efeito das chuvas

Buracos atormentam os motoristas

publicado: 11/07/2023 10h22, última modificação: 11/07/2023 10h22
Pavimentação danificada de avenidas e ruas representam perigo de acidentes e de quebra para os veículos
1 | 3
São vários os trechos esburacados de vias públicas localizadas em diversos bairros de João Pessoa que foram relatados pelos motoristas, problema ampliado durante as chuvas registradas nas últimas semanas - Foto: Roberto Guedes
2 | 3
Freios, suspensão, motor e outras partes dos veículos podem quebrar ou ficar comprometidos devido aos buracos nas pistas - Foto: Roberto Guedes
3 | 3
Foto: Roberto Guedes
2023.07.10_buracos nas ruas © roberto guedes (180).jpg
2023.07.10_buracos nas ruas © roberto guedes (82).jpg
2023.07.10_buracos nas ruas © roberto guedes (136).jpg

por Sara Gomes*

O período chuvoso em João Pessoa tem contribuído para o aumento no número de buracos nas vias públicas. Motoristas e motociclistas relataram os transtornos ocasionados pela falta de manutenção nesses trechos, como também os desgastes no veículo.

Um exemplo é a Rua Industrial Danilo da Penha Silva, no Cristo Redentor, onde muitos buracos representam risco para os condutores. Outro trecho que tem ocasionado transtornos é a rua da nova ponte que liga Mangabeira a Valentina. Nos Bancários dois locais têm buracos em situação mais crítica. Um fica na Rua Walfredo Macedo Brandão e outro no Posto em frente ao Carrefour Bancários, ambos no sentido bairro/centro. Há também um buraco sinalizado com um galho de árvore, depois da parada de ônibus na entrada do Centro de Tecnologia da UFPB.

Motorista de táxi há 15 anos, Geraldo Chaves, diz também que na Avenida Ministro José Américo de Almeida, a popular Beira-Rio, no trecho da subida para o Altiplano, também apresenta vários buracos. Ele reclama ainda da falta de manutenção antes do período chuvoso. “Eu evito passar por ruas alagadas para proteger o carro, mas nem sempre dá para esperar passar a chuva”, declarou.

O servidor do IFPB, Campus Guarabira, 43 anos, cita o buraco existente na saída em frente ao posto de gasolina na saída dos Bancários em direção ao centro da cidade. Para se livrar desse buraco, o motorista tem que ir para a outra faixa. “Esse trecho provoca lentidão no trânsito. Depois dessas últimas chuvas, o buraco abriu de novo”, afirmou.

O professor universitário Boaz Lopes, 57 anos, mora no Altiplano, e também reclama dos buracos. “A obra na entrada da Empasa tem provocado transtornos no trânsito, o buraco profundo foi tapado há umas duas semanas”, disse. Como viaja constantemente, o carro tem que estar com a manutenção em dia. “Quando o buraco está coberto pelas chuvas, pode ocasionar o desgaste nos pneus, desalinhar o carro e comprometer os freios”, disse.

Seinfra

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) informou que os serviços de manutenção das vias públicas são realizados diariamente na capital. O órgão ressaltou que as solicitações são atendidas de acordo com a demanda da população feita pelos canais oficiais. Dentre os serviços estão a manutenção de galerias e a Operação Tapa-buraco. As ações no sistema de drenagem, principalmente, são preventivas e realizadas durante todo ano e intensificadas ante o período chuvoso para evitar alagamento nas vias. A Seinfra-JP frisou, ainda, que o descarte correto do lixo evita a obstrução das galerias, principalmente nos dias de chuva, quando o resíduo descartado irregularmente vai direto parar na rede de drenagem, provocando alagamentos.

A Seinfra informou que as solicitações dos serviços por meio pelo telefone 0800 031 1530, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou pela plataforma Prefeitura Conectada, no portal da prefeitura.

Desníveis podem causar avarias aos veículos

Quando o motorista tenta atravessar uma poça de água mais profunda e não consegue, o motor acaba aspirando água em vez de ar. Esse dano é mais frequente no período chuvoso. O nome desse evento é cálcio hidráulico. Isso provoca danos irreparáveis ao motor.

2023.07.10_buracos nas ruas © roberto guedes (136).jpg
Foto: Roberto Guedes

O mecânico Cláudio Cassiano da Silva explica que o excesso de chuvas pode prejudicar várias partes do carro. “A suspensão do veículo (pivô, eixo, amortecedor) e os pneus acabam se desgastando como consequência das chuvas, pois o condutor não enxerga os obstáculos com tanta facilidade. Além de desalinhar as rodas do carro”, afirmou.

O mecânico aconselha ao motorista ficar atento a ignição do carro, pois as chuvas podem provocar danos nos cabos de velas ou cortinas. “Recebo muitos veículos com a ignição falhando”, frisou. Por fim, ele ressalta a importância de realizar a manutenção preventiva, verificando os itens de segurança.

O servidor da UFPB, Wagner Queiroz, 42 anos, veio à oficina fazer manutenção na suspensão do carro e a parte da grade do capô do carro nesse período chuvoso em uma oficina no Castelo Branco. “Eu vim olhar a parte de suspensão do carro e a potência do limpador. O mecânico identificou também uma infiltração na parte do capô. É muito importante manter a revisão, principalmente, nesse período chuvoso”, declarou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de julho de 2023.