Notícias

Artigo

Milton, um fã ilustre dos Beatles

publicado: 12/12/2023 11h23, última modificação: 12/12/2023 11h23
Lô-Borges-e-Milton-Nascimento---Augusto-K.jpg

Lô Borges (E) com Milton Nascimento (D) no show de Paul McCartney em BH - Foto: Augusto K. Nascimento/Instagram

por André Cananéa*

Com 1,5 milhão de seguidores em sua conta no Instagram, Milton Nascimento compartilhou, no sábado, 2 de dezembro, a alegria de ter recebido um convite VIP para assistir ao show de Paul McCartney na MRV Arena, em Belo Horizonte, no dia 4. Numa carta muito afetuosa, endereçada ao cocriador do Clube da Esquina, a Bônus Track, produtora responsável pela turnê do ex-Beatle no Brasil, justificava o convite para o show em BH, afinal foi a cidade que recebeu o último show de Milton, e iria receber, dali a alguns dias, o artista inglês. O texto terminava assim: “...por todas as suas viagens de carro ao som dos Beatles e por esse momento emblemático nas Minas Gerais que o viram crescer. Nos vemos lá, porque sonhos não envelhecem jamais”.

Registrado em vídeo, o momento terminava com um unboxing – como dizem os mais jovens – dos mimos enviados pela produtora, como o crachá VIP e uma camisa oficial da turnê, a qual Milton pega, olha a foto de Paul estampada no tecido e dispara: “Esse é meu ídolo!”.

Em 2010, por ocasião do lançamento do CD ...E a gente sonhando, entrevistei o cantor e compositor para a extinta versão impressa do Jornal da Paraíba e o que era para ser um papo limitado a 20 minutos, se tornou 40 minutos quando a conversa rumou para a banda em torno da qual se uniam todos os sócios do Clube da Esquina: The Beatles.

Foi aí que Milton me contou que esteve no célebre show Wings Over The World Tour, em Los Angeles (EUA), no dia 21 de junho de 1976 – Wings foi a banda que Paul montou após a dissolução dos Beatles, durou 10 anos e lançou alguns dos álbuns mais magistrais de Paul McCartney (o cofundador do Wings, Denny Laine, morreu no último dia 5).

Milton foi ao show na companhia de Maurice White, seu amigo do Earth Wind & Fire, e, de lá, partiram para um after show, um jantar em algum restaurante reservado de Los Angeles, no qual o cantor carioca também me contou ter sentado ao lado de ninguém menos que o ator Jack Nicholson. “Mal conseguia olhar para ele, de tão fã que era, mas eu também era muito tímido”, pontuou.

Esse jantar, no qual o casal Paul e Linda McCartney (ela, também integrante dos Wings) era o convidado de honra, também ficou marcado na lembrança de Milton por outro fato especial. Segundo ele, foi nesse jantar que Paul e Ringo se reencontraram com um afetuoso abraço e, segundo o intérprete de ‘Para Lennon e McCartney’ (composta por outros beatlemaníacos, Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant), uma deliciosa sobremesa.

Milton Nascimento registrou em suas redes sociais a ida ao show de Paul McCartney em BH e até o encontro com outro sócio-fundador do Clube da Esquina, Lô Borges. Infelizmente, o ex-Beatle não quis improvisar, sair do roteiro e pedir ao brasileiro para subir naquele palco mais uma vez. Teria sido histórico.

É curioso como pululam nas redes sociais imagens de famosos assistindo aos shows de Paul McCartney no Brasil, turnê que começou em Brasília, no dia 30 de novembro (eu não sou famoso, mas estive lá, e você pode ler minhas impressões através do link), passou por BH dias 2 e 3 de dezembro e nesse último fim de semana, lotou três datas no Allianz Parque, em São Paulo.

Paul e sua banda ainda se apresentam no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, amanhã (13), e, no próximo sábado (16), volta ao Maracanã, no Rio de Janeiro, estádio onde fez história ao atrair um público recorde de 184 mil pessoas em 1991, segundo informa a página oficial do músico. Extraoficialmente, especula-se que o show do Maracanã será o último da longeva carreira de sir Paul, que começou a dedilhar suas primeiras notas ali por volta de 1957, numa banda chamada The Quarrymen (da qual também faziam parte John Lennon e George Harrison).

Em seu Instagram, o advogado, idealizador do selo Discobertas e beatlemaníaco de carteirinha Marcelo Fróes reforçou essa ideia de “último show da carreira”, ao informar que a atual esposa do ex-Beatle, Nancy, já está no Brasil e cogita-se que as filhas mais velhas, Mary e Stella, estejam vindo para o Rio.

Oficialmente não há nada confirmado, apenas que esse show será, sim, o último da turnê Got Back… em 2023! A tour começou este ano e, até agora, só passou pela Austrália, México e Brasil. O show do Maracanã será transmitido, ao vivo, pelos serviços de streaming Disney+ e Star+, sábado (16), a partir das 21h15.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 12 de dezembro de 2023.