Notícias

Vacina contra a gripe H1N1 é aplicada em crianças e idosos

publicado: 01/05/2018 00h05, última modificação: 01/05/2018 08h43
Vacinação.jpg

A mobilização é nacional e, na Capital, acontecerá na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a partir das 8h - Foto: Ricardo Puppe

tags: gripe , vacina , crianças , idosos , h1n1


José Alves

A Secretaria de Estado da Saúde e demais secretarias municipais da saúde prosseguem com o calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, e desde a última segunda-feira (30) iniciaram as ações em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. O objetivo da vacinação é proporcionar melhor qualidade de vida à população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este ano, a meta é vacinar na Paraíba 1 milhão e 70 mil pessoas contra (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Para atingir o público alvo a SES-PB repassou cerca de 222 mil doses às Gerências Regionais de Saúde e elas estarão disponíveis nas salas de vacinas nos 223 municípios do estado. Além dos idosos a partir de 60 anos, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Dia “D”

Este ano, o ‘dia D’ da campanha acontecerá no dia 12 de maio. A mobilização é nacional e, na Capital, acontecerá na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a partir das 8h. Além da praça, a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família e em outros seis postos móveis de vacinação, espalhados pela cidade.

Ao longo da campanha serão disponibilizadas em João Pessoa mais de 196 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve compor um dos grupos prioritários para vacinação e comprovar estar inserido no grupo no momento da imunização. As vacinas estarão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, além do Centro Municipal de Imunização (CMI), no antigo lactário da Torre.

No caso de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, o usuário deverá se direcionar aos postos de vacinação com prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Os profissionais de saúde que atuam na rede privada e professores também precisam comprovar o vínculo. Os trabalhadores de saúde da rede particular deverão procurar uma unidade de saúde portando carteira do conselho profissional ou declaração da instituição privada especificando cargo/função desempenhada na empresa. Já os professores precisam apresentar o contracheque para comprovar a profissão.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.