Notícias

Artigo

Os holofotes no Nordeste

publicado: 29/08/2023 00h00, última modificação: 31/08/2023 11h42
Letícia Sabatella e Vladimir Brichta no Lajedo de Pai Mateus, uma das locações de 'Romance'.jpg

Letícia Sabatella e Vladimir Brichta no Lajedo de Pai Mateus, em cena de ‘Romance’ - Foto: Reprodução

por André Cananéa*

O Nordeste está novamente na crista da onda do audiovisual brasileiro. Em menos de um mês, notícias sobre a realização de produções com nossa cultura, nossos costumes e nossa gente pipocaram feito milho no São João. E muito espiga, leitor, leitora, é paraibana. Duas produções alavancam essa nova onda, trazendo o olhar para o nosso estado: Cangaço Novo e O Auto da Compadecida 2.  A série da Amazon, disponível desde o dia 18 de agosto no catálogo da Prime Vídeo, foi quase toda rodada aqui, com locações em dez municípios, entre eles Campina Grande e Cabaceiras (leia o que escrevi sobre Cangaço Novo aqui).

A nossa Roliúde Nordestina é um dos cenários mais conhecidos no mundo quando a história se passa no Nordeste. Desde Sob o Céu Nordestino, um “rolê” que Walfredo Rodriguez realizou na Paraíba dos anos 1920, com imagens da cidade que seria utilizada em mais de 50 produções, Cabaceiras convive com luzes, câmeras e ações.

A cidade de pouco mais de cinco mil habitantes, localizada no Cariri paraibano, impulsiona o turismo e a economia com as locações que o mundo viu na tela. Nenhuma delas, entretanto, é mais importante para Cabaceiras que O Auto da Compadecida (1999).

Até ontem, quando finalizei este texto, não havia nada certo de que a cidade receberia novamente Guel Arraes e sua equipe - entre eles os atores Matheus Nachtergaele e Selton Mello - para dar vida às novas aventuras da dupla João Grilo e Chicó, eternizada por Ariano Suassuna.

Uma nota enviada há pouco mais de dez dias pela produção de O Auto da Compadecida 2 informou que as filmagens tiveram início no último dia 20 de agosto, em local incerto. A falta dessa informação me levou a crer que o filme está sendo rodado em estúdio, como é feita uma série nordestina produzida pela TV Globo, Cine Holliúdy.

Derivada do longa-metragem, Cine Holliúdy (que já contou com a participação dos artistas paraibanos Suzy Lopes, Lucas Veloso e Bixarte, por exemplo) se passa na pequena cidade de Pitombas, no interior do Ceará, mas é gravada em Areias, interior de São Paulo.

Apesar de omitir o local das filmagens, a nota afirma que O Auto da Compadecida 2 irá recriar o universo criado por Ariano ainda mais fabular e fala, até, em “produção virtual” para recriar a cidade de Taperoá nos anos 1950. No O Auto da Compadecida de 1999, Taperoá, onde se passa a ação, é recriada em Cabaceiras.

Guel Arraes não apareceu em Cabaceiras somente no final dos anos 1990, quando gravou O Auto da Compadecida. Ele retornou em 2007, quando gravou parte do drama Romance, estrelado por Wagner Moura e Letícia Sabatella, uma história que costura obras clássicas, como Romeu e Julieta e Tristão e Isolda. Para o Lajedo de Pai Mateus, além do baiano e da mineira, Guel trouxe Marco Nanini, Andréa Beltrão e Vladimir Brichta.

Romance, lançado nos cinemas em 2008, é pouco lembrado hoje em dia - e ele teve até uma pré-estreia nacional em João Pessoa no dia 11 de novembro daquele ano, com a presença do diretor, de Letícia Sabatella e da produtora do longa, Paula Lavigne. Mas é um título praticamente inexistente no streaming e a edição em DVD não é fácil de encontrar.

Por outro lado, Cabaceiras será palco de mais duas produções sobre o Cangaço, ambas focadas em Maria Bonita. Uma delas é uma série exclusiva da plataforma de streaming Star+. No papel da cangaceira está Isis Valverde, cuja chegada à cidade, na semana passada, foi registrada pela própria atriz em suas redes sociais. Sob a direção de Sérgio Machado, a narrativa ainda conta com Julio Andrade (no papel de Lampião), Chandelly Braz, Dan Ferreira e Jorge Paz, além de paraibanos como Buda Lira.

Maria Bonita também será foco do novo filme de Jayme Monjardim, que durante a passagem do diretor de A Casa das Sete Mulheres pelo Maior São João do Mundo, em junho, confirmou que as filmagens irão ocorrer em Cabaceiras e, ao que tudo indica, com produção da TV Globo.

A Globo também anunciou que está gravando uma nova inspirada na história de Lampião e Maria Bonita. Guerreiros do Sol deverá estrear na Globoplay em 2024 e terá a paraibana Isadora Cruz no papel de Rosa, par do cangaceiro Josué (Thomás Aquino, da ótima série Os Outros). Dinorah, de Cangaço Novo (a potiguar Alice Carvalho) também está no elenco.

E a gente ainda torce para que a segunda temporada de Cangaço Novo seja confirmada, e volte a ser gravada por aqui.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 29 de agosto de 2023.