Uma programação focada na cultura pop do século 21, unindo música, entretenimento e informação, sob um olhar diferente da abordagem típica nas mídias atuais. Ousada e inovadora, essa proposta caiu no gosto do público — especialmente, daqueles entre 25 e 44 anos — e consolidou a Rádio Parahyba FM 103.9 no mercado do estado. No ar há um ano, a “caçula” da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) comemorou seu aniversário ontem, em evento promovido no Centerplex, no Mag Shopping, em João Pessoa.
A ocasião também foi uma oportunidade de celebrar os primeiros marcos e contribuições da Parahyba FM ao cenário radiofônico local. Com uma programação que navega por diversos gêneros musicais, como pop, MPB, soul, rock e reggae, a emissora tem conquistado um espaço único na rádio paraibana. Tanto que, apenas três meses após sua estreia, a estação chegou a atingir uma média de três mil ouvintes por minuto, de acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope. Isso se traduz em um número expressivo de 303.180 minutos de programação tocados — ou, aproximadamente, cinco mil horas de música e conteúdo informativo.
Ao longo dos últimos 12 meses, a Parahyba FM destacou-se, ainda, por sua produção autoral, com oito programas exclusivos. Atrações de sucesso, como Beats da Hora, Parahybaixinhos, Negritões e E Com Vocês… têm dado voz à arte, à cultura e à música contemporânea, alcançando audiências de diversas faixas etárias e interesses. Beats da Hora, por exemplo, dedica-se à divulgação dos lançamentos musicais mais recentes; por sua vez, Parahybaixinhos é um programa voltado ao público infantil, parcela pouco explorada pelas difusoras convencionais.
Grande feito
Para o gerente-executivo de Programação e Conteúdos da Parahyba FM, André Cananéa, o primeiro ano da rádio foi um grande feito. “Ver o que conquistamos ao longo de 12 meses é um orgulho para todos nós, que fazemos a EPC”, afirmou. Ele também chamou atenção para a grande quantidade de entrevistas registradas, ao longo desse período, com nomes relevantes da música e da cultura brasileira, como Charles Gavin e Ney Matogrosso, e confirmou o lançamento de dois novos programas para o próximo ano, que deverão trazer ainda mais interatividade e proximidade com os ouvintes. “A nossa proposta é a inovação. Não pensamos na concorrência, mas sim em oferecer algo novo, algo que o público queira ouvir”, resumiu.
"Com a missão de substituir a Tabajara AM, a Parahyba tem se mostrado gigante desde o início, conquistando uma audiência fiel"
- Rui Leitão
Acompanhando de perto todo o processo de planejamento, formatação e atuação da Parahyba FM, a diretora--presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, frisou que a Parahyba FM tem sido uma forte aliada na luta contra a desinformação e no fomento à diversidade cultural, representando um exemplo de inovação no segmento da rádio pública. “A Parahyba FM chegou há um ano, mas já tem se consolidado como uma rádio para o público e para a cultura do século 21. Esse primeiro ano foi crucial para amadurecer a equipe e fortalecer as ideias, sem perder a flexibilidade para mudanças futuras. A rádio tem uma linguagem atual, com muito entretenimento, cultura, jornalismo e, claro, alegria. E esse é o diferencial da EPC”, pontuou Naná.
Já o diretor de Rádio e TV da EPC, Rui Leitão, reforçou a importância do trabalho conjunto desempenhado na emissora e das atrações dedicadas a públicos-alvos específicos. “A Parahyba FM veio com a missão de substituir a [Rádio] Tabajara AM e, desde o início, tem se mostrado gigante, conquistando uma audiência fiel, com uma programação que interessa ao público jovem e adulto contemporâneo”, disse.
