Notícias

RECESSO ESCOLAR

Ações de férias educam divertindo

publicado: 18/07/2024 08h46, última modificação: 18/07/2024 08h46
Ao longo de todo o mês, atividades didáticas, culturais e esportivas compõem programação especial para as crianças
Até o dia 26 de julho, projeto “Férias Funesc” promove apresentações gratuitas de circo, dança, música e teatro, entre outras | Foto: Thercles Silva/Funesc

Até o dia 26 de julho, projeto “Férias Funesc” promove apresentações gratuitas de circo, dança, música e teatro, entre outras | Foto: Thercles Silva/Funesc

O mês de julho segue repleto de atrações especiais para as férias escolares do público infantil. Por exemplo, a última terça-feira (16) marcou o início da quarta edição do projeto “Férias Funesc”, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que se estende até o próximo dia 26.

A programação da iniciativa inclui atividades com artes visuais, cinema, circo, dança, música e teatro, entre outras. Além de João Pessoa, as ações do projeto também acontecem em Campina Grande, no Cineteatro São José, e em Cajazeiras, no Teatro Íracles Brocos Pires.

Na capital, as atividades ocorrem no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho. Para participar, as crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis. As atrações são gratuitas, com exceção da visita ao planetário, cujas entradas custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Aprendizado ambiental é destaque na agenda do Parque Arruda Câmara

Além de jogos, mostras e oficinas, a Bica oferece passeios educativos ao público infantil | Foto: Roberto GuedesHá, ainda, opções para aproveitar as férias escolares ao ar livre, em contato com a natureza. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) promove, desde o dia 2 de julho, uma programação especial para o período, com diversas atividades que exploram temas de educação ambiental para o público infantil. As ações continuam até o último dia do mês e são gratuitas, abertas a todos os visitantes do local, incluindo jogos, oficinas e trilhas.

“Os jogos geralmente são feitos com materiais reciclados. Temos jogos da velha, jogos de memória, quebra-cabeças e atividades de pintura”, explica Igor Brito, educador ambiental do parque.

As atividades são realizadas de terça-feira a sábado, com turnos pela manhã (a partir das 8h30) e pela tarde (a partir das 14h). Uma das primeiras ações nas terças é a produção de bandejas de alimentação, enquanto que, mais tarde, são contadas a história da Bica e de sua famosa fonte, além de ocorrer a chamada “Trilha da Água”. Já às quartas-feiras, os destaques matinais são o “Passarinhando na Bica” e uma visita ao recinto local das aves, sendo que, à tarde, as crianças são convidadas a participar da “Trilha da Biodiversidade” e de jogos com um tabuleiro gigante.

Para animar as manhãs de quinta-feira, a Bica oferece a “Oficina dos 3Rs” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e a produção de estampas de ecobag com tinta natural. Nas tardes, o público infantil descobre a importância do enriquecimento ambiental, conjunto de técnicas que visam melhorar a qualidade de vida da fauna mantida em zoológicos. As atividades de sexta-feira incluem a observação do banho de sol dos répteis e a exposição de animais taxidermizados — ou seja, manequins elaborados a partir de peles preservadas de espécimes mortos. Por fim, os sábados e domingos são reservados para a realização de palestras e mostras de organizações não governamentais (ONGs).

Para aproveitar a agenda de férias da Bica, é preciso visitar o setor de Educação Ambiental do parque, no horário da atividade de interesse, trajando sapatos fechados. “Para duas atividades, é preciso chegar com antecedência, porque há um limite de participantes: o ‘Passarinhando’, que tem um limite de 20 pessoas, e a atividade de estampar ecobags”, informa Igor.

Colônias

Outras opções para enriquecer o tempo livre das crianças são as populares colônias de férias. O IE Colégio e Curso, por exemplo, realiza ações de imersão até o dia 26 de julho. Entre elas, estão festas do pijama, caça ao tesouro, sessões de cinema, desfiles de moda, piqueniques, banhos de piscina, gincanas e partidas de futsal. Os pais podem adquirir pacotes com atividades integrais ou apenas de um único turno (manhã ou tarde). As inscrições devem ser solicitadas por meio do telefone (83) 3221-2288.

A colônia de férias da escola IPEI também prossegue até o próximo dia 26, mas se restringe a crianças com idade entre três e 10 anos. Oficinas de jardinagem, culinária, festivais de curtas-metragens, pintura corporal, banhos de argila e mangueira, piqueniques e trilhas são algumas das atrações da programação. O valor dos pacotes varia conforme a quantidade de dias escolhidos, e a inscrição é feita por meio dos telefones (83) 3235-1768 ou (83) 98868-1695.

Eventos ao ar livre são contraponto sadio a malefícios da rotina digital

Em Patos, colônia de férias uniu entretenimento ao desenvolvimento das crianças  | Foto: Lusângela Azevêdopor Lusângela Azevêdo*

A cidade de Patos, no Sertão do estado, também disponibiliza várias opções de inclusão e diversão para as crianças do município aproveitarem o recesso escolar. Além dos cinemas, clubes e praças com brinquedos, as colônias de férias, realizadas por algumas escolas locais, se destacam no período por realizar atividades lúdicas em espaços seguros, promovendo tanto o entretenimento quanto o desenvolvimento do público infantil, cujo lazer, durante a rotina doméstica, se concentra, muitas vezes, nos aparelhos digitais ou eletrônicos.

Na última semana, por exemplo, o Colégio e Curso Fera Patos organizou “A Fazendinha”, uma série de ações especiais e brincadeiras com seus alunos. Ao longo de cinco dias, as crianças se integraram em meio a uma programação que reuniu esportes, culinária, interação com animais e produções culturais.

“As férias são, de fato, um momento para o descanso. No entanto, o desenvolvimento da criança não precisa ser deixado de lado [no período]. É incrível observar como as crianças reagem positivamente quando têm a oportunidade de brincar em um espaço lúdico e ao ar livre. Mesmo em tempos de internet, elas rapidamente se envolvem nas atividades físicas interativas”, observa Gilmara Barbosa, professora do Fera Patos. “A liberdade de correr, pular e criar suas próprias aventuras é algo que elas abraçam com muito entusiasmo, com muita alegria”, complementa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de julho de 2024.