A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) recebeu, na manhã de ontem, uma comissão de vereadores para uma visita técnica ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). O objetivo foi avaliar de perto as medidas adotadas após o incidente do último domingo (30), quando um jovem invadiu o recinto da leoa Leona e morreu em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.
Durante a visita, os parlamentares foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, e pela equipe técnica da Bica. Eles apresentaram, detalhadamente, os protocolos de segurança aplicados antes, durante e após o episódio. A comissão teve acesso aos procedimentos internos, às normas técnicas que regulamentam o funcionamento do Parque e às ações emergenciais adotadas desde o ocorrido. As equipes reforçaram que o Parque cumpre todas as exigências legais e os padrões de segurança estabelecidos pelos órgãos ambientais, destacando que a fatalidade foi resultado de uma ação individual, rápida e imprevisível.
O secretário explicou, ainda, que todos os protocolos de segurança estão sendo revisados e que outras ações também terão reforço. “Estamos intensificando a ação educativa — que já é constante na Bica — realizada pela equipe técnica, que orienta os visitantes a não alimentar ou tocar os animais e a manter distância dos recintos. A Bica é um parque que reabilita animais que não têm mais condições de retornar ao hábitat natural”, afirmou.
Para o presidente da Câmara Municipal, Dinho Dowsley, a visita foi esclarecedora. “Eu me senti informado. Tinha dúvidas que foram esclarecidas. Foi possível ver toda a parte de segurança: os vidros blindados, o muro de contenção, o gradil. Não há dúvidas de que o ambiente é preservado. Infelizmente, ninguém poderia prever uma fatalidade dessas”, declarou.
Por medida de segurança e para garantir suporte às investigações, o Parque Arruda Câmara permanece fechado à visitação, com previsão de reabertura em cerca de 10 dias. A Semam tem colaborado com os órgãos responsáveis e realizado uma revisão dos protocolos, avaliando ajustes que possam aprimorar o sistema de segurança. Entre as medidas discutidas, estão o reforço de barreiras físicas, ampliação da equipe de segurança, instalação de novas câmeras com tecnologia de inteligência artificial e ações de educação ambiental para orientar visitantes sobre comportamentos adequados.
A visita dos vereadores reforça o compromisso de transparência da Prefeitura de João Pessoa e da Semam, bem como a prioridade dada à proteção dos visitantes, servidores e dos mais de 500 animais que vivem no Parque Zoobotânico Arruda Câmara.
Ocorrido
No domingo (30), o jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, escalou uma parede de mais de 6 m, ultrapassou grades de contenção e usou uma árvore próxima ao recinto para acessar a área onde estava a leoa Leona. A equipe de segurança tentou intervir, mas a invasão aconteceu em poucos segundos, sem possibilidade de contenção imediata. O ataque foi instintivo e rápido, e o jovem não resistiu aos ferimentos.
Saúde da leoa
Ontem, Leona saiu da área reservada e retornou ao recinto. Ela permanece sob monitoramento constante da equipe de veterinários e biólogos. Segundo a bióloga Marília Maia, a felina apresentou sinais de estresse no primeiro dia, mas já demonstra comportamento normal para a espécie.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 5 de dezembro de 2025.