Apesar de uma tímida recuperação na cobertura vacinal em 2022, a procura por imunizantes de rotina continuam aquém do desejado e, em João Pessoa, os números ainda estão mais baixos que a média nacional. “Temos percebido uma baixa procura na vacinação de rotina e levando em consideração a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, a capital está com média de 50% na cobertura vacinal”, afirma Fernando Virgulino, responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, lembrando que a cobertura determinada pelo Ministério da Saúde varia entre 90% e 95%.
Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde apontam que no ano de 2021, a cobertura vacinal no Brasil atingiu o índice mais baixo dos últimos 30 anos, quando apenas 60% das crianças foram vacinadas contra a hepatite B, tétano, difteria e a coqueluche. Contra a tuberculose e a paralisia infantil, perto de 70%. E contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, o índice não chegou a 75%.
Fernando Virgulino aponta que essa baixa procura pode ser explicada por diversos fatores. “Movimentos antivacina, fake news, falta de informações sobre a circulação da doença e falta de disponibilidade de tempo”, afirma. De fato, todos esses motivos são responsáveis pela queda no total de crianças vacinadas no Brasil, mas esse fenômeno começou em 2015, e atingiu a pior marca em 2021. Entre as causas para a queda da imunização infantil, curiosamente, está o sucesso das campanhas de vacinação. Graças à ela, muitas doenças praticamente sumiram do Brasil. A paralisia infantil, por exemplo, teve seu último caso registrado no Brasil em 1989, na cidade de Sousa, aqui na Paraíba.
Outro ponto diz respeito à falta de campanhas de vacinação. Entre 2017 e 2021, o valor investido pelo Governo Federal na publicidade da vacinação sofreu um corte de 66%, passando de R$ 97 milhões para R$ 33 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde. O cenário aponta uma mudança significativa, tanto na divulgação das campanhas, quanto no reconhecimento sobre a importância da imunização, especialmente no sentido de evitar que doenças já erradicadas, voltem a atingir as crianças e adolescentes brasileiros.
Dia D de Vacinação
No dia D de multivacinação e vacinação contra a Covid-19, realizado no mês de agosto, foram aplicadas 33.471 doses em toda a Paraíba. O objetivo da mobilização foi ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. A ação, uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, ocorreu em 208 municípios, com 722 pontos de vacinação espalhados no estado.
Das 33.471 vacinas aplicadas no dia D, 14.496 foram para as vacinas Bivalente e monovalente da Covid-19 e 18.975 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (2.394), Campina Grande (2.056), Caldas Brandão (1.502), Sousa (1.122) e Patos (1.023).
Fernando Virgulino explica que o dia D de Vacinação é uma estratégia de intensificação e chamamento da população à imunização. “Levando em consideração a oportunidade de acesso àqueles que não podem ir no decorrer da semana, e sensibilizando sobre a importância de manter o calendário de vacinação em dia para evitar doenças que podem ser prevenidas através da vacinação”, afirmou Fernando Virgulino.
Prefeitura alerta para importância da prevenção contra a Covid-19
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra Covid-19, mesmo com o fim da emergência em saúde pública para doença. E ainda devem ser mantidos alguns cuidados como a higienização adequada da lavagem das mãos e uso do álcool em gel, sempre que julgar necessário.
Hoje, os imunizantes estão disponíveis em diversas salas de vacinas, localizadas nas Unidades de Saúde da Família, Policlínicas Municipais e no Centro de Imunização. Ainda, para facilitar o acesso da população, sobretudo de quem não pode se deslocar até um dos serviços de saúde durante o horário de funcionamento na semana, há também um ponto fixo instalado no Shopping Sul, nos Bancários, e outro no Home Center Ferreira Costa, à margem da BR-230, atendendo de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h e, aos sábados, das 8h às 16h.
Todos os imunizantes disponíveis das campanhas – Covid-19 ou influenza, podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Proteção
As vacinas contra influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de quatro meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário. Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727.
Saiba Mais
Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (5):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto.
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira – exceto feriados)
Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 5 de setembro de 2023.