Notícias

Prévias carnavalescas

Começa a folia em João Pessoa

publicado: 01/02/2024 08h51, última modificação: 01/02/2024 08h51
Programação tem início, hoje, com show de Alceu Valença, a partir das 19h, no Ponto de Cem Réis
Estrutura Ponto de Cem Reis_F. Evandro Pereira (1).jpg

Estrutura no Ponto de Cem Réis está pronta para receber os foliões e, segundo a organização do evento, os 11 dias de festa devem injetar R$ 100 milhões na economia local e reunir dois milhões de pessoas - Foto: Evandro Pereira

por Joel Cavalcanti*

Já se podem ouvir os seus sinais. O pré-carnaval de João Pessoa começa hoje com a programação do Folia de Rua e seus 44 blocos para todos os gostos e idades, desfilando por 18 bairros da capital. A abertura da maratona para os foliões acontece às 19h com Alceu Valença no Ponto de Cem Réis. A expectativa para os 11 dias de festa, segundo os organizadores, é de injetar R$ 100 milhões na economia local.

Para garantir mais segurança e organização para a festa, a Prefeitura de João Pessoa anunciou mudanças na estrutura do corredor do Via Folia deste ano, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. Outra medida confirmada é o limite de horário: até as 2h, com mais uma para dispersão do público e liberação das ruas. Já nos bairros, o horário-limite se encerra à meia-noite. Nada que impeça a participação dos cerca de dois milhões de pessoas esperados até o dia 11 de fevereiro.

Atrações

Expoente da música pernambucana, aos 77 anos Alceu é conhecido por sua disposição e força contagiante no palco e vem com um repertório recheado de sucessos carnavalescos. Habituado a tradicionalmente fazer a abertura oficial na Folia de Momo, em Olinda, e do encerramento, no Recife, o ‘bicho maluco beleza’ traz seus frevos, maracatus, cocos e cirandas interpretados de forma visceral e afetiva. Mas ele não é a única atração do dia. Outras 22 atrações estão confirmadas apenas para dar início, hoje, ao Folia de Rua.

Quem deve ser o primeiro a cair na folia é o grupo Ursos, às 18h. O Axé do Yuri Carvalho vem em seguida, às 19h. Diana Miranda sobe ao palco às 21h para que Alceu, finalmente, assuma o comando da festa, às 22h30. Saem ainda, pelos bairros, os blocos Confete e Serpentina, às 17h30, no mesmo horário do Anjo Azul. Às 18h desfilam outros três: Folia Cidadã, Bloco do Pinguim e Piratas dos Bancários. A Cueca é a última a sair, às 19h.

Muriçocas

A grande expectativa de todo o evento é para a tradicional Quarta-feira de Fogo. Fora da associação do Folia de Rua, o maior bloco de arrasto da Paraíba, As Muriçocas do Miramar vêm com uma programação do tamanho do público que o bloco movimenta. São nove orquestras de frevo espalhadas por oito pontos de concentração, quatro grupos percussivos e de maracatu, além dos seis trios elétricos que levarão as principais atrações da noite: Chico César, Fubá, Juzé, Madu Ayá, Capilé e Raí Saia Rodada.

Virgens de Tambaú

Mas, antes, já neste domingo (4), é o dia das “fogosas, loucas e desinibidas” das Virgens de Tambaú. Com concentração a partir das 17h, esse ano o bloco desce a Via Folia com 10 trios elétricos comandados por nomes como Gracinha Telles e Jairo Madruga, Filipe Santos, Mira Maya, Luka Bass, entre outros. Para quem prefere brincar carnaval de forma diferente no mesmo dia, outra opção próxima dali é festejar com as Viúvas da Torre. O bloco tem início também às 17h e propõe um carnaval no tradicional bairro pessoense com nomes importantes como Totonho, Val Donato e Romero Ferro (PE).

Muriçoquinhas

Na segunda-feira tem o encontro dos confetes com spray de espuma. O bloco lírico mais influente da cidade, o da Melhor Idade, se mistura com o maior bloco infantil da capital, As Muriçoquinhas. É quando as orquestras de frevo, tocando antigas marchinhas cheias de saudade, vão se misturar com atrações que fazem a animação das crianças com Diana Miranda, A Barca Maluka e a Banda Paraíba Feliz.

