Trânsito fica congestionado após mudanças na Lagoa

publicado: 26/01/2016 11h52, última modificação: 26/01/2016 11h52
MUDANÇA TRÂNSITO LAGOA - ( Foto Edson Matos )   (72).jpg

Trânsito engarrafado e muitas dúvidas dos transeuntes e motoristas que passaram pelo Parque Solon de Lucena - Foto: Edson Matos

tags: trânsito , congestionamento , lagoa

Rodrigo Rodrigues - Especial para A União

Trânsito engarrafado, pedestres dividindo as ruas com carros e muitas dúvidas dos transeuntes e motoristas que passaram pelo Parque Solon de Lucena (Lagoa) no primeiro dia útil após o fechamento do anel interno no último sábado (23). Todo o fluxo dos automóveis e coletivos que passavam pelo anel interno foi transferido para a Rua Almirante Barroso.

Como a parte interna do parque ainda está interditada, os pedestres estão dividindo as novas faixas com os ônibus. Flagrantes de usuários passando entre os ônibus e utilizando o canteiro central que divide as faixas dos carros particulares dos coletivos foram comuns na manhã de ontem na Lagoa.

“Eu vim do outro lado da Getúlio, a faixa lá está apagada, tive que passar entre os carros e os ônibus, a calçada não existe do lado da Lagoa porque ainda está em obras”, disse um usuário atrasado para o trabalho por conta do engarrafamento. “Eu não achei bom o que fizeram aqui, ficou ruim pra gente que anda a pé, vou ter que ficar passando entre os carros?”, comentou outro cidadão indignado com a situação. Os dois não quiseram se identificar.

Após a quinta plataforma, próximo à Rua Almirante Barroso, cones foram colocados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) para que os pedestres possam transitar naquele trecho.

Sobre a questão da ausência de faixa no final da Getúlio Vargas e de uma calçada para quem desce na quinta plataforma, o diretor de Planejamento da Semob-JP, Adalberto Araújo, explicou: “Existe um cruzamento ao lado da lanchonete onde tem a faixa de pedestre, o cidadão terá que se deslocar até lá para poder atravessar a avenida com segurança, as pessoas não devem atravessar no meio dos carros.

Essa grade que existe aqui no meio (referindo-se as grades que separaram as plataformas de embarque e desembarque) se não tivesse essas correntes nem as grades, estavam todos passando por aqui, a faixa de pedestre está só um pouco à frente. Todos precisam entender que vamos andar um pouco mais, porém estamos atravessando as ruas com segurança”.

Adalberto explicou ainda que todo o transtorno nas imediações da Lagoa é normal pela própria mudança. “Isso é normal, há muita dúvida ainda por parte de todos, então muita gente para pra perguntar e isso engarrafa o trânsito. Toda mudança tem esse período de adaptação, no mínimo uma semana a 15 dias para que a normalidade se restabeleça”, finalizou.

Trânsito engarrafado e muitas dúvidas dos transeuntes e motoristas que passaram pelo Parque Solon de LucenaAprovação popular
Apesar de toda a confusão causada pelas alterações no trânsito no local, a maioria da população aprovou as mudanças. Muitos compreendem que todo o transtorno faz parte do período de adaptação e que tanto as novas paradas e toda a reforma da Lagoa trarão benefícios para todos.

“Ainda não dá pra gente avaliar porque está muito recente a mudança. Eu acho que vai ficar bom, vai melhorar o fluxo dos ônibus, deixando a viagem da gente mais rápida. Para o trânsito voltar ao normal mesmo é só questão de dias”, comentou Mônica das Neves, inspetora escolar.

“Eu cheguei aqui faz pouco tempo, mas acredito que o trânsito irá ficar normal ainda esta semana, porque no momento o pessoal ainda está pouco orientado e com a nova faixa que eles fizeram só para os ônibus eu creio que o trânsito vai melhorar. Esse é primeiro dia e o trânsito ainda está confuso, acho que daqui pra quarta-feira ele já estará normalizado”, comentou o motorista Dorgival dos Santos, que observava o tráfego na Avenida Getúlio Vargas.

Ironicamente, um dos motoristas presos no engarrafamento que preferiu não se identificar comentou: “Eu achei muito boa a mudança, está tudo indo bem, quem quer rapidez que venha de ônibus para poder melhorar a mobilidade urbana”.

Já o professor Edvaldo de Souza gostou das mudanças, mas fez algumas ressalvas: “Particularmente eu achei ótimo, algumas coisas poderiam ser feitas sem precipitação da prefeitura. Por exemplo, deveria ter inaugurado tudo de uma só vez, já com as placas informando os ônibus nas plataformas, porque têm pessoas que não sabem ler, então essas pessoas se orientam pelas cores e pelos números. Eu tive que perguntar ao agente de trânsito para saber se era essa a parada do ônibus que eu procurava”.

Sobre as informações de quais plataformas os ônibus paravam, alguns agentes da Semob distribuíam panfletos informando e orientando os usuários sobre as mudanças e locais de espera.

Outras modificações
O secretário da Semob, Carlos Batinga, explicou algumas mudanças que devem ainda ser feitas no anel externo do Parque Solon de Lucena e outras áreas do Centro da cidade.
“Vai ser alargado o passeio da rua lateral à Lagoa, irá ter uma calçada larga em todo o anel interno e também nós vamos abrir o canteiro na Getúlio Vargas com a Princesa Isabel e as pessoas que precisam ir para a área do Mercado Central não vão ter mais a necessidade de circular porque terá um binário da Tabajara com a Princesa Isabel. Então, o cidadão já se desloca para essa área do Mercado Central e Jaguaribe sem precisar fazer o anel da Lagoa”.