Notícias

Jornalismo em debate

Primeiro Campina Comunica começa hoje

publicado: 07/11/2025 08h36, última modificação: 07/11/2025 08h36

por Maria Beatriz Oliveira*

Criado a partir de uma iniciativa de jornalistas de Campina Grande, o primeiro encontro Campina Comunica começa hoje, no prédio do Mundo Plaza Mall. O evento nasce com o propósito de fortalecer a cena local da comunicação e reunirá profissionais das mais diversas áreas da comunicação — como jornalismo impresso, rádio, telejornalismo, fotografia, assessoria de imprensa e o meio acadêmico —, que vão ministrar palestras e compartilhar experiências, além de debater perspectivas para o futuro da profissão em Campina. Empresários, empreendedores e pesquisadores também participarão do diálogo coletivo sobre os desafios contemporâneos da área.

Com início marcado para as 19h, o evento é gratuito, porém as vagas já estão esgotadas. Estima-se que o encontro reunirá um público de 250 pessoas. A programação segue até amanhã.

Com o tema “Os desafios do jornalismo campinense: da tradição à inovação”, o Campina Comunica propõe valorizar a trajetória do jornalismo na Rainha da Borborema e promover uma reflexão sobre os desafios atuais da profissão, abordando assuntos como ética no ambiente digital, influência da inteligência artificial, novos modelos de negócios e as transformações trazidas pelas multiplataformas.

 “No primeiro dia, teremos uma discussão sobre a história do jornalismo campinense com o professor Rômulo Azevedo, seguida de um diálogo sobre inteligência artificial e os impactos dessa tecnologia no cotidiano do jornalista. O professor Fernando Firmino também participará com uma exposição sobre os 30 anos do jornalismo digital. Para encerrar a primeira noite, o jornalista Carlos Siqueira abordará o tema da ética no jornalismo, um dos maiores desafios da atualidade diante da precarização da profissão”, detalhou Luanna Farias, uma das idealizadoras do evento.

No segundo dia do Campina Comunica, o debate continua com a participação de especialistas como a professora Verônica Oliveira e dos jornalistas Márcio Rangel, Carla Borba e Skarllety Fernandes. “O processo de construção da programação buscou contemplar todos os veículos e segmentos. É um evento apartidário e independente, sem vinculação a meios de comunicação específicos ou funções exercidas pelos jornalistas. Nosso objetivo é discutir o jornalismo e a comunicação profissional, reunindo profissionais de todas as idades e áreas de atuação”, destacou Mateus Araújo, um dos organizadores.

Homenagens

Além da ampla programação de painéis temáticos e debates sobre o fazer comunicação em Campina Grande, o Campina Comunica também prestará homenagem a 18 profissionais que se destacam na área, entre eles a repórter do jornal A União, Samantha Pimentel.

“Há muitos nomes em Campina que merecem reconhecimento pelo trabalho notório que realizam. Para as homenagens, utilizamos critérios como longevidade na profissão e destaque profissional, chegando a nove categorias, com dois indicados em cada uma delas”, explicou Mateus.

“Samantha recebeu recentemente o prêmio estadual Comenda Acadêmico Mário Tourinho de Imprensa por seu trabalho, além de ser filha do jornalista Apolinário Pimentel, que construiu toda sua carreira no jornalismo impresso. Ela carrega uma trajetória sólida e é, sem dúvida, merecedora dessa homenagem”, acrescentou Luanna.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 7 de novembro de 2025.