edital lançado

Pós começa em fevereiro de 2025

publicado: 16/10/2024 09h47, última modificação: 16/10/2024 09h47
É a primeira vez, no país, que uma instituição pública de ensino oferece um curso em gestão e produção cultural
Curso de Pós-Graduação-UFPB_F. EVANDRO (6).JPG

Aprovado em abril deste ano, o curso foi lançado oficialmente ontem, no auditório da Fundação Casa de José Américo | Foto: Evandro Pereira |

por Lílian Viana*

Valorizar, difundir e impulsionar ainda mais o potencial da cultura da Paraíba são apenas alguns dos objetivos do novo curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (Secult) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Aprovado em abril deste ano, o curso foi lançado oficialmente ontem, no auditório da Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, na presença de diversos profissionais do setor, como artistas e gestores culturais.

A iniciativa atende a uma demanda reprimida para a qualificação de profissionais na área de gestão e produção cultural. Com duração de 18 meses, a grade curricular será focada em disciplinas que visam à formação de profissionais com as competências necessárias para atender, de maneira eficaz e inovadora, às demandas do mercado cultural contemporâneo. O secretário estadual da Cultura, Pedro Santos, ressaltou a importância fundamental desse curso para o setor cultural paraibano. “É a primeira vez, no Brasil, que uma instituição pública de ensino oferece à sociedade um curso de especialização em gestão e produção cultural. E de forma gratuita”, observou.

O secretário destacou, ainda, o caráter democrático da especialização, que vai contar com cotas de regionalização, de gênero e raciais. “Nos diálogos que travamos com a UEPB, nos últimos meses, percebemos a importância de garantir o acesso de pessoas de todas as regionais de cultura da Paraíba e de todos os perfis”, argumentou. Para ele, o curso não apenas fortalece os aspectos identitários e simbólicos da cultura paraibana como torna a cadeia produtiva do setor mais robusta.

Essa dinâmica, segundo a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (Minc) na Paraíba, Rejane Nóbrega, é reflexo de uma visão voltada à consolidação cultural do estado. “A gente vive, no Brasil — e especialmente aqui, na Paraíba —, um momento muito favorável ao investimento em educação e cultura. Esse curso vem em um momento importante do estado, por meio de uma gestão que reconhece a força da cultura para transformar a vida de um povo”, ressaltou.

A professora Célia Regina Diniz, reitora da UEPB, destacou a construção coletiva para que se chegasse àquele momento. “Ficamos muito felizes por termos sido procurados pela Secult-PB, pois a nossa instituição pode fazer isso. Somos fortes nessa área, em todos os nossos campi. Esse é o caminho para a gente avançar mais ainda no setor cultural”, disse, destacando que a instituição tem muito a oferecer no que se refere à arte e à cultura do estado.

Inscrições

A especialização em Gestão e Produção Cultural é destinada a pessoas com diploma de graduação em nível superior que atuem — ou desejem atuar — na área de gestão, produção, execução e divulgação de eventos artísticos e culturais dos setores público, privado e terceiro setor. Ao todo, estão sendo oferecidas 150 vagas, para esta primeira turma, sendo 89 vagas para ampla concorrência, 23 reservadas para cotas e 38 reservadas para instituições públicas de cultura e educação e para o Consórcio Nordeste.

As aulas serão realizadas na modalidade híbrida, presencial e a distância. As atividades presenciais (laboratórios e seminários) serão realizadas em quatro momentos, na UEPB. As inscrições para concorrer ao programa devem ser realizadas até o dia 16 de novembro. O processo seletivo constará de três etapas: análise documental (eliminatório); análise de currículo lattes (classificatório); e análise de portfólio (no máximo 20 páginas), contendo link de vídeo de apresentação e intenções (eliminatório). O resultado final da seleção está previsto para o dia 20 de janeiro de 2025. As aulas começam no dia 3 de fevereiro.

Quem não tiver portfólio, ou quiser melhorar o que já tem, basta procurar a Secult. “Temos um birô de serviços para auxiliar as pessoas na elaboração de um documento de boa qualidade. Afinal, um bom portfólio é diferencial em qualquer seleção, não só no curso de especialização”, disse o coordenador-geral da Lei de Incentivo à Cultura da Secult-PB, Josemberg Pereira.

Sala de Arte

Durante o evento, houve, ainda, o lançamento do Edital Sala de Arte, com o objetivo de selecionar propostas de oficinas de formação de curto prazo, em arte e cultura, nas escolas da rede estadual de ensino da Paraíba. Realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a iniciativa prevê a contratação de 250 propostas, por um período de cinco meses. Serão investidos, ao todo, R$ 2,5 milhões, sendo R$ 2 mil mensais para cada projeto selecionado.

As escolas participantes da ação foram selecionadas levando em consideração o índice de reprovação e evasão, vulnerabilidade social e resultados na Avaliação Formativa 2023. Para poder participar da ação, as escolas elegíveis deverão realizar adesão à proposta, por meio do preenchimento do formulário disponível em cultura.pb.gov.br, até o dia 21 deste mês. A seleção das escolas se dará por ordem de preenchimento do formulário, até o número correspondente ao total de vagas para oficineiros.

Acesse os editais por meio desse link

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de outubro de 2024.