brejo

1 | 3
Abertura oficial ocorreu no Teatro Municipal da cidade. - Foto: Evandro Pereira
2 | 3
Em Solânea, a Atus colocou uma exposição de produtos que contou com stand da Editora A União - Foto: Evandro Pereira
3 | 3
Foto: Evandro Pereira
Caminho do Frio-Solânea_F. Evandro (26).jpg
Caminho do Frio-Solânea_F. Evandro (49).jpg
Mªda Luz_F. Evandro (1).JPG

por Teresa Duarte*

Com do tema “Celebrando a Literatura de Cordel”, a programação 2023 da 18ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio chegou na última segunda-feira ao município de Solânea, cuja programação vai até o próximo domingo. A abertura oficial da programação, que foi realizado no Teatro Municipal Jacob Soares Pereira, com muita animação e presenças dos prefeitos envolvidos na Rota Cultural; além da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; do presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena; e o presidente do Fórum do Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza.

Quem for aproveitar a programação em Solânea vai vivenciar muito forró pé de serra, sarau, feira gastronômica e artesanato que estão instalados na Praça 26 de Novembro. De acordo com o prefeito do município, Kayser Rocha, a expectativa, não somente dos comerciantes, bem como da população local é que a movimentação seja intensa e diversas pessoas aproveitem a programação.

“A estimativa é que 30 mil pessoas aproveitem a programação que está bastante intensa e nós estamos trabalhando o tema “literatura de cordel”, que este ano é comum a todos com muita criatividade e haverá homenagens dedicadas ao poeta de Fazenda Velha, Joaquim Batista de Sena, um dos grandes nomes do cordel brasileiro e um dos fundadores da Academia Brasileira de Literatura de Cordel”, destacou o prefeito Kayser em seu pronunciamento de abertura do evento.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou o empenho do governador João Azevêdo em benefício do turismo paraibano, lembrando que ele é um aliado forte para o crescimento econômico e para geração de emprego e renda. “Esse frio maravilhoso, após vivenciar tantas atividades culturais, ou seja, iniciar uma semana respirando a cultura paraibana e, em especial, o cordel da história de Solânea é tudo de bom. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar todos os prefeitos dos municípios envolvidos na Rota Cultural Caminhos do Frio, e também o presidente do Fórum do Brejo Paraibano, Jaime, por essa união e parceria que potencializa ainda mais as belezas do Brejo paraibano”. disse Rosália.

Livraria A União expôs exemplares dos livros

Responsável pela exposição e vendas na vila do caminhos do frio, a Atus - Associação Turística e de Artesanato de Solânea fez uma feira com muita beleza e cultura. Dona Maria Daluz, presidente da Atus, falou sobre os expositores e destacou a participação da Livraria A União no evento. “Estamos expondo na feira produtos de 20 associados, além dos convidados que somam 30 pessoas. As artesãs na nossa associação produzem artigos em crochê, vagonite, bordado em fita, pintura, bordado no geral, artigos de cozinha, cama e mesa, vestuário, além da gastronomia onde nós temos caldos, crepe, licor e doces. Hoje, nesta edição da Rota Cultural, nós também estamos com um espaço onde são comercializados a produção dos livros da Editora do Jornal A União, e inclusive quero parabenizar toda a equipe por essa excelente iniciativa”.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, explica que o objetivo é dar visibilidade a cada um dos 10 municípios que participam da Rota Cultural e a programação prevista para a semana. “Desembarcamos aqui em Solânea, mais uma vez em uma rica programação cultural e turística programada pelo prefeito Kayser e toda a sua equipe, e eu tenho a certeza que essa será uma semana muito produtiva, onde a cidade estará aberta aos turistas que conheceram um pouco mais os atrativos do município”

Mais uma vez, o Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur, realizou um Fampress com um grupo de jornalistas e digital influencers para vivenciar a programação e conhecer as potencialidades dos municípios envolvidos. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da PBtur com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A Rota Caminhos do Frio é um produto consolidado nacionalmente, com respaldo e parceiros importantes como o Governo do Estado, PBTur e Sebrae, além do trade turístico do Brejo, Associações Turísticas e comunidade civil.

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2023 foi iniciada no dia 3 de julho no município de Areia (3 a 9 de julho), seguindo para os municípios de Pilões (10 a 16 de julho), Matinhas (17 a 23 de julho), Solânea (24 a 30 de julho) e chega na próxima semana a Serraria (31 de julho a 6 de agosto) e depois em Borborema (7 a 13 de agosto), Remígio (14 a 20 de agosto), Bananeiras (21 a 27 de agosto). Alagoa Grande (28 de agosto a 3 de setembro), encerrando em Alagoa Nova (4 a 10 de setembro).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de julho de 2023.