Variedade musical e programas culturais marcam estilo da estação
Lançada oficialmente em 18 de dezembro de 2023, a Rádio Parahyba FM 103.9 nasceu com a missão de atender a um público pouco alcançado, até então, pela já consolidada Rádio Tabajara — a qual, com uma programação voltada à cultura, ao esporte e ao jornalismo, cativava principalmente a faixa etária mais madura. A proposta da nova estação era diferente: falar diretamente aos jovens e adultos de hoje, com conteúdos dinâmicos, inovadores e antenados às tendências culturais e digitais do século 21.
“No início, não existia nada, apenas uma clave, uma folha em branco e muitas ideias”, brinca José Maria Mendes, subgerente de Marketing da EPC, enquanto relembra o caminho percorrido pela equipe da empresa para chegar ao resultado atual. “Tudo teve que ser pensado e formatado. O mais interessante foi a liberdade de criar algo novo, com identidade própria, sem seguir um formato tradicional”, relata.
O plano de se firmar como um “ponto fora da curva”, nas palavras da gerente operacional de Programas da Parahyba FM, Val Donato, foi se consolidando a partir de uma seleção musical distinta, com “uma diversidade de estilos que dialogam com a proposta de trazer os lançamentos mais quentes”. “A nossa programação é alegre, cheia de energia, sempre com um olhar diferente”, define Val.
Atrações exclusivas
Outro grande passo foi dado em março deste ano, quando foram inaugurados os cinco primeiros programas autorais da rádio, cada um voltado especialmente a um campo artístico específico, como artes plásticas, literatura, teatro e cinema: Pincel & Lápis; Um Livro, Uma Conversa; Respeitável Público; Ouça Um Filme; e História do Disco. Essas atrações marcaram a entrada da Parahyba FM em um novo cenário de conteúdo, reafirmando seu compromisso com a promoção da arte e da cultura, de maneira leve e interativa.
Mais tarde, no mês de outubro, estreou o infantil “Parahybaixinhos”, seguido por “Negritons”, em novembro. Por fim, neste mês, a emissora lançou “E Com Vocês…”, que apresenta histórias de vida pautadas por canções que fizeram parte da trajetória de cada convidado.
Entre as novidades para 2025, a estação prepara dois novos programas — “Café com Som” e “Parahybeats”, conduzidos, respectivamente, por Diego Oliver e Alexa Carvalho —, além de um estúdio próprio, que ampliará seu diálogo com a audiência. “A rádio continua seu caminho de inovação, conquistando um espaço importante no mercado, ao focar na modernidade e na interação constante com os ouvintes”, complementou Val Donato.
Programação autoral dedica-se a obras e personalides das artes, incluindo literatura, teatro e cinema
Presença nas redes amplia interatividade
Para chegar ao público e manter-se próxima a ele, a Parahyba FM também tem consolidado o conceito de “rádio disponível”, como explica sua gerente operacional de Conteúdo, Fernanda Gonçalves: “Desde o seu nascimento, [a Parahyba FM] se diferencia das emissoras tradicionais, que limitam a experiência à transmissão pelo dial FM. Nossa proposta é integrar o rádio tradicional à presença digital, nas redes sociais e plataformas multimídia. Isso nos permite entregar conteúdos exclusivos, coberturas de eventos em tempo real e interações com o público de uma maneira mais conectada e acessível”.
Assim, com uma atuação 100% orgânica nas mídias digitais, a difusora registrou, nos três primeiros meses de operação, quase 335 mil visualizações em seu canal no Instagram (@parahybafm103.9). Com seis meses, mais de 34,6 mil contas interagiram com as publicações da rádio na plataforma.
Além dos conteúdos nas redes, a Parahyba FM pode ser ouvida no site da EPC e disponibiliza seus programas no formato de podcast, em aplicativos como Deezer e Spotify. Todo esse acervo virtual pode, inclusive, ser utilizado como fonte de pesquisa pelos usuários da estação, já que o intuito da rádio é promover abordagens diferentes do que é comumente encontrado em buscadores como o Google, por exemplo.
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*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de dezembro de 2024.