visita à epc

Alunos conhecem a produção gráfica do jornal

publicado: 16/10/2024 08h59, última modificação: 16/10/2024 08h59
Estudante de Jornalismo-UFPB Visita EPC _F. Evandro Pereira (15).JPG

Turma de estudantes de Jornalismo da UFPB pôde conhecer os bastidores de elaboração do periódico, incluindo o trabalho dos fotógrafos e as operações de impressão da Gráfica | Foto: Evandro Pereira

por Priscila Perez*

“Quando você usa a fotografia, está democratizando a informação e trazendo vida para ela. Toda imagem conta uma história”, afirmou Maria Clara de Albuquerque, de 18 anos, estudante do primeiro período de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ao descrever seu encantamento durante a visita à Redação do Jornal A União. Acompanhada por outros 35 colegas, a jovem teve a oportunidade de vivenciar, ontem, o que sempre foi um sonho para ela: ver de perto a prática do jornalismo em um dos veículos mais tradicionais do estado.

Ao chegar à sede da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), os alunos da UFPB foram recebidos por William Costa, diretor de Mídia Impressa da EPC, e Naná Garcez, diretora-presidente da empresa, que fizeram questão de apresentar à turma os principais setores da instituição, incluindo a Editora A União. Na ocasião, Naná também chamou atenção para o papel histórico do Jornal A União, que já acumula 131 anos de jornalismo, mas continua em constante evolução no segmento.

Após as boas-vindas por parte da diretoria da EPC, foi João Pedrosa, supervisor de Fotografia do jornal, que conduziu a visita dos estudantes à Redação do periódico, apresentando-os ao universo do fotojornalismo.

Experiência prática

Sob a orientação da professora Agda Aquino, do Departamento de Jornalismo da UFPB, os alunos mergulharam na rotina de produção do Jornal A União, especialmente em sua confecção visual. Eles puderam conhecer desde as técnicas por trás das lentes dos fotógrafos até os processos de edição e de composição das matérias que preenchem as páginas da publicação. Para Maria Clara, mais do que o aprendizado técnico, a visita proporcionou algo ainda mais marcante: uma sensação de pertencimento que reforçou sua escolha pelo jornalismo. “Uma experiência como esta ajuda muito a ampliar a visão”, destacou.

Segundo Kayke Santos, de 19 anos, sair da sala de aula e experimentar o jornalismo na prática foi uma oportunidade ímpar para quem se prepara para exercer a profissão. Colega de Maria Clara, o estudante também acredita que a visita à EPC reforçou ainda mais sua paixão pelo jornalismo, possibilitando uma visão mais concreta sobre a carreira nessa área. “Aqui, temos a chance de ver como [o jornalismo] funciona de verdade, e isso nos incentiva a querer ocupar esses espaços”, pontuou, ressaltando que esse contato com a Redação o ajudou a enxergar, com clareza, o seu futuro profissional.

Encantamento

Desmistificar a profissão e oferecer uma vivência prática, logo no início da graduação, tem um grande valor para quem deseja seguir no jornalismo. Para Agda Aquino, o fascínio instigado durante o passeio pela EPC é fundamental para formar jornalistas apaixonados pelo que fazem. “Quando trazemos alunos de primeiro período — que, muitas vezes, ainda estão descobrindo o que é o jornalismo — a uma redação viva como essa, a experiência gera encantamento”, refletiu a professora, enfatizando a importância de aproximar academia e mercado. De acordo com Agda, além de fazer os olhos dos alunos brilharem, a imersão de ontem permitiu que eles vissem os profissionais em ação e sentissem, de perto, a realidade cotidiana desse segmento.

Durante a visita, os estudantes ainda conheceram outras dependências do Jornal A União, como o setor de Arquivo e a Gráfica, onde tiveram acesso às edições mais antigas do periódico e conferiram os detalhes que envolvem o processo de impressão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de outubro de 2024.