por Thadeu Rodrigues*
A retomada presencial do São João de Campina Grande deve incrementar a movimentação de passageiros no Aeroporto João Suassuna em até 88% no mês de julho, em comparação com o mesmo período de 2019, última vez em que os festejos foram realizados. A estimativa é da empresa Aena Brasil, administradora do bloco Nordeste de aeroportos. A expectativa é que 23.956 passageiros passem pelo terminal, entre embarques e desembarques. Com relação ao número de voos, o aumento deve ser de 46%, passando de 162 para 236.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destaca que o impacto positivo ocorre pela comparação ao período em que não havia possibilidade de realização das festas, por conta da pandemia da Covid-19. “São voos extras e fretados, especificamente para o período festivo do São João”, comenta.
A estimativa da Aena para o mês de junho é de 224 voos, uma alta de 33% sobre os 168 do mesmo mês de 2019. Já quanto à movimentação de passageiros, deve haver um aumento de 74%, passando de 12.920 para 22.478. Os dados estimados pela Aena foram divulgados na semana passada, em uma reunião com os associados do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes de Campina Grande (SindCampina).
Conforme o presidente da Aena Brasil, Fernando Santiago, a ampliação dos voos são das companhias Gol e Azul Linhas Aéreas. Ele afirma que foram iniciadas obras de melhorias na estrutura do aeroporto para duplicar a capacidade de operação dentro de um ano.
Castro Pinto
De acordo com Ruth Avelino, o São João de Campina Grande também vai aumentar a movimentação do Aeroporto Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. “Teremos voos fretados da Azul, vindos dos aeroportos de Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais. Não tenho os dados das companhias aéreas, mas pode haver um crescimento de até 20% no Aeroporto Castro Pinto nesses dois meses”.
A presidente da PBTur explica que o turismo de João Pessoa é beneficiado pelo São João de Campina Grande, neste período. “A ocupação hoteleira de Campina nos finais de semana, dia de São João e feriado de Corpus Christi já está em 100%, as poucas vagas que restam, são para os dias de semana, quando também há programação. Para João Pessoa, em junho, a média é de 60%, o que é um índice muito bom. Em julho deve crescer, por conta das férias escolares”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 31 de maio de 2022