Instituição manteve a vigilância, e acesso à área interna dos quatro campi só é permitido com o uso de máscaras

Volta às aulas: UFPB exige passaporte de vacina

publicado: 22/03/2022 08h49, última modificação: 22/03/2022 08h53
UFPB_F. EVANDRO PEREIRA (6)2.jpg

Foto: Evandro Pereira

por Juliana Cavalcanti*

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retomou ontem as aulas presenciais do período letivo 2021.2. Esta fase havia sido iniciada no dia 21 de fevereiro, nos formatos remoto e híbrido, devido ao aumento dos casos de Covid-19. Com isso, passou a ser exigida a apresentação do cartão de vacinação para ingressar nos quatro campi da instituição de ensino, conforme decisão do Conselho Universitário (Consuni) de 25 de fevereiro.

As mudanças já foram percebidas pelos funcionários e principalmente pelos alunos. Samuel da Silva, do terceiro período do curso de Pedagogia disse que esteve preocupado com as medidas de segurança, mas na entrada pediram o seu cartão de vacinação e que os funcionários estão atentos à utilização da máscara no campus.

O estudante da Licenciatura em Matemática Gabriel Laurentino contou que sentia falta de atividades mais próximas de sua turma. Agora no sexto período, espera que essa volta seja de respeito às normas e de cobranças por parte da administração da UFPB quanto a biossegurança. Na sua sala de aula, estudam poucos alunos e, mesmo assim, a turma separou ainda mais as cadeiras.

“Estão pedindo o cartão de vacinação e a identidade a todos, mas acho que é preciso ficar mais atento a quem está de fato respeitando as normas em todos os demais espaços, principalmente em relação ao uso da máscara. Na minha sala, separamos ainda mais as cadeiras para ficarmos mais afastados. Mas não sei como isso vai funcionar nas outras turmas maiores”, salienta.

A aluna do curso de Engenharia de Alimentos, Raíssa Mirela, percebe que, apesar das mudanças serem positivas, ainda existem alguns itens em falta. “O banheiro tem sabão, mas eu senti falta de álcool em gel nas salas e nos corredores. As salas estão bem organizadas e têm cartazes com as normas de segurança”, observa.

De acordo com a professora e pró-reitora de Graduação (PRG), Silvana Maciel, o retorno gradual das aulas presenciais na UFPB já vem acontecendo há alguns períodos e se intensificou nessa segunda-feira.“A UFPB retomou, dando boas-vindas a todos que fazem parte da sua comunidade A partir desse retorno, começamos com a primeira medida de biossegurança, que é a do passaporte vacinal nas guaritas da Universidade”, ressaltou.

As outras medidas de biossegurança incluem ainda o distanciamento social, o uso das máscaras, a lavagem de mãos e uso do álcool em gel. “Cada Centro possui a sua comissão de biossegurança e todos também se prepararam para receber os seus alunos. É importante também fazer um apelo a todos que vêm para a Universidade de forma presencial que, ao entrar, observem todas essas normas, que possam realmente fazer uso desse espaço comunitário com muita responsabilidade”, orientou a pró-reitora.

A utilização de máscaras é obrigatória e, segundo a professora, a medida  informa  que a Universidade é também um órgão federal e  deve verificar todas as normativas federais e estaduais. “As salas de aula já são distribuídas com o quantitativo de cadeiras preconizadas pelas comissões de biossegurança, atendendo apenas a 50% da capacidade, para manter o distanciamento social adequado à situação vigente no estado. Nos corredores, dentro das salas de aula e banheiros haverá a distribuição de “dispensers” com álcool em gel. Também foi solicitado que os bebedouros sejam utilizados apenas para encher as garrafas”, finalizou.

Modelo remoto continua sendo utilizado

Conforme a pró-reitora, Silvana Maciel, a maior parte dos cursos segue o modelo presencial de modo gradativo desde o último semestre, período em que algumas disciplinas de laboratório, estágios e outras matérias mais práticas foram intensificadas.

O semestre retornou em fevereiro e, devido ao aumento de casos de Covid-19, as aulas só foram reiniciadas nesta segunda-feira (21). “Estamos retomando com maior segurança, tendo em vista que, mesmo no pós-Carnaval, não houve um novo aumento de casos e é possível voltarmos com todas as medidas para dar mais conforto aos que entram nos campi”, comemora a gestora.

No entanto, algumas disciplinas estão em caráter híbrido, principalmente aquelas que dependem dos laboratórios que também estão em capacidade reduzida, e será preciso fazer a divisão de turmas. “Ainda temos turmas híbridas e outras remotas, sobretudo de professores com comorbidades, idosos e uma série de questões que permitem esse modelo”, completou Silvana Maciel.

A retomada das atividades acadêmicas presenciais na UFPB é determinada pela Resolução nº 45/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “As turmas presenciais são em maior número e os nossos alunos realmente almejam esse retorno. Temos cursos EaD, mas os cursos do presencial possuem uma necessidade de retorno à Universidade para prosseguir suas atividades, em especial as atividades práticas e a interação professor-aluno, que o remoto não consegue suprir”, defende a pró-reitora.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de março de 2022