Notícias

cannabis

Abrace inaugura novo laboratório

publicado: 01/08/2024 09h22, última modificação: 01/08/2024 09h22
Apresentada ontem, estrutura permitirá que a organização amplie sua capacidade de produção em 10 vezes
1 | 3
Devem passar a ser fabricados cinco mil frascos de óleos medicinais por lote | Fotos: Roberto Guedes
2 | 3
Entidade espera atender, ainda, demandas do SUS | Fotos: Roberto Guedes
3 | 3
Produtos são obtidos apenas sob prescrição | Fotos: Roberto Guedes
lab.jpg
lab2.jpg
remedio.jpg

por Samantha Pimentel*

Seguindo as normas e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o novo laboratório da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace Esperança) foi inaugurado, ontem, na sede da instituição, em João Pessoa. O espaço conta com estrutura e equipamentos de última geração e vai expandir a capacidade de produção da Abrace — que hoje conta com 50 mil associados e, com o novo ambiente, poderá atender até 100 mil pessoas.

"Com essa inauguração, a gente tem um futuro em que poderá atender mais de 100 mil pessoas, e isso é da Paraíba para o Brasil"
- Cassiano Gomes

Se, com sua antiga estrutura, a organização sem fins lucrativos conseguia produzir, por lote, 500 frascos de óleos medicinais, o laboratório recém-inaugurado tornará possível fabricar cinco mil unidades (um aumento de 900%). O espaço possui quatro setores-chave, gerenciados por farmacêuticos: produção, onde acontece a fabricação dos óleos; controle de qualidade, responsável pela análise de matérias-primas e produtos finais; logística industrial, que gerencia a movimentação interna, desde a compra de insumos até a distribuição dos produtos; e a garantia de qualidade, que fiscaliza a fabricação, garantindo que todo o processo siga as regras da Anvisa.

De acordo com o diretor-executivo e fundador da Abrace Esperança, Cassiano Gomes, este será o primeiro laboratório de cannabis medicinal do Brasil regulamentado pelo órgão sanitário federal. “Vamos buscar a aprovação da Anvisa, para que eles possam fiscalizar, aprovar e atestar que seguimos todas as regras necessárias. E, com esse laboratório, a gente vai poder mais que triplicar a nossa produção. Hoje, conseguimos ter um estoque, atender uma demanda maior e podemos, futuramente, atender demandas também do Sistema Único de Saúde [SUS]”, destacou o gestor, reforçando o potencial da entidade paraibana em contemplar pacientes de todo o país.

“Com essa inauguração, a gente tem um futuro em que poderá atender até mais do que 100 mil pessoas, e isso é da Paraíba para o Brasil, não é de São Paulo para o Brasil. Estou muito realizado”, comemorou Cassiano.

Associação também incentiva pesquisas

A inauguração da nova estrutura da Abrace também contou com a presença da diretora administrativa da associação, Camila Coelho Moraes. Ela aproveitou a ocasião para relembrar um pouco da história da entidade. “Tudo começou na casa de Cassiano, que fez o remédio pela primeira vez para sua mãe e, com isso, vários outros pacientes foram chegando, e ele foi ajudando”, relatou Camila, que também é uma das pessoas atendidas pela instituição — a qual, desde 2017, tem autorização judicial para plantar e produzir remédios derivados da planta Cannabis sativa, além de apoiar pesquisas sobre os benefícios de seu uso medicinal.

Para assegurar a credibilidade dos produtos elaborados no local, o responsável pelo espaço, Umberto Souza, frisou que este não apenas segue todas as normas necessárias ao funcionamento de um laboratório farmacêutico, como dispõe, ainda, de profissionais especializados e maquinário tecnológico de boa qualidade.

“A Abrace adquiriu equipamentos modernos e eficientes, qualificados e certificados para atender as demandas de produção e controle de qualidade. As pessoas podem esperar processos e produtos altamente confiáveis, em termos de segurança, eficácia e qualidade. Contamos com um time de técnicos especializados e experientes, tudo para atender a população que precise de acesso a esse tipo de tratamento”, ressaltou.

Ainda estiveram presentes no evento da Abrace o procurador-geral da capital, Danilo de Sousa Mota, e representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) e da Polícia Militar do estado (PMPB), além de outras autoridades locais e de empresários.

Como solicitar

Para ter acesso aos medicamentos da Abrace Esperança, é preciso, antes de tudo, que o tratamento com cannabis medicinal seja prescrito por um médico; só a partir disso se deve procurar os serviços da organização, como informou Umberto Souza. “Qualquer pessoa que precise desses medicamentos, com algum problema de saúde, tem acesso aos produtos. Aqui, na Abrace, essas pessoas precisam fazer um cadastro, se tornar associadas e, então, viram pacientes, podendo adquirir nossos medicamentos de acordo com sua receita médica”, detalhou.

Segundo o especialista, os produtos da Abrace podem ser adotados no tratamento de Alzheimer, epilepsia, dores crônicas e autismo, entre diversas outras condições e patologias. 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 01 de agosto de 2024.