Notícias

Turismo

Arte, beleza e encantos da Rota de São Mamede

publicado: 22/03/2024 09h56, última modificação: 31/05/2024 11h41
Cidade é a segunda do projeto que reúne turismo, cultura e imersão
_CAPA 2024.03.09_vila picotes_bando dnois © roberto guedes (17)-min.JPG

Apresentação do grupo Teatro D’ Nois recitando poesias e dançando xaxado | Fotos: Roberto Guedes

por Sara Gomes*

Dando continuidade à Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões, São Mamede é a segunda cidade do produto turístico. A vivência surpreendeu pelas suas belezas naturais, a exemplo da Reserva Ecológica Verde Pastos, como também o cenário cinematográfico da Serra de Picotes. São Mamede também proporciona uma experiência rica de valores culturais, simbólicos e criativos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território.

2024.03.09_verdes pastos © roberto guedes (25)-min.JPGA Reserva Ecológica Verde Pastos é um convite a uma experiência imersiva com a natureza. Ela possui cerca de 122 hectares, sendo catalogadas 160 espécies de árvores nativas da Caatinga, além de uma diversidade de espécies como pássaros, borboletas, serpentes, gatos selvagens, guaxinim, tamanduá-mirim, raposa brasileira, mocós, gaviões e corujas. Na reserva, há uma galeria de fotos destes animais.

O pastor britânico, John Medcraft, se mudou para o Sertão paraibano para realizar uma ação de evangelização. Ele gostou tanto do lugar que adquiriu um sítio em 1978, mas a região estava muito devastada devido à pecuária. Gradativamente, foi reflorestando o bioma da Caatinga com a ajuda do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Aos poucos, fomos sentindo o prazer de preservar a natureza, consequentemente, aprendemos sobre a fauna e flora do lugar. É impressionante a quantidade de animais que migraram para esta reserva”, disse.

Para atender as necessidades dos viajantes e trabalhadores da região, o comerciante do segmento de combustível, Isauro Eliziário, inaugurou um complexo comercial, na BR-230, que abrangia posto de combustível, borracharia e restaurante. Com a sua morte, o centro comercial foi dividido entre os herdeiros. Isauro Dantas, 65 anos, assumiu a administração do lugar e com a ajuda da esposa Joseane Rocha e sua filha Priscilla Dantas transformaram o restaurante em sinônimo de descanso, acolhida e afeto. Hoje, o Ramal possui 61 anos de existência.

Foto: Divulgação

O restaurante Ramal é parada obrigatória na Rota dos Festejos Juninos, em São Mamede. O lugar encanta qualquer turista, tanto pela gastronomia regional como também pelos detalhes da decoração junina. O toque final foi o cardápio de sobremesas desenvolvido, especialmente, para este roteiro turístico. De acordo com Maria Medeiros, idealizadora da ideia, o cardápio foi pensado para valorizar os produtos da terra, agregando a literatura, música e cultura nordestina. “O filhós com mel de engenho, batizado ‘Olhos de Capitu’ é um bolinho português que faz parte da mesa das famílias nas cidades de Santa Luzia e São Mamede. O mousse de umbu faz referência à música de Luiz Gonzaga ‘Nem se despediu de mim’, pois assim como a música, o umbuzeiro só floresce no inverno. Já a receita ‘Alegria no Bucho’ traz a doçura da cocada de coco com o sabor cítrico do limão. O  pudim traz o sabor da infância, mas quando agrega o milho, comida característica do São João, torna a sobremesa ‘Diferente dos Iguais’”, detalhou.

Vila de Picotes

2024.03.09_vila picotes © roberto guedes (21)-min.JPG

A charmosa Vila de Picotes, localizada em São Mamede, é considerada a Vila do Cinema brasileiro. Este lugar já foi cenário de grandes produções audiovisuais como: Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), dirigido por Marcelo Gomes; Deserto (2017). Lima Duarte faz parte do elenco. Além disso, foi gravado um comercial da Nissan, que ajudou a popularizar o local. Na vila, há também uma capela, cuja beleza está na simplicidade.

Na Rota de Festejos Juninos, o grupo de teatro Bando D’ Nois integra a programação do roteiro com uma apresentação de xaxado na igreja, transmitindo muita personalidade na performance e talento. Seja no xaxado ou declamando poesia, esses jovens são conhecidos na cidade como o “povo que faz cultura”, tanto é que participaram do vídeo de lançamento da Rota em São Mamede. Todo o processo de construção do bando e dos roteiros foi dirigido pelo ator e consultor cultural do Sebrae, Thiago Rodrigues. “Está sendo muito gratificante para todos nós fazer parte do crescimento cultural da cidade e escancarar o potencial artístico que São Mamede sempre mostrou. As agências de turismo elogiaram nosso trabalho. Este incentivo fortalece o desejo de entregar o nosso melhor em nome da arte”, disse Francisco de Assis, um dos integrantes do grupo.  Em São Mamede, existe condutores locais como Genário Soares e Manuel Di Coló - professores comprometidos com a preservação da história da cidade.

Avaliação

2024.03.09_verdes pastos_regina amorim © roberto guedes-min.JPGNa avaliação da gestora de Turismo e Economia Criativa, Regina Amorim, São Mamede superou as expectativas. “A Reserva ecológica é um lugar que nos faz repensar o quanto estamos comprometidos com o meio ambiente. O entardecer da Serra de Picotes é um espetáculo à parte. De maneira geral, com o meu olhar de gestora e de turista, os atrativos estão bem diversificados, sem cansar o roteiro”, analisou.

Karol Freitas, representante de uma agência de turismo de Natal (RN) se surpreendeu com as paisagens naturais, característica do bioma da Caatinga. Outro ponto que chamou sua atenção foi a receptividade do sertanejo. “O turista pode até reclamar da distância, pois não conhece o Sertão da Paraíba, mas quando se depara com a beleza do lugar é uma experiência revigorante”, disse.

O agente de turismo, Wellington Rodrigues, considera o Sertão paraibano um roteiro turístico competitivo, o que faltava para a região era o incentivo do poder público. “Esse roteiro vai trazer grandes resultados, o que faltava era infraestrutura o ano todo. Me encantei também com a criatividade do povo sertanejo, seja na musicalidade, dança, teatro, artesanato e comida regional, abrindo um leque de possibilidades”, analisou.

Descoberta

O vice-prefeito de São Mamede, Francisco Chagas, agradeceu o trabalho realizado pelo Sebrae-PB de fomento ao turismo e desenvolvimento sustentável. “Eu tenho 38 anos, vivi a vida inteira em São Mamede, mas não conhecia essa reserva. A Rota dos Festejos Juninos tem sido crucial para desenvolver o potencial turístico, cultural e gastronômico, trazendo desenvolvimento à cidade”, frisou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de março de 2024.