ativismo

Unicef reúne 130 adolescentes em João Pessoa

publicado: 26/10/2023 09h12, última modificação: 26/10/2023 09h12
Evento, que prossegue até hoje, tem o intuito de mobilizar jovens para a cidadania e o ativismo climático
nuca.jpg

Estudantes são estimulados a pensarem em ações locais - Foto: Divulgação

por Taty Valéria*

Discutir e buscar soluções para o enfretamento à crise climática, às arboviroses e o estímulo à alimentação saudável. Com esse objetivo, cerca de 130 adolescentes entre 12 e 18 anos e que fazem parte dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes - Nucas de 63 municípios da Paraíba, Alagoas e Pernambuco participaram, ontem e hoje, do Encontro com os Nucas - Entre no Clima Unicef”. O encontro, que acontece no Parque Bosque dos Sonhos, em João Pessoa, das 8h às 16h prevê que os jovens exerçam cidadania e ativismo climático em seus municípios de origem, colocando em prática as ações propostas pelo encontro.

Jovens vêm de 63 municípios da PB, além dos estados de Alagoas e Pernambuco

Entre os temas escolhidos para essa edição do Encontro com os Nucas - Entre no Clima Unicef, estão alimentação saudável e a prevenção às arboviroses. Luiza de Sá Leitão, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef, afirma que um dos impactos das mudanças climáticas, são as doenças, e as arboviroses estão também presentes, desde a mutação dos vetores. “Na nossa região, onde a gente tem muita falta d'água, as cisternas, que são uma ferramenta importantíssima, num período de seca, nas regiões mais secas, você tem também o aumento das arboviroses com criatórios de arboviroses”. Arboviroses são as doenças causadas pelos insetos, e incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A oficial da Unicef também destaca a importância da educação e conscientização dos jovens, mas destaca o papel do poder público. “A busca por políticas públicas efetivas para a diminuição da arbovirose e até para também na crise climática. São essas questões que estamos debatendo com esse movimento e essa convocação para que os adolescentes se tornem agentes de mudança do seu município, desde o seu local, inspirando outros e mobilizando e engajando”.

nuca3.jpg
Jovens na faixa dos 12 aos 18 anos se reúnem, hoje, mais uma vez, no Bosque dos Sonhos, na capital - Foto: Divulgação

Os Núcleos de Cidadania de Adolescentes estão presentes em 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal, abrangendo mais de 1.580 municípios, com 50 mil adolescentes engajados. “Atuamos desde dezembro de 2022 e até agora, realizamos 31 encontros presenciais reunindo adolescentes nos estados, nos vários municípios, fazendo encontros virtuais. Hoje, temos mais de 30 mil jovens ativistas engajados no Entrem no Clima Unicef, num movimento que já chegou a mais de 600 mil pessoas”, finalizou Luiza de Sá Leitão.

A Paraíba tem 138 Nucas formados, cada um deles com pelo menos 16 integrantes, sob a coordenação de um mobilizador de um adolescente, indicado pela gestão municipal. Nestes espaços, eles têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação, liderança e planejamento. Na atual edição do Selo Unicef, eles são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa da Unicef para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef de forma espontânea, os gestores públicos assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada aos direitos da infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre a instituição e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios brasileiros de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de outubro de 2023.