NAS FÉRIAS

Bica está com programação especial

publicado: 18/01/2024 13h17, última modificação: 18/01/2024 13h17
Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em Tambiá, oferece atividades lúdicas com foco na educação ambiental
1 | 2
Programação especial do Parque Arruda Câmara inclui brincadeiras e ações educativas, de terça a sexta-feira, das 8h30 até 17h - Fotos: Roberto Guedes
2 | 2
Entre as ações estão a coleta de resíduos sólidos, no desafio do Lixo Zero, passeios por trilha e a participação na alimentação dos animais
férias-na-bica--f-roberto-guedes.jpg
férias-na-bica---f-roberto-guedes2.jpg

por Taty Valéria*

O período das férias escolares exige criatividade de mães, pais e cuidadores em garantir diversão para as crianças e adolescentes. Desde a primeira semana de janeiro, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) é uma opção de lazer para as famílias que buscam contato com a natureza, num roteiro que inclui brincadeiras e aprendizado. Com programação de terça à sexta-feira, as atividades na Bica começam às 8h30 e seguem até as 17h com atividades educativas voltadas para a preservação do meio ambiente e respeito às espécies.

A programação especial de férias segue até o final do mês de janeiro com atividades que incluem coleta de resíduos e distribuição de prêmios para quem recolher a maior quantidade de resíduos e, ao mesmo tempo, as crianças aprendem a importância do descarte correto. “Nas quartas pela manhã fazemos o desafio do Lixo Zero, e à tarde vamos ter a cozinha dos animais e preparar o alimento dos bichos com as crianças”, diz Samuel Fonseca, educador ambiental da Bica.

Atividades diferenciadas vão até o final do mês; segundo a gerência, os pais não precisam fazer agendamento

Samuel explica que não é preciso agendar ou marcar horário, mas é importante chegar cedo para não perder o início das atividades. “É só chegar aqui no horário, de manhã às 8h30 e à tarde às 14h, e trabalhamos com ordem de chegada. É só chegar e procurar a turma da Educação Ambiental e estaremos prontos para receber todos”. Já na entrada na Bica, funcionários do parque também podem passar mais informações.

Moradora do Residencial Vista Alegre, no Colinas do Sul, Simone Nunes estava com o filho mais novo acompanhando as atividades no local. A dona de casa, que fez as trilhas e recolheu resíduos plásticos, contou que é frequentadora assídua do espaço. “Essa atividade é muito benéfica para meu filho, que é hiperativo, e aqui ele fica tranquilo, participa das coisas. E pra quem está em casa o dia todo, é muito bom passear no parque e aprender também, ajuda até nosso psicológico”, declarou.

Programação

O educador ambiental Samuel Fonseca conta que a movimentação na Bica durante o mês de janeiro vem aumentado a cada ano. “Em dias normais, a gente recebe cerca de 350 pessoas, mas nesse período de férias estamos recebendo cerca de 1.500. Então, tem um boom grande de pessoas. Depois da pandemia, a cada mês de férias que passa, o público vem aumentando porque as pessoas estão voltando a sair de casa e procurando atividades diferentes”

Pela manhã, as atividades começam a partir das 8h30 e, à tarde, os eventos são iniciados às 14h, de terça-feira até domingo, durante todo o mês de janeiro. Lembrando que o parque é fechado nas segundas-feiras.  Aos sábados e domingos também tem programação especial com a participação de palhaços e atrações circenses, além de atividades como pintura no rosto. Toda a programação é gratuita. Os visitantes pagam apenas a entrada, que custa R$ 3.

Jardim Botânico tem atividades para crianças, jovens e adultos

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão está realizando, neste mês de janeiro, o projeto Férias no Jardim, com diversas atividades lúdicas voltadas para crianças, jovens e adultos. Como parte da programação, no sábado será promovida a atividade “Uma noite no Jardim”. A ação acontecerá no turno da noite, das 17h às 20h, e será aberta para todas as idades.

Na programação está uma trilha noturna temática chamada “Tem bicho aqui?”, um acampamento com o Grupo Escoteiro Dragões do Mar e diversas atividades recreativas. Para participar, não será necessário realizar inscrição prévia, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. Para as atividades de trilha, será obrigatório o uso de calças compridas, sapatos fechados e lanternas.

A entrada é gratuita. O Jardim Botânico fica localizado na Avenida Pedro II, Torre, João Pessoa/PB.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de janeiro de 2024.