Notícias

Folia de Rua

Três blocos desfilam em João Pessoa

publicado: 06/02/2024 08h50, última modificação: 06/02/2024 08h50
Portadores da Folia, Jaguaribe Folia e Acorde Miramar integram programação de hoje nas prévias carnavalescas
portadores_da_folia-f-mrusso (9).jpg

Portadores da Folia levam à avenida muita animação. - Foto: Marco Russo

por Alinne Simões*

Blocos Portadores da Folia, Jaguaribe Folia e Acorde Miramar integram a programação de hoje das prévias carnavalescas de João Pessoa. Dando o pontapé inicial nas comemorações, temos o Portadores da Folia que se concentra a partir das 14h, na Avenida Almirante Tamandaré, na Praia de Tambaú, de onde sai, às 16h, até o Largo da Gameleira.

Este ano, o bloco comandado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) tem como tema “Na arte de viver sem limites”, alusivo ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi homologado pelo Governo Federal no final do ano de 2023. O bloco vai ser puxado por orquestra de frevo, banda Tentáculos e contará com a participação especial do Bloco Xô Preconceito, formado pela Associação Integrada de Mães de Autistas (Aima).

O bloco surgiu com a proposta de promover a inclusão, bem como a socialização da pessoa com deficiência e seus familiares que são atendidos pela Funad, participando das suas atividades de reabilitação. Segundo, Vladimir Henriques Aguiar, coordenador do Núcleo de Vivência e Artes (Nva) e responsável pelo bloco Portadores da Folia, todos os anos o bloco arrasta muitos foliões e turistas, garantindo a inclusão e o exercício da cidadania para as pessoas que estão junto da fundação durante todo ano. “Nossa expectativa é de que mais uma vez esse seja um ano de muita inclusão, frevo e alegria. Convido a todos que queiram participar para prestigiar nosso bloco. Vai ser muito linda a nossa festa!”.

portadores_da_folia-f-mrusso (10).jpg
Bloco apresenta o tema “Na arte de viver sem limites” para promover a integração com pessoas com deficiência - Foto: Marco Russo

A partir das 18h, ali pertinho, a cerca de dois quilômetros, se reúnem na Rua Jornalista Lena Guimarães, no Novo São José, os foliões do bloco Jaguaribe Folia, que vai percorrer as principais ruas de Manaíra. No bloco se apresentarão orquestras de frevo, a Agitada Gang e, em cima do trio, a animação fica por conta dos cantores Felipe, Gil Bala e Thayandson.

Esse é o segundo ano que o bloco não sai do seu bairro de origem, Jaguaribe. Todavia, o idealizador do bloco, Josevaldo Gomes, explica que a mudança se deu justamente pelo caráter social dele. “Desde quando surgiu, o bloco tem essa tradição de aliar alegria com solidariedade, arrecadando alimentos para instituições e pessoas que precisam”. E uma das principais bandeiras de luta é o desassoreamento do Rio Jaguaribe, “estamos percorrendo todos os trechos onde está acontecendo a retirada da população ribeirinha e a despoluição do rio porque o que nós queremos é chamar a atenção para o rio, e que ele fique limpo”.

Para quem quiser sair no bloco, o Jaguaribe Folia está trocando o abadá por uma cesta básica. “A gente não vende o abadá, mas troca ele por alimentos que serão doados a essas populações ribeirinhas”, reforça Josevaldo. As trocas podem ser feitas até o horário do desfile do bloco, na Rua Geralda Costa, S/N, apt. 108 D, no Novo São José.

Acorde Miramar

Encerrando esta noite de prévias e anunciando a Quarta-feira de Fogo, temos o bloco Acorde Miramar, que inicia sua concentração a partir das 22h, na Praça das Muriçocas e ganha as ruas pontualmente à meia-noite, despertando os foliões para a chegada da Quarta-feira de Fogo e chamando os moradores do bairro para a grande folia.

De acordo com Ruth Avelino, assessora de imprensa do bloco, cerca de 100 músicos paraibanos deverão se unir ao cortejo, já confirmaram presença, os cantores Adeildo Vieira, Juzé, Totonho, Chico César, e claro, o próprio Fuba, idealizador do Acorde Miramar. Além disso, a Orquestra Jampa Frevo vai animar os foliões durante a concentração e o cantor Kennedy Costa, autor do hino do bloco, deverá participar. A expectativa é que mais de duas mil pessoas prestigiem o bloco. “Como sempre, vai ter Fuba puxando um cortejo de violões, acompanhado de vários músicos, acordando as pessoas e anunciando a chegada da Quarta-feira de Fogo e a chegada das muriçocas, que é a grande atração do Carnaval de João Pessoa”.

