Notícias

Folia de rua

Abram alas para as Muriçocas

publicado: 15/02/2023 12h22, última modificação: 15/02/2023 12h22
Expectativa dos organizadores é que mais de 500 mil pessoas se reúnam na 37a edição do maior bloco das prévias
1 | 6
Bloco mais aguardado do circuito do Folia de Rua, o Muriçocas do Miramar é a única programação do dia nas prévias 2023
2 | 6
Ano após ano, a agremiação ganha mais adeptos que transformam o bloco Muriçocas do Miramar em um dos maiores do país
3 | 6
Ano após ano, a agremiação ganha mais adeptos que transformam o bloco Muriçocas do Miramar em um dos maiores do país
4 | 6
Ano após ano, a agremiação ganha mais adeptos que transformam o bloco Muriçocas do Miramar em um dos maiores do país
5 | 6
Agentes de trânsito serão responsáveis pela orientação
6 | 6
89029397_515987612632045_6269119814891721124_n.png
CamScanner 02-05-2023 11.24_8.jpg
CamScanner 02-05-2023 11.24_10.jpg
CamScanner 02-05-2023 11.24_9.jpg
WhatsApp-Image-2023-02-13-at-10.42.48-500x500.png
WhatsApp-Image-2023-02-14-at-11.20.13-1024x683.png

A Quarta-Feira de fogo na Paraíba é marcada, há 37 anos, como o dia em que o maior bloco das prévias carnavalescas vai às ruas. Com os destaques do DJ Alok e a cantora Elba Ramalho entre as atrações, o bloco Muriçocas do Miramar deve levar, hoje, mais de meio milhão de pessoas para o circuito do Via Folia, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, na capital paraibana.

O Muriçocas do Miramar é o grande destaque do período do Folia de Rua, sendo apontado como o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, ficando atrás apenas do Galo da Madrugada, tradicional bloco de Recife-PE. Mantendo a tradição com a presença da diversidade de estilos, o bloco que comemora 37 anos em 2023 conta com trios elétricos diversos, orquestras de frevo e grupos de cultura popular.

Os trios elétricos são os grandes destaques. Abrindo os caminhos, o primeiro trio terá a presença do Mestre Fuba e convidados. Na sequência, o Muriçocas abre espaço para a música eletrônica sob o comando do DJ Alok, um dos principais nomes no cenário internacional do gênero. A cantora e compositora Elba Ramalho encerra a noite.

Além dos trios, o bloco conta com oito orquestras de frevo: a Tambaú, a de Mestre Quimba, Santarritense, PBPOP, Capital do Frevo, Paraíso Tropical, a Splok e a Pingo D’água e Folia. Para os ritmos mais percussivos, por sua vez, estão confirmados cinco grupos de cultura popular: Baticumlata, As Calungas, Urso Amigo Batucada, Maracastelo e o Maracatu de Baque Solto Leãozinho das Flores, em parceria com a Prefeitura de Pedras de Fogo.

A concentração acontece a partir das 20h, na Praça das Muriçocas, na Rua Tito Silva, no bairro do Miramar. Já o desfile da ala dos estandartes começa às 21h30, com saída da Rua José Liberato, passando pela Tito Silva, até chegar ao encontro com o primeiro trio do Mestre Fuba, que é o puxador oficial do bloco e compositor da música oficial. Com fogos de artifício silenciosos, ele irá receber os estandartes cantando o clássico hino das Muriçocas, anunciando a descida junto com os foliões.

Mantendo a tradição para dar sorte, o estandarte do ano só será conhecido na rua, com o público. Algumas características, porém, já foram informadas. O tema que baseia o estandarte é “Vida” e foi criado pela artista plástica Socorro Sobreira com a proposta de trazer a representação da muriçoca fêmea, de braços abertos e coração na mão, chamada de “Muriçoca do Bem”. Simbólico após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, a porta-estandarte será a médica cardiologista Rozeane Gondim.

A arte faz referência, ainda, à cidade de João Pessoa com destaque para a história e a cultura. “Dança ladeada de árvores, do verde sobre um ovo de onde eclodem, para uma nova era, pequenas muriçocas de todas as cores, em respeito à diversidade, a vida!”, descreveu Socorro Sobreira.

As camisas da edição estão à venda na Miramar Livros, loja localizada na Rua José Liberato, 117, Miramar, que estará aberta das 15h às 20h. O custo é de R$ 50.