Acorde Miramar

Para quem perde o sono, mas não perde uma oportunidade de aproveitar o Carnaval, pontualmente à meia-noite, o Acorde Miramar anuncia a chegada da Quarta-feira de Fogo levando uma serenata de centenas de vozes ao som de violões. A Orquestra PB POP acompanha os foliões que começam a se concentrar às 20h de terça-feira, na Praça das Muriçocas.

Cafuçu

Na sexta-feira, quem sabe que ser chique é ser brega vai partir todo emperiquitado para o Centro Histórico de João Pessoa para brincar no Bloco do Cafuçu. Ao som dos bregas e dos frevos, a alegria de ser espontaneamente exagerado começa às 18h, e tem como atrações principais deste ano o axé da banda Tracundum e a Orquestra Bregdelic.

Raparigas de Chico

Para quem decide passar o Carnaval na cidade, a dica para o sábado é se reunir com as Raparigas de Chico Buarque, que desde 2011 reúne fãs e admiradores do artista brasileiro, no Centro. Na base do “concentra, mas não sai”, o bloco tem início por volta das 16h, no Ponto de Cem Réis, e esse ano vai contar com a presença da cantora, ex-ministra da Cultura e irmã do homenageado, Ana de Hollanda. “Eu vim porque me interessa assistir a esse tipo de manifestação espontânea dos grupos que saem no Carnaval com a maior liberdade, dizendo tudo o que quer, cantando tudo o que quer e expondo as suas ideias da sua forma. Uma forma muito lúdica de viver a vida, e o Carnaval nos proporciona isso”, anunciou a ‘cunhada’ das Raparigas de Chico.

E Tome Ladeira

Encerrando o Folia de Rua, o E Tome Ladeira chega para quem ainda tem fôlego para comparecer na concentração da Avenida General Osório e seguir pelas ruas mais íngremes do Centro Histórico ao som de grupos populares e ritmos carnavalescos. A Ladeira Feliciano Coelho, a Rua da Areia e a Ladeira da Borborema vão estar cheias de foliões que, durante todo o ano, curtem desde o samba do Sabadinho Bom ao eletrônico do 08Centro.

Segurança vai contar com 13 mil policiais

Junto com os blocos e a ida de milhões de foliões às ruas, tem início hoje o Plano Operacional do Pré-Carnaval e Carnaval 2024 na Paraíba. A ação é da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, juntamente com seus órgãos operativos, e vai até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 14. Os mais de 540 eventos carnavalescos no Estado vão contar com o apoio de um efetivo superior a 13 mil policiais militares, civis, bombeiros militares, agentes de trânsito e policiais penais.

As forças de segurança irão empregar ações preventivas e procedimentos policiais, além de resgates e salvamentos, incluindo o Grupamento Tático Aéreo (GTA). O esquema de segurança também vai contar com videomonitoramento em todo o ‘Corredor da Folia’, em João Pessoa, e nas cidades com maiores festejos.

A tecnologia vai gerar imagens para os Centros Integrados de Comando e Controle da capital, Campina Grande e Patos, acelerando o atendimento às ocorrências. De forma paralela, a Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), iniciativa que envolve a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB-PB e Defensoria Pública, estará de plantão com a campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia” contra importunação sexual.

Segundo a secretária da Mulher de Diversidade Humana, Lídia Moura, em casos de importunação, as denúncias podem ser feitas nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) ou, na ausência destas, em qualquer delegacia. Além disso, os telefones 197 (importunação) e 190 (emergência) estão disponíveis para atendimento.

Saiba Mais

  • Confete e Serpentina – 17h30
  • Malandros do Morro
  • Parahyba Samba Trio
  • Mirandinha
  • Orquestra Gambiarra de Frevo

 

  • Anjo Azul – 17h30
  • Maracastelo
  • Urso Amigo Batucada
  • Pollyana Resende
  • Orquestra Paraíso Tropical

 

  • A Cueca – 19h
  • Orquestra de Frevo
  • Batuque do Beco

 

  • Folia Cidadã – 18h
  • Urso Gavião
  • Maracatu
  • Orquestra de Frevo

 

  • Bloco do Pinguim – 16h
  • DJ Vlad
  • Banda Labaredas
  • Brega é Você

 

  • Bloco Pirata dos Bancários – 18h
  • Orquestra de Frevo
  • Glaubinho Barão
  • Bereguedê

 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 01 de fevereiro de 2024.