O Acorde Miramar saiu às ruas pela primeira vez em 1992. Formado, inicialmente, em sua grande maioria por amigos de Fuba, que atendendo ao seu chamado se reuniram com seus violões, pandeiros, flautas e atabaques, acordando os moradores do bairro com uma serenata de centenas de vozes e tocando antigas marchinhas de Carnaval. “O objetivo de Fuba é justamente esse. É tanto que durante o cortejo não tem carro de som, não tem trio elétrico. São eles tocando como se fosse uma serenata, é uma coisa muito lúdica, muito legal porque são eles, cantando ali e todo mundo tocando seu violão e tem as percussões, justamente para resgatar essa coisa da serenata, desses cortejos que tinham antigamente”.

Muriçocas do Miramar abrem alas em mais uma Quarta-feira de Fogo

O bloco Muriçocas do Miramar, um dos maiores das prévias carnavalescas do país e Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba, desfila nesta Quarta-feira de Fogo, com concentração no bairro do Miramar, a partir das 19h, com a apresentação de grupos de cultura popular, entre eles maracatus e orquestras de frevo.

O cantor, compositor e poeta Mestre Fuba, puxador oficial do bloco desde a sua criação, ressaltou que as Muriçocas sempre foram um evento multicultural, e este ano vem com a proposta de valorizar ainda mais os grupos populares, como as orquestras de frevo, os maracatus, as ala ursas. “Sempre promovemos a cultura popular no bloco, mas, este ano está ainda mais forte, só de maracatus serão seis. Vai ser lindo e seria ótimo o folião chegar mais cedo em Miramar para prestigiar essas apresentações, que começam às 19h”.

Esse ano, a camiseta do bloco tem arte de Elionai Gomes e está sendo vendida por R$ 60 em dois pontos: Miramar Pet, que fica na Praça das Muriçocas (8h às 17h30) e Rocket Beer, que fica na Rua José Liberato, 128 (10h às 23h). Já o estandarte, que só poderá ser visto na hora do desfile, tem a arte de Flora Santos, e vai se unir aos 37 já existentes, assinados por grandes nomes das artes plásticas da Paraíba, no cortejo que dará início ao desfile do bloco, precursor do pré-Carnaval em João Pessoa, em 1987.

As Muriçocas vão descer a avenida com seis trios elétricos puxados por Fuba, Chico César, Juzé, Madú Ayá, Capilé e Rai Saia Rodada, e cada trio traz seus convidados. Os trios iniciam a descida na Via Folia às 21h30 e ficarão na área dos camarotes por 15 minutos. Acompanhe a programação no Instagram @muricocasdomiramar.

Saiba Mais

Confira a programação completa:

1. Fuba - Participação de Lukete - Trio Xavante
2. Madu Ayá - Trio Metrô
3. Chico César - Trio Oxigênio
4. Juzé - Participação de Lukete - Trio Zeus
5. Capilé - Trio Capilé
6. Raí Saia Rodada - Trio Bruttos

Grupos de Cultura Popular:

  • Baque Mulher
  • Baque Raiz
  • Quilombo Nagô
  • Maracastelo
  • Maracatu Pé de Elefante

Urso Amigo Batucada

As Calungas

Orquestras de Frevo:

  • 19h: Porta do Sol (Praça das Muriçocas)
  • 20h: Paraíso Tropical (Av. Epitácio Pessoa - palco perto da Localiza)
  • 20h: Unidos do Frevo (Rua Hilda Coutinho Lucena)
  • 20h: Comfussão (Praça João Batista de Mesquita)
  • 20h: Máscara Negra (Rua Joaquim Avudano)
  • 20h: Tropicaliente (Rua Nevinha Cavalcante)
  • 20h30: Pingo D’água (final da Epitácio - calçadão do Busto deTamandaré)
  • 22h: Jampa Frevo (final da Epitácio - calçadão do Busto de Tamandaré)
  • 21h: Splok e Picadinho (Cordão dos Estandartes)
  • 21h30: Mestre Quimba (Praça das Muriçocas - após a saída dos estandartes)

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 06 de fevereiro de 2024.