ibge

Analfabetismo cai na Paraíba entre os anos de 2016 e 2023

publicado: 25/03/2024 08h41, última modificação: 25/03/2024 08h41
Segundo a Pnad Contínua, o índice das pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever chegou a 13,2%
educação-pnad-alfabetização---Freepik.jpg

Governo do estado desenvolve vários programas para alavancar educação | Foto: Freepik

por João Pedro Ramalho*

A taxa de analfabetismo na Paraíba caiu em 2023, comparado a 2016. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Contínua, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, a porcentagem da população com 15 anos ou mais que não sabia ler, nem escrever um recado simples, foi de 13,2%. Em 2016, quando foi iniciada a série histórica, o índice era de 15,4%.

Apesar desse avanço, a Paraíba apresentou, em 2023, a terceira maior taxa de analfabetismo do país, com uma proporção inferior apenas às observadas em Alagoas (14,2%) e no Piauí (13,3%). No Brasil, a porcentagem ficou em 5,4%. Outro dado que preocupa diz respeito aos paraibanos a partir de 60 anos, dos quais um terço (33,1%) foi considerado analfabeto ou analfabeto funcional.

Número
Em 2016, início da série histórica, percentual de analfabetos com 15 anos ou mais chegou a 15,4% no estado

A fim de melhorar esses índices, a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) criou o Regime de Colaboração em Educação, que integra as redes de ensino estadual e dos 223 municípios da Paraíba. O gerente executivo de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão para Resultados de Aprendizagem, Herbert Gomes, explica que a ação da pasta tem dois focos. O primeiro é a alfabetização na idade certa, para crianças de até sete anos, contemplado pelo Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. Já o segundo foco é alfabetizar os jovens e adultos com 15 anos ou mais, por meio do Alfabetiza Paraíba EJA.

Segundo Herbert Gomes, os programas são baseados em quatro pilares: formação dos professores, avaliação contínua de desempenho, produção de material didático específico e busca ativa de estudantes. “A principal estratégia é trazer o estudante para dentro da escola e fortalecer o trabalho do professor com formação e avaliação. Isso é para que o professor disponha de dados reais, de como está o processo de alfabetização desse estudante, para consolidar o que não está consolidado”, explica.

Entre as ações do Governo para melhorar a aprendizagem está o Alfabetiza Mais Paraíba

Outras ações em curso, destacadas por Herbert Gomes, são a avaliação da fluência leitora de 37 mil estudantes em todo o estado e a criação do Prêmio Escola Referência em Aprendizagem, que irá recompensar, financeiramente, as 100 escolas que tiveram, em 2023, os melhores resultados em educação, bem como as 100 escolas com os resultados mais desafiadores.

Alfabetiza Mais PB

Estão abertas as inscrições para dois editais, lançados pelo Governo do Estado, por meio da SEE-PB, que visam fortalecer o Regime de Colaboração em Educação. Eles são voltados para profissionais da educação básica com nível superior em pedagogia ou licenciatura.

O objetivo é selecionar Formadores Bolsistas Municipais, Estadual e Regional, que atuarão como multiplicadores do conhecimento na implementação de programas educacionais, a exemplo do Alfabetiza Mais Paraíba. As inscrições se encerram em 31 de março e são gratuitas. Mais informações sobre o Regime de Colaboração em Educação do Estado da Paraíba pela internet.

Através do link, conheça o Regime de Colaboração

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de março 2024.