Notícias

animação

Três blocos desfilam no Folia de Rua, na capital

publicado: 02/02/2024 09h34, última modificação: 02/02/2024 09h34
Saem hoje Cortejo da Folia, Vumbora e Cordão do Frevo Rasgado
FOTO SECOM JP BELL MARQUES.jpg

Bell Marques leva para a Via Folia o bloco Vumbura com muito axé music - Foto: Secom-JP

por Alinne Simões*

A programação de hoje das prévias carnavalescas de João Pessoa vai ter muito maracatu, frevo e axé. A folia continua com os blocos descendo o corredor Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa. A festa começa às 17h com o Cortejo da Folia, seguido pelo Bloco Vumbora e o Cordão do Frevo Rasgado.

Este é o primeiro ano em que o Cortejo da Folia integra a programação do Via Folia e já chegou botando pra quebrar. O bloco está trazendo 10 grupos de cultura popular com o propósito de fortalecer a identidade cultural dos grupos de maracatu, frevo e samba paraibanos, bem como, o Centro Histórico pessoense. Entre os grupos que desfilaram pelo Cortejo da Folia estão: As Calungas, Maracatu Pé de Elefante, Orquestras de Frevo, Escolas de Samba Unidos do Roger, Urso Amigo Batucada.

“Esse é um movimento do Folia de Rua para fortalecer a questão mais cultural. A ideia é fortalecer o Centro Histórico e também trabalhar com os grupos que fazem a cultura popular da cidade. Vai ter indígena, maracatu, escola de samba para fazer esse grande encontro e celebrar toda a nossa identidade e diversidade cultural”, afirmou Jairo Pessoa, coordenador do bloco.

Seguindo a programação, a partir das 19h, inicia a concentração do Bloco Vumbora, que é convidado dentro da programação da Associação Folia de Rua, mas que já participa há quatro anos das festividades. E às 21h, o trio desce a avenida saindo do cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com a Rua Prefeito José Leite, no Miramar, arrastando os foliões até o Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Este ano, o Vumbora traz toda a energia, animação e sucessos do cantor baiano, Bell Marques, que é acostumado a arrastar uma multidão por onde passa. O bloco espera levar cerca de cinco mil pessoas na corda e 300 mil na pipoca para o corredor Via Folia. Ex-vocalista do Chiclete com Banana, um dos primeiros grupos de axé da história, permanecendo entre 1980 e 2014, Bell Marques promete sacudir os “Bellzeiros” com seus maiores sucessos, a exemplo de Diga que Valeu, Vumbora Amar, Voa Voa, Se me chamar eu vou e 100% Você.

“Bell Marques é uma atração consolidada. Quem acompanha de perto o artista sabe que a vibe do trio é diferente. Nosso desfile aqui não fica nada a dever para o desfile em Salvador, por exemplo, pela energia dos foliões que lotam a avenida. Nossa expectativa é muito grande, principalmente, em função da segurança anunciada pelas secretarias públicas de segurança, de que essa vai ser a edição mais segura do pré-Carnaval de João Pessoa”, ressaltou Fábio Henrique, um dos organizadores do evento.

Encerrando a noite de prévias, nesta sexta-feira, o Cordão do Frevo Rasgado, que está completando 25 anos e, pelo segundo ano consecutivo, desfila no corredor Via Folia. O bloco desce a avenida, às 22h, arrastando os foliões, ao som do cantor e compositor paraibano Liss Albuquerque. “Vamos tocar de tudo, frevo, samba, reggae, axé. Estamos muito animados, como trabalho musical, a gente tá bem afinado, vamos pegar o embalo com o bloco Vumbora, fechando a noite e levando toda galera para brincar e se divertir”, revelou Liss Albuquerque.

Frevo Rasgado

O Cordão do Frevo Rasgado nasceu como bloco de bairro desfilando pelas principais ruas do Bessa, tendo como uma das fundadoras a mãe de Liss Albuquerque. “Começou lá atrás, com minha mãe que era carnavalista demais. Ela nasceu no dia de Carnaval e reunia sempre as pessoas na casa dela. Um dia a gente resolveu levar uma orquestra e assim surgiu o bloco”, conta.

O nome do bloco surgiu a partir de uma música do compositor, de igual nomenclatura, que tem parceria com o poeta Antônio Arcela e foi ganhadora de um festival realizado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), em 1987.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 02 de fevereiro de 2024.