Roteiro

Barra de Gramame mais atrativa

publicado: 18/12/2023 09h21, última modificação: 18/12/2023 11h18
Festival leva artistas e público para apreciar arte, vivência na natureza, além de muita gastronomia e drinks
1 | 7
Festival Barra de Gramame mostrou trabalhos em grafitti, levando a arte urbana para o espaço - Foto: Evandro Pereira
2 | 7
O curso de grafitti atraiu vários artistas que participaram soltando a criatividade durante o festival - Foto: Evandro Pereira
3 | 7
Os tabajaras dançaram o toré - Foto: Evandro Pereira
4 | 7
Juscelino Tabajara destacou a relação do povo com a área - Foto: Evandro Pereira
5 | 7
'A área está incluída no projeto de reurbanização da área de Jacumã, que pretende melhorar o acesso à entrada de Conde, através da PB-008' - Foto: Evandro Pereira
6 | 7
Foto: Evandro Pereira
7 | 7
Foto: Evandro Pereira
GRAFITEIROS_F. EVANDRO  (7).jpg
GRAFITEIROS_F. EVANDRO (6).jpg
Indigena Tabajaras_F. Evandro (2).jpg
Jucelino-Indigena Tabajaras_F. Evandro  (1).jpg
Marilia Araújo-secr, de Turismo do Conde_F. Evandro (1).jpg
Berg Tabajara - Trilha do Dendé_F. Evandro  (5).jpg
Fampress - Barra de Gramame-Sul_F. Evandro (17).jpg

por Sara Gomes*

Barra de Gramame, localizada no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba, está passando por um processo de revitalização. O projeto foi apresentado a um grupo de jornalistas durante a abertura do Festival de Gramame, que acontece até hoje. A iniciativa partiu dos empreendedores locais em parceria com a Prefeitura de Conde e apoio do Sebrae-PB para fomentar o turismo no local. A Prefeitura de Conde informou que a gestão está trabalhando intensamente para implementar infraestrutura em Barra de Gramame, como energia e água encanada.

“A área está incluída no projeto de reurbanização da área de Jacumã, que pretende melhorar o acesso à entrada de Conde através da PB-008. O projeto inclui o Village Jacumã e, consequentemente, Barra de Gramame será beneficiada”, informou Marília Melo, secretária de Turismo de Conde.

Ela explica que o Festival Barra de Gramame é um projeto que a gestão vem desenvolvendo há algum tempo. “A Barra de Gramame é um destino turístico, tanto para os visitantes de João Pessoa como quem está no Litoral Sul. O primeiro festival veio para mostrar toda a potencialidade de Barra de Gramame, tanto em belezas naturais, como em gastronomia e cultura, pois está localizado em terras indígenas”, disse.

A área está incluída no projeto de reurbanização da área de Jacumã, que pretende melhorar o acesso à entrada de Conde, através da PB-008   ---  Marília Melo

O festival contou com apresentações culturais, gastronomia, degustação de drinks, Trilha do Dendê, concurso de graffiti e comercialização de produtos turísticos. Tudo isso prezando pelo desenvolvimento sustentável e envolvendo os tabajaras, que habitam o local. Na ocasião, os visitantes assistiram a apresentação do toré.

Como agente de desenvolvimento do empreendedorismo, um dos focos de atuação do Sebrae é o turismo. Segundo a analista técnica do Sebrae-PB, Éricka Albuquerque, o projeto de revitalização está na primeira etapa, contemplando a reorganização dos quiosques e restaurantes, limpeza do local, implantação de banheiros e sinalização de estacionamento e das trilhas. “O propósito do festival foi mostrar que Barra de Gramame tem potencial turístico. Para 2024, a ideia é levar mais capacitação aos empreendedores voltados ao atendimento ao cliente, vendas e divulgação do destino turístico. Eles vão evoluir bastante com a consultoria”.

Para o indígena Juscelino Tabajara, participar do festival é importante para a manutenção da representatividade indígena. Existem, em média, 1.500 indígenas tabajara. “A ancestralidade do povo Tabajara sempre habitou em Barra de Gramame. Estar nesse evento é uma forma de mostrar o nosso direito e pedirmos respeito aos empreendimentos que estão a todo momento tentando se instalar”, declarou o indígena.

Comerciantes comemoram os incentivos

Os comerciantes da região fizeram uma demonstração da cultura gastronômica com pratos típicos e drinks com flores e frutas tropicais. O proprietário do Bar do Mexicano, Walter Santos, agradece o apoio da Prefeitura de Conde e do Sebrae-PB. “A beleza desse lugar é um presente da natureza. A gente só precisava de orientação para tornar o lugar mais atrativo ao turista. A Prefeitura de Conde ofereceu cursos de capacitação, de manipulação de alimentos, atendimento e gestão. Já o Sebrae orientou para que deixasse o local mais organizado quanto à limpeza e preservação ambiental”, disse.

O proprietário do Bar e Restaurante do Zezinho, Zezinho Santana, quando começou seu negócio na localidade era tudo deserto. Nos últimos anos, o apoio da Prefeitura de Conde e Sebrae-PB têm sido importantes para fomentar o turismo. Zezinho é conhecido por domesticar caranguejos guaiamum.“Eu domestiquei o guaiamum que batizei de Robocop. Ele é bem calmo e carismático, os turistas adoram tirar foto”.

Envolvidos

Os empreendedores envolvidos no projeto fazem parte da Associação de Empresários Associados de Conde, incluindo: Pousada Passarela do Caranguejo, A Bodega Moda Praia, Beach Hotel Jacumã, Pousada Anauê, Pizzaria Safari Jacumã, Território Macuxi, Pousada Aruanã, Pousada Filhos do Sol. O trabalho também tem o apoio do Varejão da Construção.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de dezembro de 2023.