Patrimônio

Theatro Santa Roza será revitalizado

publicado: 10/08/2023 08h59, última modificação: 10/08/2023 08h59
Licitação acontece dia 17 e obra, que será realizada pela Suplan, está prevista para iniciar neste segundo semestre
2023.08.09_teatro santa roza © roberto guedes (2).jpg

O projeto prevê a realização de melhorias em diversas áreas do teatro, que contará com modernos sistemas de alarmes de prevenção e combate a incêndio - Foto: Roberto Guedes

O Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), vai fazer a manutenção e revitalização do Theatro Santa Roza. O local é um dos mais antigos teatros do Brasil e um dos monumentos mais antigos da Paraíba, espaço de difusão cultural e artística no Estado, que ao longo de seus mais de 130 anos de existência, tem sido palco de diversos eventos, peças e apresentações.

Segundo o edital de Tomada de Preços n° 050/2023, publicado no dia primeiro deste mês, referente à obra, a licitação acontece próximo dia 17 e estima-se que serão investidos R$ 2 milhões 893 mil para a manutenção das áreas. A obra está prevista para iniciar neste segundo semestre de 2023.

O projeto prevê a realização de melhorias em diversas áreas do teatro. Alguns dos serviços que serão realizados incluem revestimentos internos e externos de tetos e paredes, pinturas, instalação de novos pisos, recuperação de áreas deterioradas, pavimentação externa, impermeabilização, substituição de louças e metais, além das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas.

Além disso, o teatro contará com modernos sistemas de alarmes de prevenção e combate a incêndio, garantindo a segurança de todos os frequentadores do local. “É mais uma obra desafiadora de resgate do nosso patrimônio histórico que será realizada pela nossa equipe da Suplan”, destacou a engenheira Simone Guimarães, superintendente da Suplan.

A revitalização do Theatro Santa Roza é um marco importante para a cultura e a arte no Estado da Paraíba. Com essa obra, o governo demonstra o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e a valorização da cultura local. Essa iniciativa certamente contribuirá para enriquecer a vida cultural da região e proporcionar ao público momentos únicos de arte e entretenimento.

História

Inaugurado em 3 de novembro de 1889, o Theatro Santa Roza recebeu o sobrenome do então presidente da Paraíba, Francisco da Gama Roza. A sua construção foi oficialmente iniciada em 2 de agosto de 1852, através da Lei Provincial Nº 549, durante o governo de Francisco Teixeira de Sá.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de agosto de 2023.