Notícias

Avenida Perimetral Sul deve ser concluída em dezembro

publicado: 15/07/2017 00h05, última modificação: 15/07/2017 07h51
via.jpg

Com extensão de 9km, a obra rodoviária, quando concluída, irá beneficiar diretamente 300 mil pessoas da Grande João Pessoa - Foto: Ortilo Antônio

tags: perimetral sul , entrega , governo da paraíba , zona sul , joão pessoa


José Alves

A Perimetral Sul, mais uma obra de mobilidade urbana que está sendo realizada pelo Governo do Estado através do Programa Caminhos da Paraíba, deverá ser entregue à população no mês de dezembro deste ano. A previsão foi dada nessa sexta (14) pela diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER). Por conta do período chuvoso, o ritmo da obra foi diminuído, mas será retomado de forma acelerada logo que as chuvas cessarem. Após sua inauguração, a previsão é de que cerca de 5 mil veículos circulem diariamente pela avenida.

O objetivo maior da obra é modernizar a infraestrutura viária na Zona Sul de João Pessoa, eliminar os congestionamentos de tráfego, reduzir os acidentes de trânsito e também o tempo de viagem, melhorando a qualidade de vida da população local. A meta do Governo do Estado é oferecer conforto e segurança aos usuários da via, apoiando o desenvolvimento socioeconômico da cidade, facilitando inclusive o fluxo de turistas que se destinam ao Litoral Sul do Estado.

Os serviços abrangem o trecho do entroncamento da BR-101/Bairro Gervásio Maia/Colinas do Sul/Valentina de Figueiredo/Muçumagro/entroncamento da PB-008, com uma extensão de 9 km em pista dupla de sete metros cada e mais canteiro central.

De acordo com os engenheiros do DER, mais de 46% da avenida já foi asfaltada, em 20% está sendo feita terraplenagem e o restante está com a base pronta. Com a conclusão de mais esta obra rodoviária do Programa Caminhos da Paraíba, serão beneficiadas diretamente 300 mil pessoas da Grande João Pessoa.

Paradas de ônibus

Os principais serviços são complementação e melhoramento do sistema de drenagem de águas pluviais e subterrâneas, adequação do alinhamento de ruas, pavimentação asfáltica, padronização de calçadas laterais, implantação de paradas de ônibus e sinalização horizontal.

Para o superintendente do DER, Carlos Pereira de Carvalho e Silva, o Centro de Convenções do Estado, o Polo Turístico e outros empreendimentos voltados para o turismo vão ser beneficiados pelo aumento de fluxo de turistas no Litoral Sul, vindo de vários estados do Nordeste por meio da BR-101. Com a Avenida Perimetral, o trânsito estará livre para quem chega e sai da cidade, além de beneficiar os cerca de 300 mil moradores da região.

A obra é realizada pelo DER, com recursos do tesouro estadual, e sua conclusão vai desafogar o trânsito da Avenida Hilton Souto Maior, a partir do viaduto do Cristo Redentor com destino a Mangabeira e outras localidades, diminuindo a distância entre os bairros da Zona Sul da capital. A Perimetral Sul terá urbanização e pavimentação numa extensão de 9km, construção de paradas de ônibus, sinalização vertical e horizontal, além de iluminação ornamental.

Os serviços de construção da Perimetral Sul tiveram início em agosto do ano passado. A sua conclusão vai proporcionar um maior fluxo de turistas, permitindo que as pessoas que vêm do Recife (PE) pela BR-230 com destino ao Litoral Sul, entrem na Perimetral e atravessem o conjunto Valentina Figueiredo até a PB-008, que liga todas as praias da região, como Tambaba, Coqueirinho, Carapibus I e II, Tabatinga I e II e Gramame.