Resíduos foram encontrados no fim de semana na orla de Cabedelo e João Pessoa; Capitania dos Portos investiga o caso

Amostras de óleo achado em praias serão analisadas no RJ

publicado: 04/01/2022 08h46, última modificação: 04/01/2022 08h46
oleo praia1- divulgação cppb.jfif

por Iracema Almeida*

Quem foi aproveitar as praias de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, durante o primeiro final de semana de 2022, acabou se deparando com manchas de óleo na água e na areia das praias Formosa, Camboinha I, Camboinha II, Camboinha III, Poço, Areia Dourada, Ponta de Campina e Intermares. Vários banhistas saíam das águas sujos de manchas escuras. A presença dos resíduos também foi registrada na Praia do Bessa, em João Pessoa.

Segundo a Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), amostras de óleo foram recolhidas nesse fim de semana e foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro, para saber a procedência e causa das manchas.

A Capitania dos Portos da Paraíba seguirá, durante toda essa semana, monitorando as nove praias onde foram encontradas as manchas de óleo, para retirar os novos vestígios das águas, caso reapareçam. Todas as ações acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo (Semapa). Já em João Pessoa, o monitoramento está sendo feito pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

A moradora do bairro Ponta de Campina, em Cabedelo, Maria Eunice de Lucena, relata que levou um susto ao ir tomar seu primeiro de banho de mar do ano, na tarde do último sábado, e se deparou com manchas escuras nos braços e pernas.

“Eu fui dar um mergulho aqui na praia e quando vi estava suja como se fosse de graxa. Ainda bem que estava perto de minha casa e corri para tomar um banho. Mas, graças a Deus, minha pele só ficou um pouco irritada por umas duas horas e passou. A gente fica triste com esses óleos no mar... Agora, é esperar que não apareça mais e possamos aproveitar o verão”, lamenta a professora.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga, nesse fim de semana foram recolhidos cerca de 10 sacos – com capacidade para 200 quilogramas – com óleos e demais resíduos impregnados ao material.

“Ainda não sabemos se esses óleos são os mesmos do que apareceram no ano de 2019. Mas, seguiremos fiscalizando junto com os órgãos estaduais, a Sudema, para viabilizarmos novas coletas. Nesses dois dias, conseguimos retirar todas as manchas, além dos objetos que vinham junto com o óleo”, explica.

Em João Pessoa, as equipes da Semam, Emlur, Serdur e CPPB também seguem monitorando toda a faixa de areia, que vai da Praia do Sol até a do Bessa, em busca de novos vestígios de óleo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, pontua que a ação visa retirar os resíduos para evitar danos marinhos. “Orientamos aos banhistas para terem cuidado com esse tipo de resíduo. Caso encontrem manchas de óleo na faixa de areia ou mesmo no mar, devem ligar para o Disque Denúncia da Semam (3218-9208)”, alerta. Esse número funciona como WhatsApp, para que as pessoas possam enviar fotos, vídeo e localização das manchas escuras.

O superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, ressalta que já está acontecendo a Operação Praia Limpa desde o mês passado, mas com o aparecimento de manchas de óleo na Praia do Bessa as ações de limpeza se intensificaram. “Nossas equipes estão prestando todo o apoio para manter as faixas sem a presença desses resíduos. Assim, as pessoas poderão continuar tomando seus banhos de mar de forma segura, nas praias de João Pessoa”, completa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 04 de janeiro de 2021