inspeção

Residencial é interditado no Bessa

publicado: 11/07/2023 10h29, última modificação: 11/07/2023 10h29
Defesa Civil de João Pessoa emitiu parecer desfavorável devido às falhas identificadas na estrutura do imóvel
1 | 3
Prédio apresenta, segundo a fiscalização da PMJP, problemas graves, a exemplo de fissuras de um lado a outro da viga e deformação da laje, que são fundamentais para a segurança da estrutura - Foto: Secom-JP
2 | 3
Foto: Secom-JP
3 | 3
Foto: Secom-JP
PRÉDIO EM RISCO SECOM JP 3.jpeg
PRÉDIO EM RISCO SECOM JP 2.jpg
PRÉDIO EM RISCO SECOM JP.jpg

por Michelle Farias*

Um prédio residencial com 20 apartamentos foi interditado na última sexta-feira pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) por apresentar falhas na estrutura e risco de desabamento. Segundo vistoria feita pelo órgão, o residencial Waldir Lira, no bairro do Bessa, em João Pessoa, apresenta comprometimento estrutural da laje do último andar, laje e vigas com deformações aparentes, que oferecem risco de colapso.

Mesmo com o laudo e interdição, alguns moradores se recusaram a deixar o prédio. A Defesa Civil, no entanto, não tem informações sobre o número de pessoas que permaneceu no local, mas assegurou que nenhuma delas recebe assistência da prefeitura.

Dos 20 apartamentos, a maioria é de propriedade do construtor e alguns estavam alugados. O diretor de Operações da Defesa Civil, Renato Lins, explicou que ao serem comunicados sobre a interdição, a maioria dos moradores decidiu procurar hotéis ou outros apartamentos para alugar. O construtor se recusou a ir ao local e, por enquanto, não há informações se o prédio possui o Habite-se, documento emitido pela Prefeitura que comprova o cumprimento de regras de segurança e libera o prédio para moradia.

“O imóvel apresenta problemas graves, como fissuras de um lado a outro da viga e deformação da laje, o que compromete a sua estrutura. Infelizmente, tivemos que interditá-lo devido ao risco de desabamento”, explicou Renato Lins.

Ele ressaltou que o órgão fará fiscalizações periódicas no local para acompanhar se os problemas encontrados irão evoluir. Em caso de agravamento, o Ministério Público poderá ser acionado para desocupar o prédio, sobretudo, se houver a presença de crianças e idosos.

Para ser feita a desinterdição, é necessária apresentação de um laudo de integridade estrutural do prédio feito por um engenheiro. A Defesa Civil ressalta, porém, que os problemas necessitam ser corrigidos imediatamente, pois existe também o risco de colapso progressivo, que é quando uma laje cai sobre a outra.

Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas, inclusive, aos sábados, domingos e feriados. A Compdec-JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente, nos períodos de maior intensidade de chuvas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de julho de 2023.