Para enfrentar o problema da grande população de animais errantes na capital paraibana, teve início, em Mangabeira, o projeto Castramóvel nos Bairros, uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (Secupa). O projeto, que começou na última segunda-feira (13), permanecerá no bairro até o dia 27 deste mês.
Na próxima segunda-feira (20), serão distribuídas 200 fichas para o cadastro e a realização do exame de hemograma. Para efetuar o agendamento, os tutores devem comparecer ao estacionamento do Mangabeira Shopping, a partir das 7h30. É necessário levar o animal, bem como o documento de identidade do tutor e o comprovante de residência. Essa ação tem como foco a castração de felinos machos e fêmeas. É necessário que os gatos estejam saudáveis e tenham de oito meses a seis anos. Os animais que forem aprovados após os exames de sangue, terão as cirurgias iniciadas a partir da terça-feira (21). Serão castrados cerca de 30 gatos por dia.
Segundo o chefe de Gabinete da Secupa, Artur Buriti, em entrevista para o Jornal Estadual, veiculado pela Rádio Tabajara, o serviço itinerante passará por todas as regiões da cidade. Durante os primeiros agendamentos para as castrações, no começo desta semana, houve o cadastro de 97 animais. Os procedimentos ocorrem até a próxima sexta-feira (17).
“Eu soube do projeto por meio de uma amiga. Já fazia um tempo que eu queria castrar minhas gatinhas. Então foi realmente uma luz para mim”, comentou a estudante Edilane Batista, que levou sua gata, ontem, para realizar o procedimento, no estande instalado no Mangabeira Shopping.
Marina Santos também estava no local para castrar a sua gata e explicou que o agendamento foi bem tranquilo. “Eu trouxe na segunda, realizaram o exame de sangue dela, viram que estava tudo bem e já marcaram para hoje. Deu tudo certo”, comentou.
Ainda neste mês, de acordo com Artur, o projeto chegará ao bairro do Bessa, indo, em seguida, para os bairros do Cristo e de Jaguaribe. As datas serão divulgadas por meio das redes sociais e do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Segundo o chefe de Gabinete da Secupa, não há uma média de quantos dias o Castramóvel ficará em cada região, porque a duração dependerá da necessidade da localidade. “A gente vai permanecer quase 15 dias em Mangabeira porque é um bairro muito populoso. Nos demais, vai depender da demanda, e a gente pode ficar cerca de cinco a sete dias”, comentou Artur.
O projeto tem como foco a castração em felinos; contudo, a secretaria também realiza o procedimento em cães. O agendamento para esses animais pode ser realizado por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, e as castrações são realizadas tanto no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses como na Clínica Pet, localizada no Mercado Central.
A expectativa é que, após um ano de projeto, tenha-se um total de cinco a seis mil animais castrados. “A gente trabalha no intuito de amenizar o sofrimento dos animais, principalmente os de rua. Além de evitar a proliferação desenfreada que existe, a gente também atua na saúde. A castração é benéfica para o animal: pode evitar o câncer de mama e outras doenças”, explicou Artur Buriti.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de Outubro de 2025.