Os paraibanos que desejam presentear crianças no Natal deste ano, para além de seus círculos familiares, poderão aderir, a partir do dia 8 de novembro, à campanha Papai Noel dos Correios. Nessa tradicional ação social — que, em 2024, completa 35 anos de realização no país —, a empresa pública permite que se adotem cartas simbolicamente endereçadas ao “bom velhinho” e arrecada os presentes correspondentes, entregando-os aos respectivos remetentes.
As cartinhas natalinas poderão ser adotadas presencialmente, nas agências participantes da campanha dos Correios, ou on-line, por meio do Blog do Noel (https://blognoel.correios.com.br/adocao/).
Serão disponibilizados pedidos feitos por crianças matriculadas entre o 1o e o 5o anos de escolas públicas municipais ou estaduais, selecionadas pelas secretarias de Educação. Para as solicitações de estudantes que sejam Pessoas com Deficiência (PCD), não haverá limite de idade ou de estágio escolar. A ação também arrecada cartas de crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, que poderão enviá-las por meio do Blog do Noel ou das agências participantes. Para todos esses casos, de acordo com os Correios, é obrigatória a apresentação do número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exigência adotada desde 2023, como mecanismo de segurança contra fraudes.
Quem quiser participar do projeto terá até o dia 18 de dezembro para deixar seu presente, bem como a cartinha a que se refere, em um dos postos de arrecadação dos Correios.
Desde seu primeiro ano, iniciativa contemplou mais de seis milhões de crianças em todo o país
Meta ampliada
Na campanha do ano passado, que registrou 100% de adesão às cartinhas enviadas, foram contemplados 4.812 pedidos de crianças na Paraíba, sendo que, para este ano, a meta é satisfazer 8.500 solicitações.
Além de o Papai Noel dos Correios ser uma iniciativa de solidariedade, o coordenador da ação deste ano, Rogério Agra, destaca a contribuição do projeto para a alfabetização das crianças. “Essa campanha também estimula a produção textual, a escrita e a leitura, com todas as crianças que se envolvem na magia de escrever as cartinhas para o Papai Noel”, enfatiza Rogério.
Solidariedade
O projeto foi elaborado quando carteiros dos Correios, não sabendo o que fazer com as correspondências infantis endereçadas ao Papai Noel, decidiram atender aos pedidos de presentes. Com o passar do tempo, a empresa criou, então, um programa corporativo para disponibilizar as cartas a adoção por interessados, fossem estes funcionários da companhia ou não.
Na edição de 2023 do Papai Noel dos Correios, foram adotadas, em todo o Brasil, cerca de 210 mil das mais de 270 mil cartas recebidas pela empresa, sejam por meio do Blog do Noel ou das agências participantes. Já as outras cerca de 60 mil crianças que se inscreveram na ação, de acordo com os Correios, foram contempladas por doações de presentes realizadas por mais de 200 parceiros da iniciativa, como outras empresas e órgãos públicos pelo país. Desde seu primeiro ano, o projeto atendeu a pedidos de mais de seis milhões de crianças.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de outubro de 2024.