dos engenheiros responsáveis pela obra, José Gonzaga, que atua a serviço da construtora A. Gaspar S.A., contratada para execução dos serviços, após as etapas de realização dos estudos, projetos técnicos e licença ambiental, agora está sendo feita a fase de mobilização. “Estamos implantando o canteiro de obras, que vai dar apoio à construção da ponte, estamos mobilizando o apoio náutico, balsa e rebocador. Já mobilizamos a parte de guindaste, a máquina que vai fazer as estacas, estaca escavada, que vai dar sustentação à ponte, também já chegou. A gente está nessa parte de mobilização”, explicou.
O engenheiro acrescentou que outros equipamentos também estão sendo reunidos para dar suporte ao início das obras. “Mobilizamos os equipamentos de terraplanagem também, como compactador motoniveladora, caçamba e já começaram a chegar usina de concreto e caminhão betoneira”, afirma. Ainda segundo o engenheiro, essa etapa de mobilização deve ser concluída em breve. “O canteiro já está com 85% pronto, essa parte de mobilização dos equipamentos está em torno de 80% também, e acredito que, nos próximos 20 dias, a gente já comece, efetivamente, a trabalhar nas estacas de sustentação da ponte”, ressalta.
Finalizada essa etapa, José Gonzaga explica que será iniciada de fato a fase de infraestrutura. “A obra é dividida em três partes, a infra, a meso e a superestrutura. Terminando a infraestrutura, que é a parte das estacas, vai para a superestrutura, que são as travessas, longarina, laje. Quando liberar a próxima etapa, a gente vai começar a terraplanagem do lado de Santa Rita e vamos fazer um canteiro de obras lá também”, destaca.
Sobre a obra
A primeira ponte terá 2 km de extensão, ligando a BR-230 até a BR-101 Norte, com pista de 7,2 m de largura, pista de passeio com 3,3m de largura, ciclovia de 2,5m de largura e acostamento de 2,5m de largura, além de um mirante de onde será possível ver o pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo. Ela passará por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e da Ilha Stuart até a PB-011, antes do acesso ao Forte Velho, ainda em Santa Rita.
Já a segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena, tendo ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros de extensão. O complexo também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação da PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500m.
Finalidade
Um dos principais objetivos da obra é desafogar a BR-230, que corta a cidade por, aproximadamente, 40km, desde o Porto de Cabedelo até as saídas para Recife, Natal e Campina Grande e, consequentemente, todo o interior do estado. Por dia, mais de 60 mil veículos trafegam no trecho, entre eles caminhões de carga que entram e saem do porto, segundo informações do DER-PB.
A implantação da Ponte do Futuro vai desviar esse tráfego de caminhões pesados com origem ou destino ao Porto de Cabedelo, que, em 2024, atingiu recorde de movimentações, com 1,5 milhão de toneladas.
Com a finalização da obra, todo esse fluxo ocorrerá pela Ponte do Futuro, que permitirá que se chegue à rodovia BR-101 com muito mais rapidez e, a partir dela, os motoristas podem tomar diversos destinos. Além do projeto da ponte, existem outros investimentos planejados para a melhora da logística do ancoradouro. Entre eles está o projeto de resgate e revitalização da ferrovia de Cajazeiras a Cabedelo, que conta com articulações do presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Cassiano Pereira, para que seja efetivado.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de fevereiro de 2025.