Opera Paraíba

Mais de 130 mil cirurgias no estado

publicado: 31/07/2024 08h55, última modificação: 31/07/2024 08h55
Instituído em 2019, programa facilitou o acesso da população às intervenções e reduziu as filas de espera
Divulgacao Secom-PB.jpeg

As operações são executadas com o uso de técnica minimamente invasiva, por meio de videolaparoscopia, o que garante recuperação mais rápida | Foto: Divulgação/Secom-PB

O programa Opera Paraíba realizou, até o mês passado, um total de 131.271 mil cirurgias eletivas, em todo o estado, desde a sua implantação. Criado pelo Governo da Paraíba, em 2019, com o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir a fila de espera por um procedimento, o programa está presente nas três macrorregiões de saúde da Paraíba, alcançando a população dos 223 municípios. Todas as cirurgias ofertadas pelo programa são realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os números são liderados pelas cirurgias oftalmológicas, ginecológicas, ortopédicas e de otorrinolaringologia. Outro destaque do programa são os procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias bariátricas, que foram implantadas no fim de 2022 e já somam mais de 450 intervenções.

Colocação
Áreas de oftalmologia, ginecologia, ortopedia e otorrinolaringologia foram as que tiveram maior número de procedimentos

A cuidadora de idosos Jarde Francielly, de 23 anos, da cidade de Pocinhos, diz que sonhava em fazer a cirurgia bariátrica, para ter mais qualidade de vida. “As atividades diárias — que, para muitos, são fáceis de fazer — representavam um sacrifício muito grande para mim. Eu sentia muita dor e muito cansaço. Qualquer coisa que eu fizesse logo me cansava, por conta do peso. Por isso, eu procurei o programa. Hoje eu sou outra pessoa”, conta, satisfeita.

As cirurgias do Opera Paraíba são realizadas no Hospital do Servidor Edson Ramalho e na Maternidade Frei Damião, ambos em João Pessoa; no Hospital de Clínicas, em Campina Grande; no Hospital Regional de Sousa; no Hospital Regional de Monteiro; e no Hospital Regional de Picuí. Em todas as unidades, os procedimentos são executados com o uso de técnica minimamente invasiva, por meio de videolaparoscopia, garantindo uma recuperação mais rápida aos pacientes.

As intervenções de endometriose, as ortopédicas (joelho, ombro, quadril e mão) e as pediátricas também atendem uma grande demanda dos usuários cadastrados no programa.

Ampliação

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Arimatheus Reis, o resultado apresentado pelo programa reflete o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em interiorizar a iniciativa. “A marca de mais de 130 mil cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba é uma conquista para todos nós, que fazemos a saúde do Governo do Estado. O Opera já se consolidou como o grande programa de cirurgias eletivas do Brasil, promovendo a interiorização da assistência à saúde com qualidade e efetividade, em todas as regiões paraibanas”, enfatizou.

Ainda segundo o secretário de Saúde, a meta para os próximos meses é ampliar a quantidade de procedimentos ofertados. “Estamos trabalhando na expansão do programa, cobrindo mais procedimentos e novas especialidades”, disse. Para participar do programa, é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de julho de 2024.