no sertão

Vila junina permanente é inaugurada

publicado: 11/07/2024 09h02, última modificação: 11/07/2024 09h02
Em Poço de José de Moura, organização não governamental abre espaço temático para exaltar a cultura local
IMG_6865.jpg

A Vila do Sertão busca valorizar tradições interioranas, incluindo culinária, arquitetura e dança | Fotos: Divulgação/Pisada do Sertão

por Anderson Lima*

Com uma média de quatro mil habitantes, a cidade de Poço de José de Moura, no Sertão do estado, inaugurou, na última sexta-feira (5), a primeira vila junina permanente do mundo. Trata-se da Vila do Sertão, projeto da organização não governamental (ONG) Pisada do Sertão.

Empreendimento preserva costumes e cenários sertanejos

De acordo com a fundadora e diretora-executiva da entidade, Ana Neiry, o novo espaço, inspirado em costumes e cenários locais de meados do século passado, se propõe a exaltar a população do município e suas origens, não apenas sob a perspectiva da memória histórica, mas como uma forma de entender o presente e projetar o futuro.

“A Vila do Sertão é uma valorização da nossa identidade e, por meio do empreendedorismo, aliado às tradições, aos fazeres e saberes do nosso povo, estamos contribuindo com o desenvolvimento desse lugar, a partir das pessoas que aqui vivem e visitam”, frisa Ana, ressaltando que o ambiente também visa preservar a riqueza cultural de todo o Sertão paraibano, “por meio da culinária regional, de artefatos da cultura local, da arquitetura tradicional e memórias afetivas, que norteiam o sentimento de ser sertanejo e morador do interior”.

Ainda segundo a representante da Pisada do Sertão, o empreendimento tem foco no desenvolvimento econômico, no turismo de base comunitária e em autênticas experiências de imersão. “Buscaremos investir no turismo cultural, educacional e rural de forma recorrente e permanente, funcionando, o ano inteiro, com rotas turísticas, integrando as demais cidades da região”, explica.

“[A Vila do Sertão] é sobre explorar o potencial do nosso povo, reconstruir nossa história, construir um outro olhar para o Sertão e para o sertanejo. Saber que é possível empreender, gerar renda, criar negócios criativos com os recursos disponíveis”, complementa Ana, que diz esperar tornar Poço de José de Moura uma referência em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, por meio dessa e de outras iniciativas culturais e turísticas da Pisada do Sertão na região.

A ONG Pisada do Sertão desenvolve projetos de cultura, educação e assistência social

Inclusão e desenvolvimento

Completando 20 anos em 2024, a Pisada do Sertão vem transformando vidas por meio da cultura, da educação e da assistência social em Poço de José de Moura. Fundada com o objetivo de oferecer oportunidades de inclusão e crescimento para crianças, adolescentes e suas famílias, a ONG se destaca por projetos vinculados à cultura popular, que buscam promover o desenvolvimento pessoal e comunitário, em uma região marcada por desafios socioeconômicos.

Além da Vila do Sertão, entre as diversas ações realizadas pela entidade, está a Sala de Reboco. Idealizado por moradores culturalmente engajados, com o intuito de exaltar os costumes do povo nordestino e reafirmar sua identidade (incluindo elementos como casas de taipa, chão batido, água no pote e comidas típicas), esse evento, que chega à sua 18a edição, passou a ser organizado pela ONG, no ano passado, junto aos seus patrocinadores.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de julho de 2024.