Quem foi ao Ginásio O Ronaldão, em João Pessoa, na noite de ontem, pôde acompanhar o treinamento de quatro medalhistas olímpicos da ginástica artística brasileira. Rebeca Andrade, que detém o maior número de conquistas — seis medalhas, em Tóquio 2020 e Paris 2024 —, foi a que causou mais comoção entre o público, formado, em sua maioria, por crianças. Além dela, participaram do treino Júlia Soares e Lorrane Oliveira, bronze neste ano, e Arthur Nory, bronze na Rio 2016; bem como os demais atletas que participarão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. A competição tem início amanhã e vai até domingo. A enfermeira Ludmilla Luna levou a filha, Isadora, de seis anos, para assistir ao treinamento. Segundo Ludmilla, a menina é atleta de ginástica artística e ficou empolgada ao saber que o campeonato seria realizado em João Pessoa. “Ela acompanhou as Olimpíadas e se viu muito nas atletas, porque ela também fazia as apresentações de ginástica. Agora, Isadora está muito feliz de poder ver de pertinho”, contou.
Outra pessoa que marcou presença no ginásio, junto a sua filha, foi a administradora Vanessa Lopes Ribeiro. Ela é mãe de Flor, de oito anos, que treina ginástica rítmica na Vila Olímpica e estava acompanhada de suas colegas. Vanessa destacou a importância, para as meninas, de desenvolver o espírito esportivo por meio do evento. “A gente resolveu trazê-las, porque é um incentivo, uma inspiração de força e determinação. É também uma chance de elas compreenderem que o esporte é muito mais que ganhar ou perder; ele é disciplina, é compromisso e realmente une as pessoas”, afirmou. Flor demonstrou estar disposta ao aprendizado. “Eu vou me inspirar nelas e, quando eu crescer, eu vou querer ser que nem a Rebeca”, declarou a menina.
Maria Edhuarda Brito, de 10 anos, também é atleta de ginástica rítmica. Ela celebrou a possibilidade de acompanhar os treinamentos de outra modalidade do esporte e interagir com as atletas. “Eu gosto muito das meninas, acho os movimentos delas interessantes. E é muito divertido estar aqui, porque é a primeira vez que eu vejo uma famosa, que passa na TV, tão de perto, ainda mais depois que a Júlia e a Lorrane me deram um tchau”, comemorou.
Governador anuncia construção da Vila Paralímpica na capital
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2024.