Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Borborema: Uma cidade planejada e de caráter progressista

Notícias

Borborema: Uma cidade planejada e de caráter progressista

por publicado: 19/06/2022 08h00 última modificação: 20/06/2022 11h49
Exibir carrossel de imagens Foto: Albanisa Assunção A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi construída a pedido da esposa de José Amâncio Ramalho; a construção foi feita de frente para a casa dele, para que a família pudesse assistir à missa da sala ou mesa de jantar

A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi construída a pedido da esposa de José Amâncio Ramalho; a construção foi feita de frente para a casa dele, para que a família pudesse assistir à missa da sala ou mesa de jantar

por Sara Gomes*

Provinciana, com ares bucólicos e de clima ameno, a cidade de Borborema, situada no Brejo paraibano, é conhecida pela produção de banana, mas o que a torna peculiar, comparado a outros municípios da região, é seu caráter progressista. Apesar de ter apenas 63 anos de emancipação política, Borborema tem muita história para contar, através de seus casarões e monumentos históricos e torna-se também uma cidade atrativa ao turismo de aventura.

Borborema foi uma cidade planejada que acompanhou o desenvolvimento do Brasil. Uma prova disso é que, até hoje, a cidade não possui curvas sinuosas ou logradouros em local improvisado. Além disso, atreve-se a dizer que a foi a primeira cidade do Nordeste a instalar uma usina hidrelétrica. Ainda é possível ver as ruínas da construção, símbolo de coragem e pioneirismo, que teve como protagonista o paraibano José Amâncio Ramalho. A Empresa Hidrelétrica Borborema iluminou as cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema de 1919 até 1962. A Usina Hidroelétrica de Paulo Afonso foi a segunda do Nordeste.

120200915_borborema_1a hidreletrica do NE © roberto guedes (1).jpg
Borborema foi a primeira cidade do Nordeste a instalar uma usina hidrelétrica; ainda é possível ver as ruínas da construção
A hidrelétrica iluminou as cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema, de 1919 até 1962.

A historiadora Albanisa Assunção enfatiza que José Amâncio acompanhou a modernidade com os olhos de um grande empreendedor. “José Amâncio comprou as terras do capitão João da Mata, porque percebeu que a cidade tinha saídas estratégicas. Em 1913, por exemplo, construiu um entroncamento ferroviário”, exemplificou

Borborema já foi uma grande produtora de cana-de-açúcar e de café, ainda quando era distrito de Bananeiras, mas hoje a atividade econômica se concentra no funcionalismo público, agricultura familiar e comércio local. Os principais produtos agrícolas são: feijão, milho, mandioca, hortaliças e frutas, com destaque para o plantio de banana, que ocupa maior área territorial do município, atendendo a cerca de 300 produtores. São produzidos diferentes tipos de doces. Já a fibra da bananeira é utilizada para a produção de artesanato.

Informações gerais

Localizada a 130 km do município de João Pessoa, Borborema possui uma área de 196,74 km² e uma população de 5.311 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município encontra-se geograficamente ao norte de Bananeiras; a sul de Serraria; a leste de Pirpirituba e a oeste de Solânea. Sua emancipação política ocorreu no dia 12 de novembro de 1959.


Turismo 

Se o turista gosta de aventuras e é adepto à natureza, pode praticar rapel na Cachoeira de Boa Vista

4 - rapel na cachoeira de Boa Vista_ Albanisa Assunção.jpg
Se o turista gosta de aventuras e é adepto à natureza, pode praticar rapel na Cachoeira de Boa Vista

A cidade de Borborema tem atrativos turísticos para agradar diversos públicos. Se o turista gosta de aventuras e é adepto à natureza, pode praticar rapel na Cachoeira de Boa Vista e depois se refrescar na Cachoeira do Roncador. De acordo com a historiadora Albanisa Assunção, existe uma disputa territorial, entre Bananeiras, Pirpirituba e Borborema, quanto ao pertencimento da Cachoeira do Roncador. “Essa cachoeira nasce em Bananeiras, deságua em Borborema e banha o município de Pirpirituba. Borborema é quem faz a manutenção e viabiliza o acesso, no entanto, é dever de todos preservar esse patrimônio natural”, frisou. A cachoeira é um lugar lindo que vale a pena conhecer. “É possível experienciar todos os sentidos. Se banhar nessas águas refrescantes, ouvir o barulho das árvores, o canto dos pássaros”, frisou.

Há também as trilhas da linha férrea “Great Western Railway Company”, datada do início do século 20, conduz ao imaginário ferroviário no qual o passeio de trem pela Serra da Samambaia, na chamada Era Moderna. “Sentimos um friozinho na barriga ao atravessar o encurvado túnel da Samambaia, todo lapidado à mão”, comentou. Na época em que o túnel foi construído, segundo os familiares de José Amâncio, era o terceiro do Brasil a fazer uma curva. “Bananeiras também tem um túnel, mas o de Borborema possui uma curva acentuada pois não é possível enxergar a inclinação”, afirmou.

2 - casadejoseamancio_Albanisa Assunção.jpg
A cidade tem muita história para contar através de seus casarões

Em 1922, a Igreja Nossa Senhora do Carmo foi construída a pedido da esposa de José Amâncio Ramalho, em 1922. O curioso, segundo a historiadora, a construção foi feita de frente para a casa dele. “O objetivo é que na hora da celebração da missa, a família pudesse assistir de sua sala ou mesa de jantar!”, contou. A igreja encontra-se na praça principal, onde hoje tem um letreiro com o nome da cidade. “As nossas praças são convidativas e nossos monumentos históricos preservam a memória da cidade. Venham conhecer Borborema cidade de povo acolhedor e é um convite ao descanso da alma” convidou Albanisa. 

Origem dos nomes
José Amâncio batizou a cidade de Boa Vista. O segundo nome foi Camucá, em homenagem ao rio que banha a cidade, que hoje deságua no açude que tinha por referência a Ilha da Fantasia. Já o terceiro nome, Borborema, foi sugerido pelo Deputado Nominando Diniz para homenagear a Serra da Borborema e significa terra infértil. Nome que não condiz com a realidade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de junho de 2022.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06