desaparecida

Ana Sophia não é localizada em açude, e equipes entram na mata

publicado: 11/07/2023 10h47, última modificação: 11/07/2023 10h47

Sophia.jpg
Criança tem oito anos e está desaparecida há uma semana - Foto: Acervo familiar

A Polícia Civil da Paraíba continua investigando o desaparecimento de Ana Sophia, uma criança de oito anos que sumiu na região de Bananeiras no dia 4 deste mês. Após reduzir o volume de água de um açude localizado perto da casa da criança e não encontrar seu corpo, equipes de busca estão procurando pela menina nas matas ao redor do distrito de Roma, onde a família de Ana Sophia mora.

Todas as possibilidades estão sendo analisadas na investigação, que segue com a oitiva de testemunhas, familiares e vizinhos da criança. E, agora, com o encerramento das buscas no açude, as equipes que têm se dedicado exclusivamente à apuração do caso recebem reforços.

O Instituto de Polícia Científica (IPC) está realizando procedimentos periciais nos locais pertinentes a essas atividades, enquanto a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também empreendem esforços diários na procura por Ana Sophia. Além dos mergulhadores que vasculharam o açude, o helicóptero Acauã e cães farejadores do Corpo de Bombeiros estão participando da busca. Moradores do distrito de Roma, que fica perto da PB-105, na entrada de Bananeiras, também têm se mobilizado para encontrar a menina.

Mesmo com o esforço coletivo em busca da criança, as investigações têm sido dificultadas pela geografia da região onde Ana Sophia foi vista pela última vez. A ausência quase total de câmeras de segurança também retarda o desfecho das investigações.

Entenda o caso

No início da tarde da última terça-feira (4), Ana Sophia saiu de casa para brincar com uma amiga. Como a região é pequena e a maioria das pessoas se conhecem, a menina já sabia o caminho e realizou o trajeto sozinha. No entanto, embora tenha chegado à casa da colega, Ana Sophia não permaneceu lá, já que a menina ia para Solânea com sua família.

Após o breve encontro, câmeras de segurança registraram a intenção da criança de retornar para casa, mas ela não chegou a concluir o caminho e se encontra desaparecida desde então.

Com o sumiço da criança, a Polícia Civil iniciou as buscas já na quarta-feira (5) e segue empenhada em resolver o caso, já que, mesmo após o escoamento do açude da região, a menina não foi encontrada. Ainda que a principal hipótese seja de homicídio, a polícia não descarta a possibilidade de Ana Sophia ter sido sequestrada.

Disque-denúncia

A população pode contribuir fornecendo qualquer informação que possa ajudar o trabalho dos investigadores. Basta ligar para o disque-denúncia 197. A ligação é gratuita e tanto sigilo quanto anonimato são garantidos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de julho de 2023.