UFPB decide quarta-feira sobre volta às aulas presenciais

publicado: 11/02/2022 08h44, última modificação: 11/02/2022 08h45
reitorvaldiney.png

Foto: Ascom/UFPB

por Ítalo Arruda*

A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, na tarde de ontem, uma nota na qual reafirma o retorno das aulas do período 2021.2 na modalidade presencial, a partir do dia 21 de fevereiro, em conformidade com o que está estabelecido no calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da instituição. Mas, na próxima quarta-feira, dia 16, uma nova reunião do Consepe poderá alterar essa decisão.

De acordo com o documento da UFPB, “nenhuma alteração na resolução que definiu o retorno presencial foi aprovada pelo Consepe”, que, por sua vez, deve se reunir na próxima quarta-feira (16) para deliberar sobre o assunto. Uma reunião entre membros do conselho e a Reitoria, prevista para acontecer ontem, precisou ser cancelada “em decorrência do cumprimento de diligências solicitadas pela relatoria”, segundo informações da assessoria de comunicação da UFPB.

Em novembro do ano passado, o conselho normatizou, por meio da Resolução Nº 45/2021, o período 2021.2 como regular, com o retorno das atividades no formato presencial, respeitando as excepcionalidades previstas pela Instrução Normativa Nº 90, que dispõe sobre as condições da retomada do ensino presencial nos quatro campi da UFPB, com base nas determinações da Comissão de Biossegurança.

Manifestação

Na manhã de ontem, estudantes de diferentes cursos oferecidos pela instituição ocuparam a entrada principal da Reitoria, no campus I, em João Pessoa, para reivindicar o retorno seguro das aulas presenciais. O protesto teve início por volta das 8h e se estendeu até o meio-dia. Na ocasião, o reitor Valdiney Gouveia ouviu os estudantes e respondeu aos questionamentos da comunidade acadêmica.

De acordo com o estudante André Firmino, a manifestação foi pacífica e teve como objetivo apresentar propostas que garantam a segurança sanitária nos campi para que as aulas sejam retomadas, como a exigência da comprovação da vacina contra a Covid-19 e a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Entre as principais demandas, foram solicitadas a exigência do passaporte vacinal, distribuição de EPI's para os estudantes, professores e técnicos administrativos, além da melhora na estrutura física da UFPB. Pontos que consideramos necessários para um retorno presencial seguro”, afirmou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de fevereiro de 2022