As obras de recuperação e reconstrução estrutural do local onde irá funcionar a nova sede da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), em João Pessoa, seguem aceleradas e passam pela etapa de finalização das estruturas. Realizada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), a ação faz parte do projeto de ocupação e resgate do Centro Histórico da capital paraibana, e conta com recursos de mais de R$ 4 milhões.
Para Lídia Moura, secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, demonstra o respeito da gestão com a política pública para as mulheres. “Quando esses equipamentos começam a se instalar, a partir dos anos 2000, era a partir de política mais acanhada, em lugares espremidos, pequenos e de pouca visibilidade e nós tivemos que batalhar, inclusive, por esses espaços. Ter uma sede como essa beleza, com esse resgate histórico, traz também o significado do respeito com a política para as mulheres. Acho que isso é o que há de mais belo nesse processo”, disse a gestora.
Estrutura
Depois de pronto, o prédio, que possui mais de 120 de anos de história, contará com recepção/espera, terraço, salas de reunião, gabinetes, salas de assistência técnica e salas de gerência de executiva, copa e banheiros acessíveis. A fachada e a estrutura principal do prédio foram mantidas para preservar os aspectos históricos, de acordo com o projeto e arquitetura original. Já na parte do anexo irá funcionará a área administrativa da secretaria.
De acordo com a secretária Lídia Moura, o novo espaço irá abrigar todas as gerências, atendimentos, serviços, pessoal e parte técnica, tanto na sede da casa principal, quanto nos anexos que serão construídos. “Nós teremos um auditório e sala de conferências, uma funcionalidade que ajuda muito no diálogo com outras instituições nacionais e internacionais. Esse espaço vai dar uma resposta para nossa política e até na interface que temos com outras políticas de governo”, concluiu a secretária.
Suplan
Simone Guimarães, superintendente da Suplan, afirma que 40% das obras estão concluídas. “O casarão vai ficar lindo, e o prédio anexo da SEMDH já começa a ganhar forma, com toda infraestrutura pronta. É mais uma obra do Governo da Paraíba que representa o resgate do nosso patrimônio histórico. Dentro de alguns meses, o local estará pronto para ser inaugurado. Mais uma belíssima obra com a qualidade da nossa Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 06 de fevereiro de 2024.