Braiscompany

Mais de R$ 15 mi são bloqueados

publicado: 23/02/2023 12h37, última modificação: 23/02/2023 12h37
PF diz que corretoras de ativos virtuais do Brasil imobilizaram os criptoativos alugados pela empresa
WhatsApp Image 2023-02-22 at 19.40.48 VALENDO.jpg

A Operação Halving deflagrada pela Polícia Federal investiga o casal de sócios líder da gestora de criptoativos campinense - Foto: Reprodução/Instagram

por Carol Cassoli

Mais de R$ 15 milhões em criptoativos alugados pela Braiscompany estão bloqueados em diversas corretoras de ativos virtuais do Brasil, como a Binance, uma das maiores do país no ramo. A informação foi cedida pela Polícia Federal e é um dos resultados preliminares da Operação Halving, que investiga o casal de sócios líder da gestora de criptoativos campinense.

Parte das contas de pessoas que operam criptoativos alugados para a Braiscompany foram bloqueadas no fim da tarde de ontem. Apesar de não citar o nome das pessoas cujos bens foram imobilizados, a Polícia Federal afirma que o valor retido se aproxima dos R$ 15,3 milhões. Além de observar a obstrução das contas vinculadas às corretoras de criptoativos (conhecidas no mercado financeiro digital como exchanges), a Polícia Federal informou que também está levantando informações sobre a realização de bloqueios no sistema financeiro tradicional.

As atividades da Braiscompany, que tem mais de 10 mil contratos com investidores de todo o país, foram suspensas há uma semana a pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Isto porque os sócios que lideram a empresa, Antonio Inácio da Silva Neto, e sua esposa, Fabrícia Farias Campos, são suspeitos de crimes contra o sistema financeiro e também contra o mercado de capitais no país.

Na última quinta-feira (16), foram expedidos pela Justiça dois mandados de prisão temporária para os sócios da empresa especializada na gestão de criptoativos e, desde então, Antonio e Fabrícia estão foragidos. A Operação Halving, que investiga a atuação da Braiscompany foi deflagrada em Campina Grande, João Pessoa e em São Paulo e determinou o bloqueio de R$ 45 milhões em bens e valores na quinta. Agora, com o bloqueio nas exchanges, já são R$ 60,3 milhões imobilizados.

Ainda que esteja em crise desde dezembro passado, tenha sido interditada na última semana e seus donos estejam foragidos da Justiça, a Braiscompany continua elevando, nas redes sociais, um discurso relacionado à estabilidade e segurança financeira. Nessa quarta-feira, a operadora de criptoativos publicou no Twitter sobre as boas práticas da empresa. “Esse ano, o mercado cripto será marcado pela conformidade regulatória e pela proteção do usuário. Aqui o futuro e as boas práticas de governança são hoje”, garante a publicação.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de fevereiro de 2023.