“Quando Empreender é Libertador”, do jornalista Marcos Thomaz, foi premiada na categoria jornalismo em áudio

Tabajara recebe prêmio de jornalismo

publicado: 10/09/2022 00h00, última modificação: 12/09/2022 09h45
RADIO TABAJARA-F-ORTILO ANTONIO (103).JPG

A reportagem “Quando Empreender é Libertador” será reprisada segunda-feira (12), durante a programação da Rádio Tabajara - Foto: Foto: Ortilo Antônio

tags: rádio tabajara , JORNALISMO , JORNALISMO EM AÚDIO

A Rádio Tabajara venceu uma categoria da etapa estadual do 9º Prêmio de Jornalismo do Sebrae. A reportagem “Quando Empreender é Libertador (Pioneirismo, inovação e geração de renda nos presídios paraibanos)”, produzida pelo jornalista Marcos Thomaz, com colaboração de João Lira, foi premiada na categoria jornalismo em áudio.

Série especial

A reportagem destaca o projeto de Ressocialização Castelo de Bonecas, desenvolvido dentro da penitenciária feminina Júlia Maranhão, em João Pessoa. Também aborda o trabalho realizado pelo “Hortas para a liberdade”, implantado em presídios pelo interior do estado.

A matéria trata sobre o sucesso dos projetos, todos os detalhes dos trabalhos desenvolvidos pelas reeducandas e reeducandos, os depoimentos dos que participam dessas atividades. Traz ainda relatos dos motivos que levaram essas pessoas para a criminalidade, além das perspectivas que possuem a partir dessas possibilidades de construírem novas histórias após cumprirem suas penas.

Para Marcos Thomaz, a premiação foi uma enorme satisfação para ele e sua equipe. “Eu idealizei, produzi e fiz a reportagem, mas foi um produto coletivo, um compartilhamento constante com toda a equipe, a partir dos desdobramentos que a ideia inicial ia tendo até a edição esmerada que foi feita”, comentou.

A ideia, segundo ele, ocorreu quando houve uma tragédia com um reeducando que trabalhou na EPC. “Foi um assassinato. Então, eu quis conhecer e trazer a realidade dessas pessoas invisibilizadas, que têm direito a um recomeço na sociedade. Visitei unidades prisionais e, dessas visitas, nasceu uma série de reportagens, contando a história de cada um dos entrevistados. Dessa série, nasceu a reportagem premiada, com a adaptação da parte do empreendedorismo”, explicou Marcos Thomaz.

O prêmio

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é um concurso jornalístico realizado para incentivar profissionais da imprensa. As matérias são divididas nas categorias texto, áudio, vídeo e foto, para contemplar todos os formatos de conteúdo jornalísticos e as classificações são em três etapas, sendo estadual, regional e nacional.

Com o tema “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”, a 9ª edição do concurso premia as melhores notícias veiculadas em canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

Etapas regional e nacional

Materiais classificados na primeira colocação das categorias: produção de texto, áudio e vídeo, seguirão para a disputa das etapas regional e nacional. Conforme o regulamento, o resultado da etapa nacional com os vencedores de cada categoria será realizado no mês de dezembro em data ainda a ser definida.

A matéria “Quando Empreender é Libertador (Pioneirismo, inovação e geração de renda nos presídios paraibanos)” será reexibida na próxima segunda-feira (12) durante a grade de programação jornalística da Rádio Tabajara.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de setembro de 2022.