Notícias

na paraíba

Aeroportos têm alta de passageiros

publicado: 24/01/2025 08h33, última modificação: 24/01/2025 08h33
Aumento do número de embarque e desembarque do aeródromo pessoense foi de 12%, e o do campinense foi de 15%
Imagem1.jpg

Aeroporto Internacional Castro Pinto, na capital, e o Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina, registraram 1,86 milhão de passageiros em 2024 | Foto: Julio Cezar Peres

por Emerson da Cunha e Maria Beatriz Oliveira*

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, e o Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, registraram juntos 1,86 milhão de embarques e desembarques na Paraíba em 2024. Os dados são da Aena, empresa aeroportuária responsável pela gestão dos dois aeródromos no estado. A informação foi apresentada durante coletivas de imprensa realizadas ontem (23), em Campina Grande, e na quarta-feira (22), em João Pessoa.

 Do total de passageiros, João Pessoa correspondeu a cerca de 1,6 milhão de embarques e desembarques, e Campina Grande, a um total de 260 mil em todo o ano de 2024. No caso do aeroporto pessoense, o aumento foi de 12,2% em relação ao ano anterior. Em relação ao campo de aviação campinense, o aumento foi maior, chegando a 15%, quando comparado a 2023. Foram mais de 20 mil operações de pouso e decolagem nos dois aeroportos, um aumento em torno de 20% se comparados aos números de 2023.

No caso de João Pessoa, o aeródromo chegou a receber 6.902 passageiros em um único dia, especificamente, na data de 14 de janeiro do ano passado, distribuídos em 47 operações de pousos e decolagens. O número foi 57,3% maior quando comparado com a média diária de passageiros, de 4.387 viajantes. Além disso, o período dos Jogos da Juventude, sediados na capital, atraiu 148 mil passageiros no mês de novembro, alta de 22% em relação ao mesmo mês de 2023.

Para o diretor de Relações Institucionais, Comunicações e ESG da Aena Brasil, Marcelo Bento, o crescimento superou as expectativas para 2024, especialmente porque, no caso de outros aeroportos, houve recuperação dos números desde 2019, mas com crescimentos mais tímidos. Isso reflete o esforço da Paraíba para atrair mais visitantes. “A gente espera que, em 2025, aconteça a mesma coisa, uma vez que todo investimento continua sendo feito. A gente está olhando adaptações para atender com total conforto passageiros adicionais. Isso envolve pequenas providências, como ampliar capacidade de raio-X, de check-in, dos portões de embarque. Não são grandes obras, são coisas simples de serem feitas, que nos ajudam a suportar, com toda qualidade, esse aumento de demanda, até que chegue o momento de nova ampliação. Para 2025, a gente espera um incremento em linha com 2024”, explica Bento.

A secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, reforça que os resultados vêm em linha com os esforços do Governo Estadual e que, embora a entrada seja, muitas vezes, por João Pessoa ou Campina Grande, e as pessoas possam conhecer essas cidades, a proposta é que outras opções de turismo e lazer no estado também sejam contempladas pelos visitantes.

“A ampliação da malha é resultado de um trabalho que nos dá uma alegria muito grande. Estamos no caminho certo, com vários atores envolvidos. Há esse trabalho de interiorização, para que o turista venha e a gente possa apresentar a Paraíba com vários destinos. O que a gente quer é que o passageiro possa usufruir da nossa capital, do Centro Histórico, do nosso Litoral, das cidades, mas também possa conhecer o Brejo paraibano, o município de Campina Grande, o Parque Estadual da Pedra da Boca, referência no Brasil do turismo de aventura. É um trabalho de infraestrutura que o Governo do Estado vem realizando, mas também de promoção, como é o caso da Rota dos Engenhos”, coloca Lucas.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, reforça a sinergia entre o órgão, a Aena e o trade turístico do estado, além do trabalho junto com as operadoras para ampliação do fluxo turístico de visitantes para a Paraíba e para tornar o estado um dos melhores destinos do Brasil. “É importante que esses novos voos possam trazer ainda mais desenvolvimento turístico aqui para a Paraíba. Isso influencia em nosso planejamento porque a gente trabalha com a ampliação de fluxo de visitantes. Ter um bom aeroporto e horários flexíveis faz com que a gente possa dar ainda mais qualidade e opções para aqueles brasileiros que escolherão ou já escolheram a Paraíba para passar férias ao longo de 2025”, declara Lucena.

Campina

O aeroporto de Campina Grande, por sua vez, teve como principal data de recepção de viajantes o dia de 22 de junho, com 1.683 passageiros distribuídos em 21 voos. O número foi 72% maior que a média diária do ano de 2024, que ficou em 978 viajantes. A data dialoga com o período junino, época em que o aeródromo recebeu o maior número de visitantes — foram 34.803 passageiros recebidos no mês de junho, 53,8% a mais que no mesmo período do ano de 2023.

Ao comentar a ampliação de 15% no número de passageiros na Rainha da Borborema, Marcelo Bento apontou a reforma realizada em 2023 como sendo o principal fator para o crescimento na movimentação do local. “Somos a maior operadora aeroportuária do mundo, então, ao assumirmos o controle do aeroporto de Campina Grande, fomos logo em busca de melhorias como a revitalização da faixada, a climatização das salas de embarque, desembarque e check-in, além de investimentos em sustentabilidade, usando 100% de energia renovável no lugar”, salientou Marcelo.

Além da reforma, outra razão para a alta obtida no aeroporto da Rainha da Borborema foram os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado. “A Aena tem sido uma grande parceira da Paraíba, ofertando um trabalho constante e com muita abertura para diálogo com a Secretaria de Turismo (SETD–PB) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz–PB). É dessa forma que, mesmo com uma grande crise no mercado da aviação, Campina Grande ainda consegue ter números incríveis. Em 2023, tivemos somente 133 mil passageiros aqui e, dentro de um ano, conseguimos praticamente dobrar essa quantidade”, comemorou Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de janeiro de 2025.