Notícias

Queima de fogos no Parque do Povo às 23h marca oficialmente a abertura da festa, cuja programação terá 31 dias

Maior São João do Mundo: hoje começa a festança em Campina

publicado: 10/06/2022 08h39, última modificação: 10/06/2022 08h39
finalizacao_festa_junina_praca_povo_cg_fabiana_veloso (31).JPG

Foto: Fabiana Veloso

por Giovannia Brito*

Chegou o dia tão esperado pelos admiradores do forró. Começa hoje o Maior São João do Mundo em Campina Grande. Foram dois anos sem nenhum arrasta-pé em virtude da pandemia da Covid-19. O mais autêntico ritmo nordestino volta a ecoar pelos 42 mil metros do Parque do Povo, além dos distritos de Galante e São José da Mata, nas casas de shows, bares e restaurantes da cidade. Até o dia 10 de julho serão mais de 500 atrações se apresentando no palco principal, palhoças, pirâmide e palco cultural no que os forrozeiros se acostumaram a chamar de “Quartel General do Forró”.

A festa será aberta oficialmente hoje, às 23h, com queima de fogos ao som da musica “Olha pro céu meu amor”. Em seguida, a primeira noite de forró inicia com shows de Flávio José, Xand Avião, Nonato Neto e João Lacerda.

Os números dos festejos juninos da Rainha da Borborema dão a dimensão do evento. Serão 31 noites de festa, onde são esperadas que cerca de dois milhões de pessoas passem pela cidade para curtir o forró. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina estima que cerca de três mil postos de trabalho sejam gerados de forma direta e indiretamente. O órgão acredita que o volume de recursos injetados na economia local seja de cerca de R$ 300 milhões.

“Temos uma demanda reprimida que faz com que possamos fazer essa projeção. Os hotéis da cidade estão lotados, teremos voos diretos de São Paulo para Campina Grande trazendo turistas, toda cadeia produtiva da cidade está aquecida com programação noturna e diurna”, informou o coordenador de Turismo do município, Miguel Angelo Gomes.

Ontem, por todo o Parque do Povo, comerciantes e colaboradores da festa corriam de um lado para o outro em busca de finalizar a estrutura do palco principal, camarotes, três palhoças do forró, a pirâmide e a cidade cenográfica com uma réplica dos Correios e Telégrafos, o Cine Eldorado, Catedral Nossa Senhora da Conceição e o Beco da Pororoca.

Otimismo de bares 

Por toda extensão do Parque do Povo, barracas, quiosques, lanchonetes e restaurantes estarão lado a lado oferecendo uma diversidade de bebidas e comidas.

“Quando chega junho, alguns dos principais restaurantes e bares da cidade se instalam dentro da área de shows. Temos ciência do quanto gira de recursos com a chegada de turistas em busca de uma boa comida, de um bom atendimento ao som do forró”, informou o presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e similares de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Júnior.

Um casal de comerciantes bem tradicional do Parque do Povo está entusiasmado para festa, e dá os toques finais para começar a receber a clientela. Lucia de Fátima de Lima e Ivanildo Valério Fernandes têm um quiosque bem ao lado da Pirâmide do Parque do Povo. Ontem, eles passaram o dia ornamentando e levando os produtos para preparar lanches e as bebidas.

“Nossa especialidade é vender a cachaça com alguns sabores, ou como alguns costumam dizer por aqui, a cachaça temperada. Ela vende bastante, principalmente quando está chovendo ou frio. O pessoal adora para se esquentar e dançar um bom forró”, disse Lúcia de Fátima.

Palco principal

O palco principal do Maior São João do Mundo será chamado de Genival Lacerda, em homenagem ao cantor paraibano, nascido em Campina Grande e um dos principais nomes do forró. Ele morreu aos 89 anos, em janeiro de 2021, em decorrência de complicações da Covid-19.

Atrações

Amanhã a festa continua no Parque do Povo com shows de Zezo, Mano Walter, Luan Estilizado e a banda Palov. No domingo, Dia dos Namorados, os forrozeiros serão animados Léo Santana, Pedrinho Pegação, Tan e Geovane Júnior.

Comerciantes otimistas com as vendas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL/CG) se mantém otimista para as vendas, e por consequência aumento nas contratações temporárias durante o período junino. A entidade aponta que cerca de 200 postos sejam ocupados nesse período na rede varejista.

“Esse é o momento de recuperar aqueles prejuízos que foram acumulados durante o período mais complicado da pandemia. A festa junina é considerada a segunda data mais importante para a nossa economia, perdendo apenas para do Natal. As contratações temporárias reforçam ainda mais a grandeza do evento”, pontuou Artur Almeida, presidente da CDL/CG.

Os setores com mais vendas são os de roupas, calçados, bijuterias, perfumaria, maquiagem e outros.

O Sindicato dos Comerciários de Campina Grande acredita que durante esse mês até julho as contratações para empregos temporários tenha um aumento significativo. “A perspectiva é muito boa, visto que estamos saindo de uma pandemia. Esperamos que as contratações aumentem em até 30%, ou mais. E ainda tem as pessoas que trabalham de forma autônoma. O faturamento, com certeza, será muito bom. Esperamos um bom crescimento mesmo”, destacou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de junho de 2022