No sertão

Aumenta número de incêndios

publicado: 06/09/2023 08h46, última modificação: 06/09/2023 08h46
Tempo seco, baixa umidade e ação criminosa são principais causas das ocorrências, que cresceram 87% em agosto
1 | 4
A Operação Queimadas, que é realizada desde o ano de 2020, sempre no período de agosto a dezembro, tem como finalidade prevenir e combater as ocorrências de incêndios em vegetação - Foto: Tenente José Idygleikson Guedes/Corpo de Bombeiros
2 | 4
Além das viaturas específicas, quadriciclos e drones, o helicóptero também é utilizado no combate a incêndios - Foto: Tenente José Idygleikson Guedes/Corpo de Bombeiros
3 | 4
Foto: Tenente José Idygleikson Guedes/Corpo de Bombeiros
4 | 4
Foto: Tenente José Idygleikson Guedes/Corpo de Bombeiros
WhatsApp Image 2023-09-04 at 09.47.55.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-04 at 09.47.54 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-09-04 at 17.40.36.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-04 at 17.40.30.jpeg

por Lusângela Azevêdo*

O número de focos de incêndio aumentou em quase 87% no Sertão da Paraíba no mês de agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com o 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (3º BBM), que tem sede em Patos. O último atingiu parte da vegetação serrana no município de Mãe d’Água no domingo (3). Conforme a corporação, no mesmo período do ano anterior foram registradas 98 ocorrências. O tempo seco, a baixa umidade do ar e ação criminosa são apontados como as principais causas dessas ocorrências.

“Nesse período do ano é um desafio e que os focos de incêndio se espalham por outros locais, devido à estiagem. A grande maioria dessas ocorrências se dá em virtude da ação humana, principalmente para preparação e limpeza das propriedades e terrenos. Na vegetação seca com ventos fortes, qualquer princípio de incêndio pode ser fatal. A população deve ajudar em não atear fogo no mato ou nos restos de plantas juntos em algumas atividades de desmatamento na zona rural ou mesmo urbana. A prática de atear fogo em terrenos é crime com previsão de punição,” disseoComandante do 3º CRBM, coronel Saulo Alves Laurentino.

Nas cidades polarizadas por Patos, entre os meses de setembro e dezembro as temperaturas máximas variam entre 36ºC e 39ºC, principalmente no período da tarde, poucas nuvens, sem condição de chuva e o índice que calcula a umidade relativa do ar fica entre 30% e 20%. Além da incidência de fortes ventos, que facilitam a propagação de grandes incêndios.
Como medida preventiva, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB), através do 3° CRBM, iniciou a “Operação Queimadas 2023”, na última sexta-feira (1º). A ação é realizada desde o ano de 2020, sempre no período de agosto a dezembro, com a finalidade de prevenir e combater as ocorrências de incêndios em vegetação e em resíduos nas suas diversas localidades.

O 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, com sede em Patos, previne e combate as ocorrências de incêndios na região

“A operação consiste em concentrar um poder de resposta, através do Comando Regional, para auxiliar as unidades que precisam diante das ocorrências que acontecem e que superam a capacidade de uma unidade específica do Sertão do estado, de um quartel, de atender aquela ocorrência. Sabemos que são inúmeros registros, sempre passando do número de 500 incêndios florestais por ano, e muitas das vezes a unidade responsável por aquela área não tem as totais condições de atender plenamente a ocorrência, então, é montada uma estrutura a nível de Comando Regional, para que a gente possa deslocar efetivo, viaturas, materiais e equipamentos para apoiar a ocorrência e tentar resolver o problema o quanto antes”, explicou o coronel Saulo Alves Laurentino.

De acordo com coronel Saulo, para este ano, além das viaturas específicas para o combate, serão utilizados quadriciclos, drones, e com articulação feita com o Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança, também é usado o helicóptero em uma eventual necessidade. “Para cumprir tais propósitos, a corporação realiza um planejamento que inclui a aparelhagem, treinamento e supervisão das ações de prevenção e combate, mapeamento das áreas com maiores incidências, alocação de recursos materiais (caminhões-tanque, motocicletas, quadriciclos, mochilas costais, viaturas convencionais, viaturas especiais, etc), além das parcerias com as prefeituras, através de órgãos de meio ambiente, Polícia Militar, dentre outros,” finalizou o comandante.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 6 de setembro de 2023.