Desfile começou pela iniciativa de amigos  

O Bloco Muriçocas do Miramar foi fundado em 1986 pelos moradores do bairro do Miramar. Na época, aproximadamente trinta pessoas foram conduzidas por uma carroça puxada por um jumento que carregava um pequeno equipamento sonoro com frevo.

Esse desfile na semana do Carnaval de 1986, é lembrado como o primeiro do bloco. A ideia surgiu quando os convidados de um aniversário infantil decidiram continuar a festa pelas ruas da região.

O nome do bloco foi uma homenagem aos fundadores, que nos primeiros anos saíram durante o período de Carnaval, quando a cidade estava vazia, “entregue às muriçocas”, insetos existentes em grande número no bairro. Hoje o Muriçocas do Miramar representa o “bloco mãe” do movimento Folia de Rua.

A concentração ocorre tradicionalmente na Praça Tito Silva, que ficou conhecida como Praça das Muriçocas, e segue pela Avenida Presidente Epitácio Pessoa. O evento acontece durante a Quarta-feira de Fogo.

No bloco é possível encontrar orquestras, maracatus, ala ursas, trios elétricos, estandartes em uma celebração da cultura paraibana e nordestina, com foliões fantasiados das formas mais inusitadas, além da valorização aos artistas locais, sem esquecer de renovar e dialogar com artistas de grande destaque no cenário nacional, independente do gênero musical. A palavra de ordem no bloco é a diversidade.

Em 2012, a agremiação se tornou um Patrimônio Cultural e Imaterial do estado da Paraíba, com sua importância histórica e cultural no cenário nacional reconhecidas.

Foliões terão esquema de trânsito e reforço na frota de ônibus garantidos

Para garantir a segurança viária aos foliões que vão brincar no bloco das Muriçocas do Miramar, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) montou um esquema especial de trânsito e transporte. Serão 80 agentes de mobilidade que atuarão orientando, fiscalizando e monitorando a circulação de veículos na Via Folia, como também o reforço de ônibus extras para a ida e volta do evento.

O superintendente da Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, informou que todo esquema foi pensado para proporcionar fluidez ao trânsito e reduzir os transtornos causados pelos bloqueios necessários para a montagem da estrutura na concentração na Praça das Muriçocas, o estacionamento dos trios e o deslocamento do desfile.

“As vias adjacentes e paralelas estão liberadas para o estacionamento e o trânsito local e indicamos como rotas alternativas as avenidas Beira-Rio e Rui Carneiro para deslocamento dos condutores que quiserem evitar a região onde os festejos estarão ocorrendo. Para o folião que optar por deixar o carro em casa, nossa frota de ônibus vai ser reforçada com 30 veículos extras para atender aos usuários que vão para a festa e na volta para casa”, declarou.

Via Folia, no trecho a partir da bifurcação com a Av. Rui Carneiro e o Largo de Tambaú, será bloqueada para a passagem do bloco a partir das 14h, com as equipes operacionais orientando o posicionamento dos trios elétricos, no sentido Centro/praia. Desvios do acesso de veículos começam às 17h.

As linhas que circulam na praia estarão com viagens extras de acordo com a demanda de usuários.

Guarda Civil atuará no reforço de policiamento preventivo do bloco

A Prefeitura de João Pessoa reforçou a segurança na Via Folia escalando para atuar na Avenida Epitácio Pessoa todo o efetivo de Policiamento Preventivo da Guarda Civil Metropolitana da capital nesta quarta-feira.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, o esquema de segurança que já vem acontecendo desde os primeiros dias de folia será mantido, acrescentando alguns pontos estratégicos nas proximidades da Epitácio Pessoa onde a Guarda se fará presente. “Iremos manter praticamente o mesmo esquema de segurança que já vem dando certo, acrescentando diversos bloqueios com o policiamento preventivo da Guarda posicionado em 17 pontos estratégicos desde o início da Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré, com equipes realizando ainda o isolamento nas ruas paralelas ao corredor da folia” disse João Almeida.

Serão 16 viaturas da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, além da equipe de Moto patrulhamento. A força-tarefa para a segurança do bloco deve contar ainda com pelotões dentro da Via Folia realizando o patrulhamento a pé. A tecnologia também será usada a favor do bloco e dos foliões. O ônibus de monitoramento receberá imagens de monitoramento em tempo real.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de fevereiro de 2023.