Notícias

Recomendação feita pela Secretaria da Saúde é voltada às pessoas não vacinadas ou de grupos de risco

Novo normal: SES volta a pedir o uso de máscaras

publicado: 10/06/2022 09h11, última modificação: 10/06/2022 09h11
Pessoas não fazedo o uso da Máscara_F. Evandro (45).JPG

Foto: Evandro Pereira

por Ítalo Arruda*

O Colegiado Estadual para a Avaliação dos Protocolos Novo Normal Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), emitiu nota técnica na qual recomenda a manutenção de medidas sanitárias relevantes ao enfrentamento da Covid-19, de outras síndromes gripais e da varíola dos macacos (monkeypox) no território paraibano. Entre as recomendações está o uso de máscaras para pessoas com comorbidades e do grupo de risco, como os imunossuprimidos, idosos acima de 70 anos e gestantes.

O documento também recomenda às pessoas não vacinadas ou que ainda não completaram o ciclo de vacinação que continuem com o uso do equipamento de proteção individual. Mesmo é recomendado aos usuários e profissionais dos estabelecimentos e serviços de saúde como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e farmácias, uma vez que, segundo a nota, estes locais “possuem maior risco de transmissão do vírus”.

Além do uso de máscara, a nota técnica assinada por Cassiano Silva e Ilara da Nóbrega Costa, membros do Colegiado Estadual, “recomenda fortemente” que a população complete o esquema vacinal, com as doses de reforço contra a Covid-19, visto que esta é a principal medida de controle da doença.

Também é recomendado à comunidade escolar a manutenção das ações previstas no Plano Novo Normal para a Educação da Paraíba (PNNE-PB) e a atuação dos comitês escolares, a fim de monitorar os casos e viabilizar apoio para as ações de vacinação, além de promover “atividades de ensino do uso adequado das máscaras, protocolo sanitário e outras medidas de prevenção”.

ALPB promulga Lei

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, promulgou a Lei Nº 12.333, de 8 de junho de 2022, de autoria do Poder Executivo, que dá nova redação ao artigo 2º da Lei Nº 11.717, de 03 de julho de 2020. A promulgação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE).

Na prática, a publicação da Lei – que já está em vigor – determina que “o uso de máscaras é facultativo para moradores, funcionários, visitantes e colaboradores de empresas de entrega ou manutenção e para todas as pessoas que circulem pela área comum de condomínios localizados nos municípios em que o percentual de vacinação da população vacinável (acima de cinco anos), com duas doses ou dose única (imunizante Jansen), for superior a 70%”.

Boletim Epidemiológico

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 274 novos casos de Covid-19 entre a quarta-feira e ontem, dos quais 271 são considerados leves e três moderados ou graves, com necessidade de internação. Ao todo, a Paraíba totaliza 607.090 casos confirmados da doença nos 223 municípios.

Conforme a última atualização do painel epidemiológico da SES, não foi registrado nenhum óbito durante o período. O total de mortes por Covid-19 em todo o estado é de 10. 222. O boletim aponta, ainda, que 447.902 pessoas se recuperaram da doença, e 6664.681 casos foram descartados desde o início da pandemia.

Com relação aos leitos hospitalares destinados ao tratamento da Covid-19, a Paraíba possui 498 leitos ativos, sendo 327 de enfermaria e 171 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, 90% de todos os leitos do Plano de Contingência da SES estão disponíveis.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de junho de 2022