IMÓVEIS EM colapso

Ação mapeia Centro Histórico de JP

publicado: 31/07/2024 08h48, última modificação: 31/07/2024 08h48
Objetivo da iniciativa é identificar construções que ofereçam riscos estruturais e de incêndio, por falta de manutenção
1 | 2
Equipes estão vistoriando casas, lojas e espaços públicos para detectar as edificações que apresentam mais perigo de acidentes | Fotos: Kleide Teixeira/Secom-JP
2 | 2
Divulgacao3 Secom-JP.jpg
Divulgacao2 Secom-JP.jpg

Imóveis do Centro Histórico de João Pessoa estão passando por um mapeamento que identificará as construções em risco de colapso. A iniciativa, que teve início ontem, é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).

Acesso
Proprietários serão identificados e notificados para permitir a entrada das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que farão inspeções internas

Nesta primeira parte da ação, que será realizada em etapas, as equipes registram o nome da rua e o número da edificação dos primeiros imóveis; depois, encaminham esses dados para a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que vai identificar e notificar os proprietários para que, posteriormente, permitam o acesso das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A partir de então, a Defesa Civil avaliará a estrutura dos imóveis e, quando necessário, interditará aqueles que oferecerem risco, enquanto o Corpo de Bombeiros fará inspeções nas medidas de segurança contra incêndio — verificando, por exemplo, as instalações elétricas desses prédios.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, essa operação é de extrema importância para a preservação do Centro Histórico de João Pessoa. “Neste primeiro momento, dividimos o grupo em três equipes, cada uma com representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Crea-PB, para iniciar o mapeamento dos imóveis que, aparentemente, apresentam riscos”, explicou.

O tenente-coronel Aragão, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, acrescentou que o objetivo é identificar as edificações que ofereçam riscos, sejam estruturais sejam de incêndio. “Em um segundo momento, faremos as intervenções necessárias para prevenir acidentes nesses prédios”, disse.

A ação de mapeamento também conta com a participação do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB).

Como acionar

A Defesa Civil funciona durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 — que está em fase experimental — ou pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de julho de 2024.