Notícias

Aesa descarta boatos de grandes tempestades na PB

publicado: 08/07/2017 00h05, última modificação: 08/07/2017 10h07
chuvas.jpg

De acordo com a Aesa, o final de semana reserva apenas chuvas comuns de moderada ou forte intensidade - Foto: Flickr/Ana Almeida

tags: aesa , capitania dos portos , chuvas , joão pessoa , tempestades


Teresa Duarte

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) tranquiliza a população descartando que um 'furacão' esteja se formando no oceano e atinja o litoral paraibano nesse fim de semana. As redes sociais têm divulgado uma forte tempestade, que seria a pior chuva dos últimos 50 anos na Paraíba.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, as informações veiculadas nas redes não são oficiais, 'são boatos para alarmar a sociedade'. Ela advertiu para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na faixa litorânea do Estado e disse que a população deve tomar as providências comuns em caso de chuvas fortes.

Nas redes sociais foram veiculadas informações acerca de um comunicado do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). O comunicado alerta que o tempo indica muita precipitação, com previsão de mais ocorrências de fortes chuvas, colocando João Pessoa e outras 67 cidades da Paraíba em risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

A Capitania dos Portos da Paraíba também emitiu alerta de ressaca em todo o Litoral paraibano. O aviso, que é válido até as 9h de amanhã, informa à população sobre ondas que podem chegar aos 2,5 metros. Segundo a Capitania dos Portos, a orientação é de que pescadores que usem embarcações de pequeno e médio porte evitem a navegação durante o período de ressaca.

Além disso, a Capitania pede que embarcações de médio a grande porte redobrem a atenção quanto ao material de salvamento, estado geral do casco e dos motores, bomba de esgoto do porão, além de equipamentos de rádio e outros itens de segurança. Aos praticantes de esportes náuticos, a Capitania solicita que evitem a prática desses esportes nesse período. Em caso de emergência, deve-se entrar em contato com a Capitania dos Portos através dos telefones 0800 281 3071 (Disque Segurança de Navegação); 185 (Salvamar Nordeste); (83) 3241-2805 (plantão da Capitania); ou o WhatsApp (83) 9 9302-9294.

A concessionária de energia elétrica que abastece o estado paraibano também emitiu nota após as previsões, alertando a população sobre os riscos de acidente e descargas elétricas. De acordo com a concessionária, é importante que durante as chuvas com raios, a população retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. Em caso de urgência, ligue a qualquer hora para 0800 083 0196.