Maior volume acumulado de chuva, ontem, foi no bairro do Cuiá, com 53,6 mm, seguido do Cristo Redentor, com 50,4 mm

Alerta laranja: áreas de risco estão sendo monitoradas

publicado: 10/06/2022 08h56, última modificação: 10/06/2022 08h56
Chuvas.png

Foto: Secom-PB

por Sara Gomes*

O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meterologia ( Inmet), sobre a possibilidade de chuvas intensas, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, segue até as 10h de hoje. A previsão é que chova entre 50 a 100 mm, por dia, em João Pessoa e em outros 14 municípios do Estado. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) segue com as equipes de prontidão, monitorando as áreas de risco (barreiras, encostas e comunidades ribeirinhas) para evitar transtornos à população. Nas últimas 24 horas, choveu em média 50 milímetros (até as 15h de ontem) em João Pessoa, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades de áreas de risco, segundo o aviso meteorológico do Inmet divulgado na manhã de ontem. Os municípios em alerta laranja estão situados no Litoral e Mata paraibana, entre eles: Alhandra, Baía da Traição, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto. O Inmet orienta que as pessoas observem alteração nas encostas e evitem enfrentar o mau tempo e usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Volume de chuvas

Nas últimas 24 horas choveu 64.6mm no bairro de Cuiá; 61.4mm no Cristo Redentor; 60.2 no bairro do Grotão; 51.4, em Manaíra; 42.8, em Tambauzinho. No bairro de Altiplano, foi registrado o menor acúmulo de chuva, 28mm. Até a tarde de ontem, não houve registro de ocorrências.

O coordenador da Defesa Civil do município de João Pessoa, coronel Kelson Chaves ressaltou a importância das ações preventivas das Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Defesa Civil para garantir o sucesso das operações no período chuvoso. “Desde o início da gestão, estamos fazendo ações para prevenir desastres nas comunidades ribeirinhas da cidade. Toda a faixa que compreende o complexo beira-rio está sendo monitorado pelos órgãos parceiros”, enfatizou.

Defesa Civil

Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

Semam

Em caso de árvores que apresentem risco de tombamento, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disponibiliza o telefone da Divisão de Arborização e Reflorestamento, o (83)9-8645 8430, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E para casos mais urgentes, é possível acionar a Semam também pelo Disque Denúncia - 3218-9208, que funciona como WhatsApp, recebendo vídeos e áudios. Os técnicos da Semam estão vistoriando as áreas verdes, checando se há árvores que apresentem riscos de cair.

Seinfra

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) intensificou os serviços de manutenção de galerias em nove bairros nesta quinta-feira (9). O objetivo foi evitar pontos de alagamento, com trabalhos de limpeza, remoção de entulhos e sucção de águas represadas. Já a Operação Tapa-Buraco, que estava programada para acontecer em 20 bairros, foi suspensa nesta quinta devido ao tempo chuvoso. A ação é realizada pela Diretoria de Manutenção e Conservação da Seinfra (DMC).

Aesa

Nesta sexta-feira, o céu deverá amanhecer nublado com chuvas a qualquer hora no Litoral, Brejo e Agreste. No Sertão e Alto Sertão, o céu estará parcialmente nublado e poderão ocorrer chuvas pontuais, segundo previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O órgão também prevê temperaturas de 17º, no Cariri e de 18º, no Brejo paraibano. Já a temperatura mínima no Litoral será 22 graus.

Os termômetros devem continuar baixando gradativamente até o mês de agosto, quando são registradas as menores temperaturas na Paraíba. “Elas geralmente ocorrem no Cariri, Curimataú e Sertão, regiões que possuem uma amplitude térmica bastante elevada. No Cariri, por exemplo, podemos ter registros de 12º, durante a madrugada e 30º, no começo da tarde” explicou a meteorologista Carmem Becker.

Semob-JP

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (9), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) monitora, por meio dos agentes de mobilidade em campo e das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott), os pontos de maior demanda de tráfego nas principais vias da capital.

Foram detectados pontos de alagamento na Avenida Dom Pedro II (Ibama) e na Avenida Sanhauá (em frente à CBTU), onde os veículos transitaram com dificuldade e velocidade reduzida. A ocorrência positiva é que os semáforos não apresentaram falhas desde o início da manhã.

A Semob-JP recomenda atenção redobrada ao transitar nas vias em período chuvoso, mantendo uma distância maior do veículo da frente, usando os faróis baixos, guiando-se pelas linhas e tachões no solo, acionando o limpador de para-brisas e dirigindo com velocidade reduzida, evitando freadas bruscas.

Urgências de trânsito

São disponibilizados dois números para contato: o Disk 118 e o 9 8760-2134 (WhatsApp). Com isso, o órgão de mobilidade recebe informações de ocorrências sobre acidentes, semáforos com defeito, entre outros assuntos, onde uma equipe é acionada ao local para solucionar o problema em tempo real. A população pode consultar mais informações sobre as ocorrências de trânsito da capital nas redes sociais oficiais da Semob-JP (@semobjp – Instagram e @transitosemobjp – Twitter).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de junho de 2022