Notícias

Patos

Sistema Zona Azul iniciará a partir de 1o de dezembro

publicado: 07/11/2025 08h36, última modificação: 07/11/2025 08h38

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTrans) anunciou que a Zona Azul — sistema de estacionamento rotativo pago no Centro da cidade — começará a operar no dia 1º de dezembro. A informação foi confirmada pelo superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurindo, em entrevista concedida ontem.

Como parte da novidade, será adotado o aplicativo Zona Azul Digital Patos, já disponível para download nas plataformas Play Store e App Store. A ferramenta vai permitir que o motorista realize o pagamento do estacionamento de forma prática e rápida, direto pelo celular.

Segundo Laurindo, o usuário não precisará criar cadastro. “Basta baixar, informar a placa do veículo e selecionar o tempo de permanência. Não é necessário realizar cadastro prévio”, explicou.

A STTrans informou que os trabalhos de orientação e conscientização junto à população ocorrem há cerca de dois meses. A autarquia também está concluindo a sinalização vertical e horizontal das vagas destinadas ao estacionamento rotativo.

Durante a operação, 23 agentes atuarão diariamente no Centro da cidade para auxiliar os motoristas. Quem preferir não utilizar o aplicativo poderá fazer o pagamento diretamente com os agentes.

Apesar do avanço na implementação, o superintendente reforça que a cobrança ainda não começou. “Estamos nessa fase de adaptação para que a população possa se familiarizar com o aplicativo e com o funcionamento do sistema. A cobrança efetiva começa no dia 1º de dezembro”, destacou.

Com a volta do estacionamento rotativo, a expectativa é melhorar a fluidez do tráfego e facilitar o acesso às áreas de maior movimento no Centro.

O sistema da Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h às 13h. A tarifa será de R$ 2 por hora, podendo ser adquirida pelo aplicativo ou com os agentes credenciados. E tem como objetivo democratizar o estacionamento, garantindo a rotatividade de vagas e facilitando o acesso ao comércio local. “Além de promover a mobilidade e a organização do trânsito, o sistema também gera emprego, renda e segurança para a população”, concluiu Elucinaldo Laurindo.

Através deste link, acesse para baixar o aplicativo Zona Azul Digital Patos

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 7 de novembro de 2025.